Princípios ativos: ciproeptadina, cobamamidaCobactin Xarope

COBACTIN
 

Forma Farmacêutica e Apresentação: – COBACTIN Xarope

Microcomprimidos: caixas com 16 unidades
Xarope: frascos com 120ml, sabores morango ou cereja

USO ADULTO E INFANTIL

Composição: – COBACTIN Xarope

Micro- comprimidos
Cloridrato de ciproeptadina……………….. 4 mg
Cobamamida……………….. 1 mg
Excipientes (amido de milho, aroma de cereja pó, lactose, estearato de magnésio, celulose microcristalina, ciclamato de sódio, encompress, laca eritrosina)……………….. q.s.p. 1 micro- comprimido

Xarope
Cloridrato de ciproeptadina……………….. 0,8 mg
Cobamamida……………….. 0,2 mg
Excipientes (açúcar refinado, álcool etílico, metilparabeno, propilparabeno, aroma, água desmineralizada)…. q.s.p. 1 ml

Informação técnica: – COBACTIN Xarope

COBACTIN é a associação de duas substâncias, estimulando o apetite em casos de inapetência e contribuindo para aumento do peso. A ciproeptadina, derivado da piperazina, é um anti- histamínico com propriedades antagonistas da serotonina; tem como efeito colateral o aumento do apetite, agindo diretamente sobre os centros da fome, estimulando-os. A cobamamida ( adenosilcobalamina ) é uma vitamina B12 que age como coenzima na síntese de ácidos nuclêicos, influenciando favoravelmente o metabolismo no sentido de estimular os processos anabólicos, levando, como consequência, a um aumento ponderal.

Indicações: – COBACTIN Xarope


COBACTIN é indicado no tratamento da inapetência, no retardo do desenvolvimento pondero- estatural na infância e nos períodos de convalescença.

Contra-indicações: – COBACTIN Xarope

COBACTIN é contra- indicado em casos de glaucoma de ângulo fechado, na retenção urinária, na hiperplasia prostática, na obstrução piloro-duodenal e em pacientes com história de hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Certos efeitos dos anti- histamínicos sugerem cautela na administração do produto em pacientes com epilepsia e distúrbios cardiovasculares severos.
COBACTIN não deve ser administrado a bebês prematuros e a recém- nascidos; não é aconselhável sua administração a menores de 2 anos de idade.

Precauções e advertências: – COBACTIN Xarope


Por apresentar sabor agradável, aconselha- se manter a solução de COBACTIN, preparada extemporaneamente, fora do alcance das crianças.
DURANTE O TRATAMENTO O PACIENTE NÃO DEVE DIRIGIR VEÍCULOS OU OPERAR MÁQUINAS, POIS SUA HABILIDADE E ATENÇÃO PODEM ESTAR PREJUDICADAS.
GRAVIDEZ E LACTAÇÃO: Não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas ou lactantes. Contudo, o uso só deverá ser indicado se os potenciais benefícios justificarem os riscos.

Interações medicamentosas: – COBACTIN Xarope

Os anti- histamínicos potencializam os efeitos sedantes dos depressores do sistema nervoso central, incluindo álcool, barbituratos, hipnóticos, analgésicos opiáceos, ansiolíticos e neurolépticos. Os inibidores da monoamino-oxidase, os antidepressivos tricíclicos e a atropina podem aumentar os efeitos antimuscarínicos dos anti-histamínicos.
Os anti- histamínicos podem negativar testes cutâneos potencialmente positivos e, por isso, sua administração deve ser descontinuada vários dias antes dos testes.

Reações adversas: – COBACTIN Xarope


COBACTIN pode apresentar efeitos comuns a outros anti- histamínicos, como boca seca, visão embaralhada, retenção urinária e distúrbios gastrointestinais leves. Quando ocorrem, esses sintomas são de natureza leve e transitória. O efeito colateral mais frequente é, sem dúvida, sonolência e sedação que geralmente desaparecem com a continuação do tratamento e / ou a redução da dose.

Posologia e modo de usar: – COBACTIN Xarope

Microcomprimidos
Crianças de 2 a 6 anos: meio microcomprimido antes das refeições ou a critério médico.
Crianças acima de 6 anos e adultos: 1 microcomprimido antes das refeições ou a critério médico.

Xarope
Crianças de 2 a 6 anos: 2,5 ml antes das refeições ou a critério médico.
Crianças acima de 6 anos: 5 ml antes das refeições ou a critério médico.

Para preparar o xarope, proceda da seguinte maneira (veja ilustração):
1. Recortar um canto do envelope.
2. Transferir todo o conteúdo do envelope para o frasco do xarope.
3. Agitar bem.
4. Utilizar o copo- medida para a administração, conforme posologia.

Superdosagem: – COBACTIN Xarope


A superdosagem de anti- histamínicos manifesta-se por sintomas antimuscarínicos, extrapiramidais, gastrointestinais e do sistema nervoso central. Se o vômito não ocorreu espontaneamente, o mesmo deve ser induzido. Devem ser adotadas precauções especiais para evitar aspiração do conteúdo gástrico em crianças menores. O paciente deve ser submetido a lavagem gástrica seguida da administração de carvão ativado. O tratamento deve ser sintomático, levando-se em consideração os efeitos farmacológicos do produto.

Informação ao Paciente: – COBACTIN Xarope


COBACTIN é um medicamento empregado como estimulante do apetite e do desenvolvimento pôndero- estatural na infância. Os seus efeitos farmacológicos manifestam-se de maneira quase imediata e raramente após o quinto dia do início do tratamento.
SIGA A ORIENTAÇÃO DE SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO.
NÃO INTERROMPER O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.
INFORME SEU MÉDICO SOBRE O APARECIMENTO DE REAÇÕES DESAGRADÁVEIS QUE POSSAM OCORRER COM O USO DO MEDICAMENTO.
O prazo de validade do produto é de 4 anos a partir da data de fabricação, nas duas apresentações. A validade do xarope após o preparo é de 30 dias. Observar a data de fabricação e o prazo de validade impressos no cartucho.
NÃO UTILIZAR O MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.
COBACTIN deve ser guardado, antes e após a abertura da embalagem, ao abrigo da luz, do calor e umidade.
INFORME SEU MÉDICO A OCORRÊNCIA DE GRAVIDEZ NA VIGÊNCIA DO TRATAMENTO OU APÓS O SEU TÉRMINO. INFORME AO MÉDICO SE ESTIVER AMAMENTANDO.
INFORME SEU MÉDICO SOBRE QUALQUER MEDICAMENTO QUE ESTEJA USANDO, ANTES DO INÍCIO OU DURANTE O TRATAMENTO.

Pacientes idosos:
Não há problemas em administrar COBACTIN a pacientes idosos, contanto que sejam seguidas as orientações gerais descritas na bula. O tratamento porém, deve ser iniciado com a dose mínima.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

MS: 1.0084.0008
Farm. Resp.: Marta Y.Y. Satake – CRF-SP 15.337
ZAMBON LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS LTDA.
Rua Descampado, 63 – Vila Vera
Cep: 04296- 090 – São Paulo – SP
CNPJ: 61.100.004/0001- 36
Indústria Brasileira
MARCA REGISTRADA
Nº lote, data fab., prazo de validade: vide cartucho

Zambon Line
0800- 177011

LABORATÓRIO

ZAMBON

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.