Princípio ativo: ácido ascórbico
CEWIN®
ácido ascórbico
Forma farmacêutica e de apresentação
Comprimido efervescente 2 g: cartucho com 10 comprimidos
Uso oral
ADULTO E PEDIÁTRICO
COMPOSIÇÃO
Cada comprimido efervescente contém:
Ácido ascórbico 2000 mg
Excipientes q.s.p 1 comp.
Contém: ácido cítrico anidro, bicarbonato de sódio, benzoato de sódio, macrogol 6000, amido de milho, lactose monoidratada, aspartamo, aroma de laranja, corante amarelo crepúsculo FDC 6 e corante tartrazina FDC 5.
II- INFORMAÇÃO AO PACIENTE
Ação esperada do medicamento
CEWIN é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância denominada ácido ascórbico ou vitamina C. CEWIN combate a deficiência desta vitamina no organismo e está indicado em todos os estados em que há necessidade de vitamina C no organismo. A vitamina C é usada ainda como auxiliar do sistema imunológico e nas fases de crescimento.
Cuidados de conservação
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C) e proteger da umidade.
A VITAMINA C, QUANDO EXPOSTA AO AR E À UMIDADE, PODE TER SUA COLORAÇÃO ALTERADA. PRESERVE A INTEGRIDADE DA EMBALAGEM.
Prazo de validade
Cewin efervescente 2 g – 18 meses
Ao comprar qualquer medicamento verifique o prazo de validade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Além de não obter o efeito desejado você poderá prejudicar sua saúde.
Gravidez e lactação
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Cuidados de administração
O comprimido deverá ser completamente dissolvido em água antes de tomar.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e duração do
tratamento.
Interrupção do tratamento
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico, pois isto poderá prejudicar o tratamento de sua doença.
Reações adversas
Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis com o uso de CEWIN, em especial distúrbios digestivos, manchas avermelhadas na pele, dor de cabeça, aumento da freqüência das micções ou cálculo renal.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS
CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias
Em pacientes em uso de indivavir e doses elevadas de vitamina C, reduziu – se significativamente a concentração sérica de indinavir (Slain et al, 2003).
Precauções e Advertências
Nos diabéticos as doses de vitamina C podem interferir nos testes de avaliação da glicosúria (glicose na urina) sem alterar a glicemia (glicose no sangue) e nestes casos o uso de CEWIN deve ser interrompido pelo menos 7 dias antes do exame. O uso da vitamina C pode alterar ainda o resultado de alguns outros exames de laboratório (sangue oculto nas fezes, desidrogenase lática, transaminases e bilirrubina). Em pacientes com insuficiência renal, CEWIN deve ser utilizado somente com orientação e supervisão médica.
Nas dietas com restrição de sódio considerar que cada comprimido efervescente de 500 mg e 1 g contém 0,25 g de sódio por comprimido. Em pacientes com fenilcetonúria, considerar que CEWIN efervescente de 500 mg e 1g contém 0,070g de aspartamo por comprimido.
ATENÇÃO FENILCETONÚRICOS: CONTÉM FENILALANINA
"ATENÇÃO DIABÉTICOS: CONTÉM AÇÚCAR" .Comprimidos Efervescentes contém Açúcar, portanto deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.
"Este produto contém o corante amarelo de Tartrazina que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao Ácido Acetilsalicílico."
Gravidez: categoria C – Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento."
Contra-indicações
Cewin não deve ser utilizado por pacientes com reconhecida hipersensibilidade ao ácido ascórbico ou a qualquer outro componente do produto (ver item composição) e em pacientes com litíase urinária (cálculo nos rins) acompanhada por oxalúria e insuficiência renal severa.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE
SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.
