Princípio ativo: cloridrato de ciclopentolato

C1 – Receituário de controle especial em duas vias

Cicloplégico

Composição – CICLOPLÉGICO

cloridrato de ciclopentolato 10 mg, veículoq.s.p. 1 ml. Veículo basicamente constituído de ácido bórico, cloreto de potássio, ededato dissódico e cloreto de benzalcônio.

Posologia e Administração – CICLOPLÉGICO

exclusivamente de acordo com a indicação e critério médico. 1 ou 2 gotas são geralmente suficientes para obter os efeitos desejados. Superdosagem: no caso de manifestações severas de toxicidade, adotar os procedimentos habituais para intoxicação atropínica. O antídoto de escolha é o salicilato de fisostigmina.

Precauções – CICLOPLÉGICO

o produto deve ser usado com cautela em pacientes idosos ou indivíduos em que a pressão intra- ocular possa estar aumentada. Para evitar a indução de glaucoma de ângulo estreito, é aconselhável avaliar a abertura do ângulo da câmara anterior. Para minimizar a absorção sistêmica, o saco lacrimal deve ser comprimido por 2 ou 3 minutos após a instilação do colírio. Lave as mãos após o uso do produto. O uso em crianças requer extrema cautela. Observe atentamente a criança durante pelo menos 30 minutos após a instilação. O ciclopentolato pode afetar desfavoravelmente pacientes portadores de distúrbios cardiovasculares, hipertensão ou hipertiroidismo. O paciente deve ser avisado a não dirigir veículos ou executar tarefas perigosas enquanto as pupilas estiverem dilatadas e a proteger os olhos da iluminação excessiva.

Reações adversas – CICLOPLÉGICO

elevação da pressão intra- ocular. Ardência transitória ou sintomas de irritação ocular. A absorção sistêmica poderá resultar em efeitos atropínicos sobre o sistema nervoso central (ataxia, incoerência da conversação, agitação, hiperatividade, convulsão, desorientação de tempo e espaço). Podem ocorrer também taquicardia, hiperpirexia, vasodilatação, retenção urinária, diminuição da motilidade intestinal e das secreções das glândulas salivares e sudoríparas.

Contra-Indicações – CICLOPLÉGICO

glaucoma de ângulo estreito ou na presença de ângulo estreito anatômico. Hipersensibilidade aos componentes da fórmula. – Interações medicamentosas: o uso concomitante com a Pilocarpina interfere na sua ação antiglaucomatosa. O uso concomitante com os inibidores da colinesterase oftálmica pode antagonizar os efeitos destes medicamentos.

Indicações – CICLOPLÉGICO

midríase e cicloplegia. Adjuvante no estudo da refração ou na oftalmoscopia. Tratamento de distúrbios inflamatórios dos olhos: irite, iridociclite, ceratite e coroidite.

Apresentação – CICLOPLÉGICO

frasco plástico conta- gotas, hermeticamente fechado e estéril, com 5 ml.

LABORATÓRIO

ALLERGAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *