Princípios ativos: felipressina, prilocaínaCITOCAÍNA ® 3%

CLORIDRATO DE PRILOCAÍNA 3% + FELIPRESSINA 0,03 UI/ml
FORMA FARMACÊUTICA:
Solução injetável – 1,8 ml

APRESENTAÇÃO:
Caixa contendo 50 tubetes de 1,8 ml.

USO PEDIÁTRICO OU ADULTO

COMPOSIÇÃO:
Cada ml contém:
Cloridrato de Prilocaína ….. 30 mg
Felipressina …………0,03 UI
Veículo estéril q.s.p. …….. 1 ml
(Veículo: cloreto de sódio, metilparabeno, água para injetáveis)
Contém: hidróxido de sódio e/ou ácido clorídrico qsp pH.

INFORMAÇÃO TÉCNICA:
A CITOCAÍNA® (Cloridrato de Prilocaína) é um anestésico local com grande estabilidade química, diferindo da Lidocaína pois é um derivado toluidina. Esta característica química proporciona uma toxicidade cerca de 40% menor que a Lidocaína.

A CITOCAÍNA® apresenta uma excepcional eficácia anestésica em diversos tipos de bloqueios odontológicos, sendo que a duração da anestesia nos tecidos moles da cavidade oral (mucosa da gengiva, língua) é muito menor do que nos tecidos dentários propriamente ditos. Isto traz uma vantagem evidente ao dentista pois a sensação de "boca inchada" após bloqueios anestésicos odontológicos dura muito menos.

A Felipressina é um novo vasoconstritor de natureza polipeptídica agindo na porção vascular do leito capilar e que não apresenta reações colaterais sistêmicas, tais como taquicardia e mal estar, comum com o emprego da Adrenalina.

Deste modo, a CITOCAÍNA® apresenta uma notável tolerância clínica, não provocando reações alergênicas e sendo especialmente indicada para pacientes sensíveis à Epinefrina.

As características clínicas da Prilocaína como baixa toxicidade, boa duração do efeito anestésico, reduzido tempo de latência e duração de efeito mais prolongado para o dente que para os tecidos moles; uma potente ação vasoconstritora local com baixíssima incidência de efeitos colaterais sistêmicos tornam a CITOCAÍNA® 3% com Felipressina o anestésico local ideal para a anestesia regional odontológica.

Seu prazo de validade é de 24 meses após a data de fabricação, sendo que após este prazo o produto pode não apresentar mais efeito terapêutico.

Conservar o produto em temperatura ambiente controlada, entre 15 e 25°C, protegido da luz.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

INDICAÇÕES:
A CITOCAÍNA® 3% com Felipressina está indicada para anestesia local em odontologia e cirurgia. Pode ser usada na obtenção de vasoconstrição local em cirurgia plástica sob anestesia geral por não apresentar incompatibilidade com anestésicos inalatórios, halogenados ou não.

CONTRA INDICAÇÕES:
Não há contra-indicações próprias à Prilocaína.

ADVERTÊNCIA:
Não há qualquer inconveniente ao uso da CITOCAÍNA® 3% com Felipressina. Recomendam-se, apenas, os cuidados normais para a realização de bloqueios anestésicos.

TOXICIDADE:
A Prilocaína tem como característica sua baixíssima toxicidade, fato explicável devido à pequena absorção com consequente menor concentração plasmática do anestésico.

Entretanto, doses elevadas de Prilocaína, atingindo valores acima de 600 mg, podem provocar metemoglobinemia determinando uma hipoemia grave.

POSOLOGIA E MODO DE USAR:
A dose necessária para obtenção de anestesia é de 1 a 2 tubetes.

A dose máxima para um adulto com peso médio de 70 kg é 600 mg (11 tubetes), dose esta muito acima das doses usualmente utilizadas na clínica.

De acordo com o estado geral do paciente e, em crianças, a dose recomendada pode ser diminuída.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA OU DE CIRURGIÃO-DENTISTA
EXCLUSIVAMENTE PARA USO PROFISSIONAL

Nº do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho.

Reg. MS nº 1.0298.0330
Farm. Resp.: Dr. Joaquim A. dos Reis – CRF-SP nº 5061

SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) : 0800 701 19 18

CRISTÁLIA – Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Rod. Itapira-Lindóia, km 14 – Itapira-SP
CNPJ N.º 44.734.671/0001-51
Indústria Brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.