Princípio ativo: clotrimazolClotigen
Princípio ativo Clotrimazol. venda sob prescrição médica.

Indicações de Clotigen

No tratamento das dermatomicoses, micoses interdigitais, micoses da pele e pregas cutâneas ( tineas ); pitiríase versicolor; eritrasma.

Efeitos Colaterais de Clotigen

Em casos raros, podem ocorrer reações da pele ( ardência, vermelhidão, sensação de picadas e queimação ). Nenhuma ação sistêmica é esperada com a aplicação do local, pois em estudos de absorção não detectaram quantidades mensuráveis no plasma.

Como Usar (Posologia)

Aplicar na região infectada, 2 a 3 vezes ao dia , e continuar o tratamento por mais alguns dias, após o desaparecimento dos sintomas.

Período usual de tratamento:
Dermatomicoses: 3-4 semanas.

Eritrasma: 2-4 semanas.

Pitiríase versicolor: 1-3 semanas.

Contra-Indicações de Clotigen

É contra-indicado em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade ao CLOTRIMAZOL e a outros agentes antifúngicos do grupo dos imidazólicos componentes da fórmula.

Não deve ser usado nos olhos.

– Precauções:
Mesmo que a lesão tenha desaparecido totalmente, o tratamento não deve ser interrompido antes do prazo determinado pelo médico.

Gravidez: Estudos experimentais e clínicos demonstraram não haver indícios de efeitos nocivos à mãe e à criança provocados pelo uso de CLOTIGEN® durante a gravidez; contudo, nos seus três primeiros meses, CLOTIGEN® não deve ser utilizado sem orientação médica.

“NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE”.

Precauções

Mesmo que a lesão tenha desaparecido totalmente, o tratamento
não deve ser interrompido antes do prazo determinado pelo médico.

Gravidez: Estudos experimentais e clínicos demonstraram não haver indícios de efeitos nocivos à mãe e à criança provocados pelo uso de CLOTIGEN® durante a gravidez; contudo, nos seus três primeiros meses, CLOTIGEN® não deve ser utilizado sem orientação médica.

Modo de Uso (Posologia) de Clotigen

Aplicar na região infectada, 2 a 3 vezes ao dia , e continuar o tratamento por mais alguns dias, após o desaparecimento dos sintomas.

Período usual de tratamento:
Dermatomicoses: 3-4 semanas.

Eritrasma: 2-4 semanas.

Pitiríase versicolor: 1-3 semanas.

Apresentação

Creme: bisnaga com 50g.

Composição

Cada 1g contém:
Clotrimazol………………..10mg
Excipientes: metilparabeno, propilparabeno, butilhidroxitolueno, sulfito de sódio, E.D.T.A dissódico, vaselina líquida, miristato de isopropila, glicerina, propilenoglicol, polawax, ácido bórico, água deionizada.

Contra- Indicações

O uso de CLOTIGEN® é contra-indicado em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade à droga, e a outros agentes antifúngicos do grupo dos imidazólicos e a qualquer dos componentes da fórmula.

Não deve ser utilizado para processos oftalmológicos.

Informações Técnicas

O CLOTRIMAZOL é uma droga antimicótica de amplo espectro, derivada do grupo dos imidazóis, efetivo contra dermatófitos, leveduras e outros fungos. Atua também sobre bactérias sensíveis ao CLOTRIMAZOL. Aplicado topicamente o CLOTIGEN® penetra na epiderme , mas há pequena ou quase nenhuma absorção sistêmica.

Informações ao Paciente

CLOTIGEN® é um antimicótico de amplo espectro, indicado para tratamento de infecções da pele e micoses causadas por fungos e bactérias sensíveis, tais como: “pano branco”, “frieiras”, além de outras manifestações de “coceira” persistente.

Cuidados de conservação: Conservar o produto em temperatura ambiente (15 – 30°C). Proteger da luz e umidade.

Prazo de validade: 36 meses a partir da data da fabricação (VIDE CARTUCHO). Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

“Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término, e se está amamentando”.

“Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento”.

“Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico”.

“SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA”.

“Informe o seu médico o aparecimento de reações desagradáveis:
Em casos raros, podem ocorrer reações da pele (ardência, vermelhidão, sensação de picadas e queimação)”. Nenhuma ação sistêmica é esperada com a aplicação do local, pois em estudos de absorção não detectaram quantidades mensuráveis no plasma.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS”.

“Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes ou durante o tratamento”.

Interações Medicamentosas

Durante o uso do CLOTIGEN® deve ser evitado a utilização concomitante de outros medicamentos na área infectada, principalmente de produtos de caráter ácido, devido a inativação do CLOTIGEN® em faixas baixas de acidez, bem como o de evitar o favorecimento do desenvolvimento de alguns fungos, principalmente Cândida sp.

Superdosagem

Aplicado topicamente o CLOTIGEN® praticamente não é absorvido, tendo sido constatado níveis de absorção plasmática inferiores a 0,015 mcg/ml. Não são conhecidos relatos de superdosagem com a droga.

Uso Em Idosos

Não existem recomendações ou cuidados especiais sobre o emprego do clotrimazol em pacientes idosos.

Laboratório

Vitapan Indústria Farmacêutica Ltda.

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Baycuten N, Canesten, Clomazen, Clotrimazol (genérico), Clotrimix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.