Princípio ativo: carbocisteína
Carbofan
carbocisteína
FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES_
Carbofan Adulto Xarope: Frasco contendo 100ml
Carbofan Pediátrico Xarope: frasco contendo 100ml
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
FÓRMULA_
Carbofan Adulto Xarope – Cada 5ml contém:
Carbocisteína……………. 250 mg
Veiculo aromatizado q.s.p………… 5ml
Carbofan Pediátrico Xarope – Cada 5ml Contém:
Carbocisteína……………. 100 mg
Veiculo aromatizado q.s.p………… 5 ml
INFORMAÇÕES AO PACIENTE_
? Mantenha o medicamento em sua embalagem original, em temperatura ambiente (15-30 °C), ao abrigo da luz e umidade.
? Prazo de Validade: observe a data de fabricação e o prazo de validade impressos na embalagem externa do produto. Não utilize o produto com o prazo de validade vencido.
? Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento.
? I nforme ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: náusea, vômitos, indisposição intestinal ou dor de cabeça.
ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS DE IDADE.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANÇE DE CRIANÇAS.
NÃO TOME RÉMEDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO PODE
SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE .
INFORMAÇÕES TÉCNICAS_
Apresenta, como principio ativo, a Carbocisteína. Esta substancia sintética, derivada da Cisteína, demonstrou possuir atividade mucolitica quando administrada pela via oral.
Estudos farmacológicos mostram que carbocisteína altera as propriedades reológicas do muco patalógico, diminuindo sua viscosidade e permitindo sua eliminação pela expectoração e pela movimentação ciliar Isto ocorre devido ao particular mecanismo de ação da Carbocisteína, principio ativo de Carbofan, que age alterando a síntese e composição do muco, reduzindo sua viscosidade pelo aumento da síntese de sialomucinas.
INDICAÇÕES_
Como mucolítica, auxilia no tratamento da bronquite crônica e doença pulmonar obstrutiva crônica associadas com muco viscoso ou excessivo, facilitando a
expectoração. Auxilia no tratamento da otite média com efusão, incluindo a otite média crônica.
CONTRA- INDICAÇÕES_
Ulcera péptica ativa ou hipersensibilidade aos componentes da formulação do Carbofan.
REAÇÕES ADVERSAS_
As reações mais comuns manifestam-se como desconforto gastrointestinal. Outras reações mais raras incluem boca seca, sensação de sabor desagradável, dor de cabeça, tontura, insônia, fibrilação atrial, palpitações, desconforto epigástrico, azia, náusea, vômitos, sangramento gastrointestinal, diarréia flatulência, rash cutâneo, mialgia, convulsões, incontinência urinária, hipoglicemia.
PRECAUÇÕES_
Carbofan deve ser usado com cautela em pacientes com historia de sangramento intestinal, úlcera péptica e função tiroidal comprometida Embora testes em animais mamíferos não tenham revelado efeitos teratogênicos associados à Carbocisteína, não há dados adequados quando à segurança de uso durante a gravidez e lactação ou em crianças com menos de 2 anos de idade, não sendo recomendado o seu uso nestes casos.
POSOLOGIA_
Carbofan Adulto Xarope:
Adultos e crianças acima de 12 anos: 1 a 1 V copo-medida (10 a 15 ml), 3 vezes ao dia. Quando a resposta clínica for obtida, reduzir a dose para V copo-medida (5ml), 3 vezes ao dia. Carbofan Pediátrico Xarope:
Crianças: de 2 a 5 anos: % a V copo-medida (2,5 a 5ml), 3 vezes ao dia de 6 a 12 anos: V a 1 copo-medida (5 a 10ml) 3 vezes ao dia. Estas doses podem ser modificadas a critério médico.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA
SUPERDOSAGEM_
Em caso de superdosagem acidental, procure orientação médica imediatamente. Lavagem gástrica e medidas de suportes são recomendadas.
Reg. MS 1.0577.0157.002-3 – Pediátrico 1.0577.0157.001-5 – Fr. 100 ml
Número do lote, data de fabricação e validade: vide cartucho. Farm. Responsável: Dra. Elaine C.M.Pessôa – CRF-SP n° 14.059
BUNKER
BUNKER INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA
Rua Aníbal dos Anjos Carvalho, 212 Cidade Dutra
São Paulo – SP – Fone: (11) 5666-0266
C.N.PJ. 47.100.862/0001-50
Serviço de Atendimento ao Cliente: SAC 0800.142110
INDÚSTRIA BRASILEIRA