Princípio ativo: cetoconazolCetoderm Shampoo

Laboratório

Uci

Apresentação de Cetoderm Shampoo

CETODERM XAMPU: caixa contendo frasco com 100 ml. (20mg/ml)

Cetoderm Shampoo – Indicações

CETODERM XAMPU é indicado no tratamento de infecções micóticas superficiais causadas por Pityrosporum orbicular (Malassezia furfur), como pitiríase versicolor, dermatite seborréica e caspa.

Contra-indicações de Cetoderm Shampoo

Em casos de hipersensibilidade ao cetoconazol ou a qualquer componente da fórmula.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Cetoderm Shampoo

CETODERM XAMPU é um medicamento bem tolerado, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais. Geralmente, os efeitos adversos locais são leves e transitórios, não causando a suspensão da terapia. Ocasionalmente, podem ocorrer, no local da aplicação, sensação de queimação, rubor e descamação da pele. Oleosidade, ressecamento ou queda dos cabelos também podem ocorrer. O cetoconazol xampu aplicado em pacientes com cabelos grisalhos ou submetidos a tratamentos químicos, como tintura, descolorante, etc, pode intensificar a descoloração dos cabelos. Geralmente, esses efeitos são leves e desaparecem com a suspensão do uso de CETODERM XAMPU.

Cetoderm Shampoo – Posologia

A posologia e a duração do tratamento recomendadas com CETODERM XAMPU poderão ser alteradas por orientação médica, conforme o quadro clínico do paciente e a resposta terapêutica obtida. No tratamento e prevenção: Pitiríase versicolor: 1 aplicação de CETODERM XAMPU ao dia, durante 5 a 10 dias. Dermatite seborréica e caspa: 1 aplicação de CETODERM XAMPU duas vezes por semana, durante 2 a 4 semanas. Dependendo do grau e tipo da infecção, é necessário associar a administração oral de medicamento que contenha cetoconazol, ou outro fármaco antifúngico, para a eliminação completa da doença.

Cetoderm Shampoo – Informações

O cetoconazol, derivado imidazólico, apresenta atividade antifúngica de amplo espectro, atingindo os dermatófitos, como Trichophyton sp., Epidermophyton floccosum e Microsporum sp., e leveduras, como Candida sp. e Pityrosporum orbicular (Malassezia furfur). O cetoconazol age inibindo a biossíntese do ergosterol e outros esteróis, danificando a membrana celular fúngica com conseqüente alteração da permeabilidade celular. Inibe também a biossíntese de triglicerídeos, fosfolipídios e a atividade enzimática oxidativa e peroxidativa, o que resulta na formação intracelular de concentrações tóxicas de peróxido de hidrogênio, ocasionando a deterioração das organelas subcelulares e necrose celular. O cetoconazol é rapidamente absorvido pelo trato gastrintestinal, atingindo concentração sérica máxima em 1 a 4 horas. Não ocorre a absorção do cetoconazol após a aplicação tópica, proporcionando ótimo efeito local, sem a incidência de efeitos adversos sistêmicos. A utilização tópica permite o tratamento associado com a administração oral de cetoconazol ou outros antifúngicos. CETODERM XAMPU promove o alívio do prurido e descamação, comumente observados na pitiríase versicolor, dermatite seborréica e caspa,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *