Princípios ativos: benzoilmetronidazol, cloreto de benzalcônio, nistatinaColpist Mt
Classe terapêutica dos Antimicoticos Ginecologicos
Princípios ativos Cloreto de Benzalconio, Benzoilmetronidazol e Nistatina. Uso adulto.

Indicações de Colpist Mt

Leucorréias por Trichomonas, Gardnerella vaginalis, Candida albicans ou bactérias inespecíficas;
Vulvovaginites;
Colpites;
Cervicites.

Efeitos Colaterais de Colpist Mt

Pode ocorrer urticária, “Rush” eritematoso, “Flushing”, Congestão nasal, Secura da vagina ou vulva e Febre.

Como Usar (Posologia)

Uma aplicação ao dia durante 10 dias consecutivos.

Contra-Indicações de Colpist Mt

COLPIST MT está contra-indicado em pacientes que apresentem manifestações alérgicas a qualquer um dos componentes de sua formulação.

Modo de Uso (Posologia) de Colpist Mt

Uma aplicação ao dia durante 10 dias consecutivos.

Advertências e Recomendações para Pacientes Com Idade Superior a 65 Anos

Não existem evidências de qualquer tipo de alteração quanto a utilização de COLPIST MT, em pacientes idosas.

Composição

Creme vaginal – cada 4 gramas contém:
Benzoilmetronidazol 250 mg
Nistatina 100.000 U.I.

Cloreto de Benzalcônio 5 mg
Excipiente: Base Neutra Hidrossolúvel, Óleo mineral, Metilparabeno, Propilparabeno, Álcool Cetílico e Água Destilada.

Formas Farmacêuticas e Apresentações

Creme vaginal – caixa com 10 aplicadores descartáveis pré-envasados de 4 g.

Informações Técnicas

COLPIST MT é um creme vaginal que apresenta em sua formulação, uma associação de agentes específicos de ampla e comprovada eficácia contra infecções causadas por Trichomonas vaginalis, Gardnerella vaginalis,Candida albicans e bactérias inespecíficas.

Apresenta em sua formulação os seguintes princípios ativos :
Benzoilmetronidazol : O benzoilmetronidazol é hidrolizado e transformado em metronidazol, quando então é absorvido. Possui uma potente e direta ação tricomonicida. Após a administração de uma dose única intravaginal de 3,75 mg de metronidazol, uma concentração máxima sérica de 237 ng/ml foi relatada, segundo pesquisa realizada com 12 pacientes normais. O pico foi obtido em um período de 6 a 12 horas após a administração por via vaginal. A extensa exposição (AUC) do metronidazol, quando administrado em uma concentração aproximada de 37,5 mg por dose intravaginal única, teve, aproximadamente, 4% do AUC de uma dose oral de 500 mg de metronidazol. As comparações das doses dos AUCs demonstraram que, em comparação da base (mg/mg), a absorção de metronidazol, quando administrado vaginalmente foi metade daquela observada na dosagem oral. O metronidazol é um ativo antimicrobiano contra protozoários, incluindo Balantidium coli, Blastocystis hominis, Entamoeba histolystica, Giardia intestinalis (Giardia lamblia) e Trichomonas vaginalis. Muitas bactérias obrigatoriamente anaeróbias, incluindo Bacteroides e Clostridium sp, são sensíveis “in vitro” ao metronidazol. A concentração mínima de inibição para susceptibilidade da bactéria; anaeróbia geralmente varia de 0,1 à 8 mcg/ml. Também possui atividade contra bactérias anaeróbias facultativas como Gardnerella vaginalis e Helicobacter pylori.

Nistatina: Atua como antibiótico fungistático e fungicida ativo contra todas as espécies de Candidas que infectam a espécie humana.

Seu mecanismo de ação consiste na sua união aos esteróis na membrana celular fúngica, que ocasiona a incapacidade da membrana para funcionar como barreira seletiva, com perda de componentes celulares essenciais. É muito pouco absorvida no trato gastrintestinal e é excretada quase que totalmente com as fezes como fármaco inalterado. É quase inabsorvível quando aplicado de forma tópica sobre a pele ou membranas mucosas.

Cloreto de Benzalcônio: Atua como germicida de amplo espectro, ativo contra microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos.

Informações ao Paciente

COLPIST MT creme vaginal apresenta em sua formulação, uma associação de agentes específicos de ampla e comprovada eficácia contra infecções causadas por Trichomonas vaginalis, Gardnerella vaginalis, Candida albicans e bactérias inespecíficas.

Cuidados na Conservação: O medicamento deve ser conservado ao abrigo do calor excessivo, da umidade, da luz e em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC).

Prazo de validade:24 meses após a data de fabricação.

Verifique a data de fabricação no cartucho.

Não use medicamento com prazo de validade vencido.

CONDUTA NA GRAVIDEZ E LACTAÇÃO: Não é recomendada a utilização de COLPIST MT no primeiro trimestre de gravidez e durante a amamentação, uma vez que o metronidazol atravessa a placenta e está presente no leite materno. Embora não existam evidências de que o metronidazol seja prejudicial durante o último estágio de gravidez, é aconselhável que antes da utilização de COLPIST MT seja feita uma avaliação dos benefícios do tratamento contra os possíveis riscos para a mãe e o feto. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe o seu médico se estiver amamentando.

CUIDADOS NA ADMINISTRAÇÃO: Para um tratamento eficaz é indispensável que a aplicação de COLPIST MT seja feita consecutivamente até o término do tratamento. A interrupção de qualquer tratamento médico pode prejudicar a cura da doença.

Se ocorrer irritação local, interromper o uso e comunicar seu médico.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Modo de Usar
1. Rasgue o envelope.

2. Retire a tampa e coloque o êmbolo na extremidade oposta.

3. Coloque o aplicador até o fundo da vagina e empurre o êmbolo até o final.

4. Despreze o aplicador e guarde o êmbolo até o final do tratamento.

NÃO INTERROMPER O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.

REAÇÕES ADIVERSAS: Informe a seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como urticária, secura da vagina ou vulva e febre.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

INGESTÃO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS: Evite o uso de bebidas alcóolicas durante o tratamento, pois, o álcool produz acúmulo de acetaldeído por interferência com a oxidação do mesmo, dando lugar a efeitos semelhantes ao dissulfiram (cãimbras abdominais, náuseas, vômitos, dores de cabeça e “Flushing”).

CONTRA-INDICAÇÕES : COLPIST MT está contra-indicado em pacientes que apresentem manifestações alérgicas a qualquer um dos componentes da formulação.

Informar a seu médico sobre qualquer medicamento, que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Interações Medicamentosas

Não há evidências suficientes que confirmem a ocorrência de interações clinicamente relevantes, mas deve haver cuidado em pacientes que recebam tratamento com anticoagulante devido a potencialização deste.

Superdosagens

Até o momento, não há relatos de superdosagem com COLPIST MT. Em casos de reações alérgicas, o tratamento deverá ser suspenso de acordo com instrução médica.

Laboratório

Ativus Farmacêutica Ltda.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Albocresil, Bio-vagin, Candoral, Colpagex N, Colpistar

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Babix Creme, Benzevit, Bio-vagin, Colpagex N, Colpistar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *