Princípios ativos: cloreto de benzalcônio, cloreto de sódioCloreto de Sódio e Benzalcônio

Referência

Sorine Gotas Infantil (Aché)

Apresentação de Cloreto de Sódio e Benzalcônio Gotas

Solução nasal em frasco com 30 ml, acoplado com conta-gotas Cada ml contém: cloreto de benzalcônio ..0,1 mg cloreto de sódio …9,0 mg * Excipiente: água purificada * 9 mg de cloreto de sódio + água purificada = solução isotônica de cloreto de sódio qsp 1 ml

Cloreto de Sódio e Benzalcônio Gotas – Indicações

Como antisséptico e descongestionante nasal de uso tópico.

Contra-indicações de Cloreto de Sódio e Benzalcônio Gotas

Sorine de uso pediátrico é contra-indicado no caso de hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula e não deve ser utilizado em inaloterapia devido ao risco de ocorrer broncoespasmo.

Advertências

A fim de diminuir o risco de transmissão de infecção, o conta-gotas não deve ser utilizado por mais de uma criança. O conta-gotas deve ser lavado com água fervida e secado após cada utilização.

Uso na gravidez de Cloreto de Sódio e Benzalcônio Gotas

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Interações medicamentosas de Cloreto de Sódio e Benzalcônio Gotas

Não existe uma evidência suficiente que confirme a ocorrência de interações clinicamente relevantes.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Cloreto de Sódio e Benzalcônio Gotas

Apesar das reações adversas com sorine de uso pediátrico serem muito baixas, o seu uso prolongado raramente pode causar quadros de rinite medicamentosa.

Cloreto de Sódio e Benzalcônio Gotas – Posologia

Bastante flexível e ampla, já que mesmo irrigações generosas não alteram o movimento ciliar ou são capazes de produzir algum inconveniente. Em instilações, podem-se usar 2 a 4 gotas, 4 a 6 vezes ao dia.

Superdosagem

Não há relatos de superdosagem com SORINE de uso pediátrico.

Características farmacológicas

SORINE de uso pediátrico é um descongestionante nasal que respeita a fisiologia da mucosa de acordo com a mais moderna orien – tação pediátrica. Através do soluto fisiológico, umedece o muco acumulado nas narinas, facilitando a sua expulsão e ao mesmo tempo promove a assepsia local através do poder germicida do cloreto de benzalcônio, agente antimicrobiano que é rapi damente absorvido pela mucosa e que possui um rápido início de ação e um tempo de ação antimicrobiana moderadamente longo. O cloreto de sódio e o cloreto de benzalcônio nas concentrações em que estão presentes na formulação de SORINE de uso pediátrico, não interferem no movimento ciliar da mucosa nasal. Esta propriedade é muito significativa, uma vez que os cílios da mucosa nasal estão relacionados com os mecanismos de proteção das fossas nasais, eliminando secreções e impurezas que possam vir a se depositar na mucosa nasal e assim, evitar um quadro de obstrução. SORINE de uso pediátrico pode ser usado como fluidificante das secreções nasais em casos de resfriados, rinites e de quaisquer outras condições associadas ao ressecamento da mucosa nasal, como nos ambientes fechados (por ex.: salas de aula), baixa umidade do ar e poluição. SORINE de uso pediátrico não contém substâncias vasoconstritoras, portanto não há risco de reações adversas como taquicardia, tremores, etc.

Resultados de eficácia

Modo de usar

1. O conta-gotas já está acoplado ao frasco. Abra o frasco, quebrando o lacre que se encontra na tampa do conta-gotas através do giro da tampa no sentido anti-horário (fig. 1). 2. Não introduzir o conta-gotas nas narinas. Apertar o bulbo do conta-gotas para instilar o produto. Se eventualmente ocorrer contato com a narina, não desapertar o bulbo para evitar que a secreção nasal seja aspirada (fig. 2). 3. Lavar e ferver o conta-gotas antes de fechar o frasco. Manter o frasco em uso sempre fechado, rosqueando completamente a tampa do conta-gotas (fig. 3). O conta-gotas funciona como tampa. Man te nha-o colocado no frasco após o uso. O frasco deve ser guardado no interior do cartucho.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Armazenagem

SORINE de uso pediátrico, quando conservado em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C) e ao abrigo da luz, apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação.

Dizeres legais

MS – 1.0573.0051 Farmacêutico Responsável: Dr. Wilson R. Farias CRF-SP nº 9555 Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Via Dutra, km 222,2 – Guarulhos – SP CNPJ 60.659.463/0001-91 – Indústria Brasileira Número do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide embalagem externa SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIEN TAÇÃO MÉDICA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.