Princípios ativos: ácido ascórbico, carbonato de cálcio, carbonato de magnésio, lactato ferrosoCebion Plus Com Minerais
CEBION PLUS COM MINERAIS
Forma farmacêutica e apresentação
Comprimidos efervescentes
Embalagem contendo 10 comprimidos efervescentes
Uso oral adulto e pediátrico
Composição
Cada comprimido efervescente contém:
Ácido ascórbico (vitamina C)………………..150 mg
Carbonato de cálcio (equiv. a 250 mg de cálcio)……………..625 mg
Carbonato de magnésio (equiv. a 85 mg de magnésio)…354,17 mg
Lactato ferroso (equiv. a 3 mg de ferro)………………..25,87 mg
e excipientes (ácido cítrico, aroma de grapefruit, aroma de laranja, beterraba em pó, bicarbonato de sódio, ciclamato de sódio, riboflavina, sacarina sódica, sorbitol).
OBS.: Cada comprimido contém 414 mg de sódio e 280 mg de hidrato de carbono.
Indicações
Complementação vitamínico mineral. Por não conter açúcar o produto está especialmente indicado para pacientes diabéticos, hipoglicêmicos ou pacientes submetidos a dietas com restrição de carboidratos.
Contra- indicações
Hipercalcemia, hipercalciúria, insuficiência renal, hipermagnesiemia, hemocromatose, hemossiderose e reconhecida hipersensibilidade a qualquer um dos excipientes.
Precauções
Deve- se levar em conta que, em pacientes com história clínica de litíase urinária, o uso de cálcio pode desencadear aparição de litíase cálcica.
Empregar com cuidado em pacientes com história de úlcera péptica, doenças inflamatórias intestinais e pancreatite.
Em pacientes submetidos à dieta hipossódica é necessário considerar que cada comprimido contém 414 mg de sódio.
Interações medicamentosas
O produto não deve ser tomado por pacientes que estejam usando glicosídios cardíacos, uma vez que o cálcio aumenta a toxicidade destes agentes.
O uso simultâneo com barbitúricos pode intensificar a excreção urinária da vitamina C, aumentando as necessides diárias dessa vitamina.
A administração concomitante de salicilatos também pode aumentar a excreção urinária de vitamina C.
Quando administrado junto com deferoxamina, o ácido ascórbico pode potencializar os efeitos tóxicos do ferro nos tecidos.
A vitamina C pode interferir com os resultados de alguns exames laboratoriais para determinação de glicemia, glicosúria e níveis séricos de transaminases, desidrogenase lática e bilirrubina.
Pode também condicionar resultados falsamente negativos em pesquisas de sangue oculto nas fazes. É necessário interromper o uso de vitamina C antes desses exames.
O cálcio pode prejudicar a absorção de ciprofloxacina e tetraciclina; o ferro pode prejudicar a absorção de tetraciclina. Por essa razão recomenda- se tomar o produto duas a três horas antes ou depois de medicamentos contendo essas substâncias.
A absorção do ferro é aumentada por substâncias como os ácidos ascórbico e succínico e o sorbitol. Inibem sua absorção os fosfatos e fitatos.
O ferro pode também interferir com os resultados de alguns exames laboratoriais, tais como o teste da ortotoluidina (resultado falsamente positivo), as determinações dos níveis séricos de bilirrubina e cálcio (valores falsamente elevados), assim como a pesquisa de sangue oculto nas fezes (coloração negra devida ao ferro).
Reações adversas
As reações adversas compreendem queixas de perturbações digestivas tais como diarréia, pirose, náuseas, vômitos, perda de apetite, dor epigástrica e cólicas intestinais. Podem ocorrer também, aumento de diurese, sensação de fraqueza muscular, cansaço, vasodilatação, rubor cutâneo, hipotensão arterial, hiporreflexia e hipotonia muscular.
Posologia e modo de usar
De um a dois comprimidos efervescentes ao dia, uma hora antes das refeições. Dissolver o comprimido em meio copo com água (150 ml) e beber imediatamente após o término da diluição.
Pacientes idosos
Não existem advertências ou recomendações especiais sobre o uso do produto por pacientes idosos.
Conduta na superdosagem e nas reações adversas
Em caso de reações adversas, suspender o uso do medicamento e, se necessário, utilizar medicação sintomática.
As reações digestivas devidas ao ferro podem ser minimizadas pela redução na posologia ou pela administração do produto imediatamente após a refeição, o que, porém, diminui a absorção do ferro.
Não existem relatos de intoxicação por superdosagem da vitamina C.
A utilização de sais de cálcio em doses excessivas e tempo prolongado pode ocasionar intoxicação, que se manifesta por sede, poliúria, polidipsia, náuseas, vômitos, desidratação, hipertensão arterial, alterações vasomotoras e constipação. Em crianças pode haver parada no crescimento e do desenvolvimento ponderal, antes de surgir qualquer dos sinais ou sintomas antes descritos. O tratamento compreende interrupção da administração do cálcio, hidratação e, dependendo da gravidade do caso, utilização isolada ou associada de diuréticos, corticóides, calcitonina e diálise.
A utilização de sais de magnésio em doses elevadas, principalmente por via endovenosa, pode ocasionar intoxicação, que se manifesta por hipotensão, bloqueio da transmissão neuromuscular, hiporreflexia, alterações do ritmo cardíaco e depressão respiratória. O tratamento compreende hidratação, diurese forçada e medicação sintomática.
A superdosagem de ferro elementar provoca fenômenos de intoxicação que podem surgir dentro de dez a sessenta minutos ou demorar horas. Há comprometimento do trato gastrintestinal, com dor epigástrica, náuseas, vômitos, diarréia, melena, hematemese, associadamente com tonteira, palidez e, nos casos graves, choque. O tratamento é feito com lavagem gástrica e utilização de agentes quelantes, mantendo- se desobstruídas as vias aéreas e combatendo-se a desidratação, a acidose e o choque.
Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
Fabricado por:
Merck KgaA, Darmstadt – Alemanha
LABORATÓRIO
MERCK