INFORMAÇÃO TÉCNICA
Característica
O ácido ascórbico é uma vitamina hidrossolúvel essencial ao metabolismo humano e que deve ser ingerida pelo organismo de forma regular para manter adequada reserva interna. Uma vez ingerida a vitamina C é distribuída amplamente em todos os tecidos do organismo onde serve de substrato para diversas atividades metabólicas. A vitamina C participa de funções do sistema imunológico, aumenta a atividade das células de defesa, sendo importante para o combate a quadros infecciosos virais e bacterianos. A vitamina C participa na síntese do colágeno e na manutenção da integridade do tecido conjuntivo, das cartilagens, matriz óssea, dentina, pele e tendões. Está também envolvida nos processos cicatriciais. O ácido ascórbico acelera ainda a absorção intestinal de íons de ferro, influenciando sua distribuição no organismo e sendo importante para a prevenção da anemia ferropriva. A vitamina C age como antioxidante, eliminando os radicais livres, nutrindo e protegendo as células dos danos causados pelos oxidantes. Alguns estudos têm sugerido que a vitamina C participaria do processo de prevenção da doença ateroscleótica. Observou-se que fumantes têm menores concentrações séricas de ácido ascórbico eventualmente necessitando de sua suplementação ou mesmo sua utilização no combate aos oxidantes derivados do cigarro. Uma vez ingerida no organismo, a absorção do ácido ascórbico ocorre na parte superior do intestino delgado sendo necessária a existência de sódio para a sua absorção. Calcula-se que as reservas corporais totais de ácido ascórbico cheguem a 3g sendo o ácido ascórbico eliminado totalmente pela urina quando em excesso no organismo.
CEWIN comprimido efervescente 2 g contém 0,24 g de sódio por comprimido. Possui 0,070 g de aspartamo e os glicídios correspondem a menos de 2 calorias por comprimido.
Indicações
CEWIN está indicado em todos os estados em que há deficiência ou aumento das necessidades de vitamina C no organismo. Está também indicado como auxiliar do sistema imunológico e ainda nas fases de crescimento.
Contra-indicações
Cewin não deve ser utilizado por pacientes com reconhecida hipersensibilidade ao ácido ascórbico ou a qualquer outro componente do produto (ver item composição). Cewin é contra-indicado em pacientes com litíase urinária (cálculo nos rins) acompanhada por oxalúria e insuficiência renal severa.
Precauções e Advertências
A vitamina C pode potencializar a ação quelante da desferoxamina. O uso da vitamina C pode alterar o resultado de alguns exames de laboratório (sangue oculto nas fezes, desidrogenase lática, glicose na urina, transaminases e bilirrubina).
Em pacientes com insuficiência renal, CEWIN deve ser utilizado somente com orientação e supervisão médica.
Nas dietas com restrição de sódio considerar que cada comprimido efervescente de 2g contém 0,24 g de sódio por comprimido. Em pacientes com fenilcetonúria, considerar que CEWIN efervescente 2g contém 0,070g de aspartamo por comprimido.
"O produto Cewin efervescente contém o corante amarelo de Tartrazina que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao Ácido Acetilsalicílico."
Gravidez: categoria C – Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Interações medicamentosas
Em pacientes sadios a administração concomitante com indivavir e doses elevadas de vitamina C reduziram significativamente a concentração sérica de indinavir (Slain et al,
2003).
Reações adversas
Com administração de altas doses por tempo prolongado, existe a rara possibilidade de ocorrer escorbuto de rebote, distúrbios digestivos, eritema, cefaléia, aumento da diurese e litíase oxálica ou úrica em pacientes com insuficiência renal e naqueles predispostos à calculose.
Posologia
Uso oral
1 comprimido ao dia dissolvido em água.
Comprimidos efervescente 2 g
Cewin ® Vitamina C 2000 mg/comprimido
Crianças acima de 10 anos e Adultos
Posologia diária recomendada
IDR*
% IDR
2000 mg
45 mg
4444,44 %
*Ingestão Diária Recomendada
Superdosagem
Embora a vitamina C não seja tóxica e possua boa tolerabilidade no organismo, no caso de ingestão acidental ou intencional de elevadas doses (3g ou mais) podem acarretar náuseas, vômitos e diarréia. Caso estas reações ocorram e haja suspeita de superdosagem, na terapêutica deverá ser avaliado o tempo de ingestão e as possíveis condutas são: hidratação, lavagem gástrica, uso de carvão ativado e monitorização.
IV- DIZERES LEGAIS
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Lote, fabricação e validade: VIDE RÓTULO E/OU CARTUCHO
M.S. 1.1300.1013
Farm. Resp. Antonia de A. Oliveira CRF-SP N° 5854
SAC: 0800-703-0014
LOGOTIPO SANOFI-AVENTIS
Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.
Rua Conde Domingos Papais, 413
Suzano – SP
CEP 08613-010
C.N.P.J. 02.685.377/0008-23
Indústria Brasileira