Princípio ativo: nitrofural

Antibióticos – Receituário simples em duas vias

cleanbac

nitrofural

LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE USAR O MEDICAMENTO

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES

Pomada dermatológica: pote de 500 g e bisnaga de 50 g.

USO TÓPICO

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

FÓRMULA

Cada g da pomada dermatológica contém:

nitrofural………….. 2 mg

excipiente q.s.p……….. 1 g

Excipientes: petrolato branco, propilenoglicol, álcool cetoestearílico, cetomacrogol 1000, metilparabeno, propilparabeno e água purificada.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Cleanbac pomada dermatológica funciona combatendo bactérias causadoras de infecções na pele.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?

Cleanbac pomada dermatológica destina-se ao tratamento de queimaduras, transplantes de pele e tratamento de diversos tipos de infecções como furúnculo e outras infecções produtoras de pus, que geralmente ocorrem após traumatismos e manipulações como retirada de pelos encravados, após depila-ção, retirada de farpas, após espremer cravos e espinhas, unhas encravadas, feridas de pele em geral e após picadas de insetos.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Cleanbac não deve ser administrado a pacientes com histórico de alergia ao nitrofural ou a outros componentes da fórmula.

O tratamento com Cleanbac pode permitir o aumento do número de bactérias e fungos não sensíveis ao medicamento. Caso isso ocorra, o tratamento com o medicamento deverá ser suspenso e começar tratamento adequado. Caso ocorra irritação ou alergia, o tratamento com o produto também deverá ser suspenso e terapia apropriada deverá ser aplicada.

Deve-se ter cautela no tratamento de paciente com problemas renais ou suspeita, que necessite de grande quantidade do medicamento a ser aplicado em extensas áreas do corpo. Cleanbac pomada dermatológica pode produzir tumores mamários quando administrada por via oral em altas doses a ratas. A importância deste fato no uso tópico em humanos é desconhecida.

Não existem estudos adequados e controlados em mulheres grávidas, portanto Cleanbac pomada dermatológica deve ser usada durante a gravidez somente se o benefício justificar o risco potencial para o feto. Não está estabelecido se a droga é eliminada no leite materno, sendo assim, deve-se decidir sobre a interrupção da amamentação ou do uso do medicamento, tendo em vista a importância da droga para a mãe.

"Não há contraindicação relativa a faixas etárias". "Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis" "Informe ao médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento". "Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde". "Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista".

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

A pomada dermatológica é perfeitamente homogênea ao tato, isenta de partículas e de cor amarela. Aplicar o produto diretamente nas lesões, ou indiretamente utilizando curativos, 1 vez ao dia ou a cada 2 ou 3 dias, de acordo com a prescrição médica. "Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento". "Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico".

"Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento".

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?

Reações na pele raramente têm sido relatadas em pacientes tratados com este medicamento. Os sintomas surgem como diferentes graus de inflamações da pele que incluem: erupções, coceira e inchaço local. Reações alérgicas ao produto devem ser tratadas de acordo com os sintomas apresentados.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Cleanbac pomada dermatológica deve ser armazenada em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C), em lugar seco e ao abrigo da luz. Nestas condições o prazo de validade é de 24 meses a contar da data de fabricação. Ao adquirir o medicamento, confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem

externa do produto.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO

FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS

O nitrofural, princípio ativo do Cleanbac, é um derivado dos nitrofuranos com atividade bactericida, ativo contra um grande número de bactérias gram-positivas e gram-negativas incluindo estreptococos, Staphylo-coccus aureus, Escherichia coli, Clostridium perfrin-gens, Aerobacter aerogenes e Proteus sp. Cleanbac inibe enzimas bacterianas, especialmente as envolvidas na degradação aeróbia e anaeróbia da glicose e piruvato. Apesar de inibir uma variedade de enzimas, não é considerado um inativador enzimático.

INDICAÇÕES

Cleanbac está indicada na terapia complementar de pacientes com queimaduras de 2° e 3° graus, quando existe resistência bacteriana real ou potencial a outros agentes. Cleanbac também é indicada nos transplantes de pele, onde a contaminação bacteriana pode causar rejeição do transplante e/ou infecção no doador, particularmente em hospitais, com histórico de resistências bacterianas epidêmicas, e no tratamento de infecções cutâneas como impetigo, furúnculos e piodermites em geral, após traumatismos e manipulações como na remoção de pelos encravados, após depilação, remoção de farpas, manipulação de cravos e espinhas, unhas encravadas, feridas e úlceras de pele em geral e após picadas de insetos.

CONTRAINDICAÇÕES

Está contraindicado em pacientes hipersensíveis aos nitrofuranos ou qualquer outro componente da fórmula.

MODO DE USAR E CONSERVAÇÃO DEPOIS DE ABERTO

Aplicar o produto diretamente nas lesões ou associado a curativos, 1 vez ao dia ou a cada 2 ou 3 dias, de acordo com a prescrição médica. Cleanbac deve ser armazenada em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C), em lugar seco e ao abrigo da luz. Nestas condições o prazo de validade é de 24 meses a contar da data de fabricação. Ao adquirir o medicamento, confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto.

POSOLOGIA

Aplicar o produto diretamente nas lesões ou associado à curativos, 1 vez ao dia ou a cada 2 ou 3 dias, de acordo com a prescrição médica.

ADVERTÊNCIAS

O tratamento com nitrofural pode permitir o super crescimento de organismos não sensíveis incluindo fungos e Pseudomonas. Caso isso ocorra, ou se irritação, hipersensibilidade ou super infecção se desenvolver, o tratamento com o produto deve ser descontinuado e terapia apropriada deve ser instituída.

Além disso, deve-se ter cautela no tratamento de paciente com função renal comprometida ou suspeita, que requeira grande quantidade do medicamento a ser aplicado em extensas áreas do corpo. O nitrofural pode produzir tumores mamários quando administrada por via oral em altas doses a ratas. A relevância deste achado no uso tópico em humanos é desconhecida.

Não existem estudos adequados e controlados em mulheres grávidas, portanto Cleanbac pomada dermatológica deve ser usada durante a gravidez somente se o benefício justificar o risco potencial para o feto. Não está estabelecido se a droga é excretada no leite materno. Como várias drogas são excretadas no leite materno, deve-se decidir sobre a interrupção do aleitamento ou da droga, tendo em vista a importância da droga para a mãe.

"Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista".

REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS

Reações cutâneas raramente têm sido reportadas em pacientes tratados com o medicamento. Os sintomas surgem como diferentes graus de dermatite de contato e incluem: erupções, prurido e edema local. Reações alérgicas ao produto devem ser tratadas sintomaticamente.

ARMAZENAGEM

Cleanbac deve ser armazenada em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C), em lugar seco e ao abrigo da luz. Nestas condições o prazo de validade é de 24 meses a contar da data de fabricação. Ao adquirir o medicamento, confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Reg. no M.S. 1.2568.0047 PRATI, DONADUZZI & CIA LTDA

Rua Mitsugoro Tanaka, 145 Centro Industrial Nilton Arruda, Toledo/PR CEP 85903-630 – Indústria Brasileira CNPJ 73.856.593/0001-66 Farmacêutico Responsável: Dr. Luiz Donaduzzi – CRF-PR 5842

Centro de Atendimento ao Consumidor

0800 709 9333 cac@pratidonaduzzi.com.br www.pratidonaduzzi.com.br

11248 406691/406690 Dob – R0 – 160x200mm – Data Rev 19/01/2011

prati donaduzzi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.