Princípios ativos: ciproeptadina, cobamamidaCobaglobal

Indicações de Cobaglobal

Estimulante do apetite, nos distúrbios ponderoestaturais da infância, nos estados de astenia, anorexia e caquexia nos períodos de convalescença após enfermidades infecciosas.

Efeitos Colaterais de Cobaglobal

As reações adversas são raras, quando surgem, elas são atribuídas à ciproeptadina, tais como, tonturas, sonolência. Muito mais raro são secura das mucosas, cefaléia, náuseas e erupções cutâneas. – Interações medicamentosas: a ciproeptadina pode potencializar os efeitos de agentes antidepressivos, anticonvulsivantes e do álcool, bem como dos IMAO. Uso na gravidez e lactação: não é recomendada a administração durante a gravidez ou lactação, devido à falta de estudo mais aprofundado sobre a ação deste medicamento nos períodos citados.

Como Usar (Posologia)

Comprimidos: crianças de 2 a 6 anos: 1/2 a 1 comprimido, 2 vezes ao dia. Crianças acima de 6 anos: 1 comprimido, 2 vezes ao dia. Adultos: 1 comprimido 3 vezes ao dia. Não há esquema posológico recomendado para crianças com menos de 2 anos. Sempre de preferência nos intervalos entre as principais refeições. Os microcomprimidos de Cobaglobal podem ser diluídos ou deglutidos. Xarope: crianças de 2 a 6 anos: 1/2 colher de chá (2,5 ml) a 1 colher de chá (5,0 ml), 2 vezes a dia antes das refeições. Crianças acima de 6 anos: 1 colher de chá (5,0 ml), 2 vezes ao dia antes das refeições. Superdosagem: as reações de superdosagem de anti-histamínico podem variar de depressão ou estímulo do sistema nervoso a convulsões. Podem também ocorrer sinais e sintomas do tipo atropínico (boca seca, pupilas dilatadas e fixas, rubor e outros). Assim como sintomas gastrintestinais. No caso de ingestão acidental de doses exageradas, se espontaneamente não ocorrer vômito, o paciente deve ser induzido ao vômito com xarope de ipeca, se estiver consciente. Se o paciente não conseguir vomitar, faça lavagem gástrica acompanhada de carvão ativo. A lavagem de escolha é a solução salina isotônica ou a 45%. Deve-se tomar precauções para evitar a aspiração, particularmente em bebês e crianças.

Contra-Indicações de Cobaglobal

Pacientes que apresentam sensibilidade aos componentes da fórmula. A ciproeptadina é contra-indicada no glaucoma, nos pacientes com retenção urinária e naqueles recebendo inibidores da monoaminoxidase. – Advertências: em caso de hipersensibilidade aos componentes da fórmula, suspenda a administração.

Precauções

Deve ser evitada a ingestão concomitante de álcool e a operação de veículos e máquinas. A dose diária não deve exceder a dose recomendada.

Apresentação

Comprimidos: embalagem contendo 16 microcomprimidos. Xarope: embalagem contendo pó para preparação extemporânea em sachê de 5 g e xarope em frasco de 100 ml.

Composição

Comprimidos: cobamamida (coenzima B12) 1 mg;cloridrato de ciproeptadina 4 mg; excipiente q.s.p. 1 comprimido (metilcelulose; amido; estearato de magnésio). Xarope: cada sachê contém: cobamamida (coenzima B12) 20 mg; excipiente q.s.p. 5 g. Cada ml do xarope contém: cloridrato de ciproeptadina 0,80 mg; veículo q.s.p. 1,00 ml. (xarope de açúcar 65º brix; ácido cítrico; nipagin; nipasol; álcool extraneutro; sacarina sódica; ciclamato de sódio; essência de cereja; água desmineralizada q.s.p.)

Laboratório

Legrand EMS Ind. Farm. Ltda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.