Princípio ativo: dipropionato de beclometasonaClenil Nasal Spray

Composição – CLENIL NASAL SPRAY

beclometasona 17,21 – dipropionato. Cadainalação-dose (erogação) fornece 50 mcg do medicamento. Cada frasco aerossol doseador contém 10 mg de beclometasona diproprionato.

Posologia e Administração – CLENIL NASAL SPRAY

cada inalação- dose fornece 50 mcg do medicamento dipropionato de beclometasona. Adultos: uma inalação-dose, em cada narina, 4 vezes ao dia. Crianças acima de 6 anos: a dose deverá ser reduzida: uma inalação-dose, em cada narina de 12 em 12 horas. O efeito de Clenil Nasal, diferentemente daquele dos vasoconstritores nasais, não é imediato. Para obtenção do efeito terapêutico eficaz, necessita-se de utilização contínua.

Precauções – CLENIL NASAL SPRAY

a utilização de Clenil Nasal, especialmente em longo prazo, poderá dar origem a fenômenos de sensibilização e, excepcionalmente, aos efeitos colaterais sistêmicos clássicos do medicamento. Nesses casos o tratamento deverá ser suspenso, instituindo- se a terapêutica adequada. Gravidez e lactação: nas mulheres grávidas o produto só deverá ser administrado em caso de necessidade absoluta e sob supervisão médica mais intensa. As crianças cujas mães durante a gravidez receberam doses elevadas de corticosteróides por via inalatórias deverão ser rigorosamente observadas a fim de se diagnosticar eventual insuficiência supra-renal. – Uso em pediatria: o produto, não deverá ser administrado em crianças abaixo dos 6 anos de idade.

Reações adversas – CLENIL NASAL SPRAY

os efeitos colaterais sistêmicos são extremamente improváveis, devido às baixas doses utilizadas do produto. Deverão ser tomados cuidados especiais, nos casos em que o produto será utilizado em longo prazo, na forma de spray nasal, observando- se o paciente com periodicidade, a fim de surpreender possíveis efeitos sistêmicos (osteoporose, úlcera péptica, sinais de insuficiência supra-renal secundária). Efeitos locais eventuais incluem sensação de queimação e irritação das narinas. Poderá ocorrer ressecamento da cavidade nasal. Em caso de infecção deverá ser instituída terapêutica adequada. A inalação de doses elevadas do produto (superiores a 1500 mcg (1,5 mg) ao dia), poderá provocar depressão da função supra-renal. – Interação medicamentosa: o uso do produto deverá levar em consideração o uso concomitante de corticosteróides sistêmicos, a fim de possibilitar ajuste das doses.

Contra-Indicações – CLENIL NASAL SPRAY

infecções virais. Tuberculose em atividade ou inativa. Herpes simples. Hipersensibilidade individual aos derivados da cortisona.

Indicações – CLENIL NASAL SPRAY

rinites alérgicas e vasomotoras. Rinofaringites. Pode também ser utilizado em sinusites e em outras afecções alérgicas e inflamatórias das cavidades nasais e paranasais.

Apresentação – CLENIL NASAL SPRAY

recipiente doseador com erogador nasal. Cada recipiente é suficiente para 200 erogações.

LABORATÓRIO

FARMALAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.