Princípio ativo: folinato de cálcioCalfolin

Indicações de Calfolin

O folinato de cálcio é indicado como antídoto dos efeitos tóxicos dos antagonistas do ácido fólico como a pirimetamina ou trimetoprima, e como resgate para diminuir a toxicidade do methotrexate na terapia antiblástica, ou quando de sua eliminação lenta ou em superdosagem acidental. Também é indicado para uso em conjunto com 5-fluorouracil, com ação sinergística, no tratamento quimioterápico do câncer colorretal avançado. Está indicado no tratamento das anemias megaloblásticas por deficiência de folatos.

Efeitos Colaterais de Calfolin

Reações de hipersensibilidade, tais como, rash cutâneo, urticária, prurido, ou reações alérgicas podem ocorrer.

Como Usar (Posologia)

Terapia de resgate para o methotrexate: eliminação do Mtx normal, ou seja, níveis séricos de Mtx de 10 mM após 24 horas da administração, 1 mM após 48 horas e menor que 0,2 mM após 72 horas, a dose de Calfolin é de 15 mg (10mg/m2) em adultos e de 15 mg/m2 em crianças VO ou EV a cada 6 horas durante 60 horas, sendo um total de 10 doses com início da infusão de Mtx; eliminação diminuída do Mtx, ou seja, níveis séricos de Mtx acima de 0,2 mM após 72 horas e maior que 0,05 M após 96 horas da administração continuar com Calfolin 15 mg para adultos e 15 mg/m2 em crianças VO ou EV a cada 6 horas até que os níveis de Mtx sejam menores que 0,05 mM; eliminação inicial diminuída de Mtx e/ou evidência de lesão renal aguda e/ou superdosagem acidental, ou seja, níveis de Mtx > 50 mM após 24 horas ou iguais ou maiores que 5 mM 48 horas após a administração, ou aumento igual ou superior a 100% nos níveis séricos de creatinina, 24 horas após a administração de Mtx, iniciar com 150 mg EV a cada 3 horas até que os níveis de Mtx sejam menores que 1 mM, em seguida 15 mgEV a cada 3 horas até que o nível de Mtx seja menor que 0,05 mM. Observação: Mtx = methotrexate; M = micromolar. Terapia no câncer colorretal: no carcinoma colorretal avançado o esquema quimioterápico utilizado é o combinado de 5-FU com Calfolin. A dose administrada é de 200 mg/m2, por via endovenosa em injeção lenta, seguida da injeção venosa de 5-FU na dose de 370 mg/m2. O esquema de administração é de 5 dias, repetidos a cada 4 semanas, desde que o paciente apresente parâmetros hematológicos normais e sem sinais e sintomas clínicos de toxicidade ao 5-FU. Anemia megaloblástica por deficiência de folatos: a dose recomendada é de 1 mg/dia; não existem evidências de que doses maiores apresentem maior eficácia, sendo sua eliminação urinária logarítmica à dose administrada. Pirimetamina ou trimetoprima: prevenção: de 400 mcg (0,4 mg) a 5 mg (base) com cada dose do antagonista do ácido fólico. Tratamento: de 5 a 15 mg (base) ao dia. O folinato de cálcio tem sido administrado simultaneamente com pirimetamina e a trimetoprima por via oral ou intramuscular, sem problemas, em doses que variam de 400 mcg (0,4 mg) a 5 mg para evitar, a anemia megaloblástica devido a doses elevadas destes medicamentos. – Superdosagem: não há relatos de superdose, todavia, caso ocorra, deve-se suspender a medicação, e tomadas medidas gerais de suporte apropriadas ao quadro. Condutas gerais e específicas: os pacientes que recebem folinato de cálcio para remissão dos efeitos tóxicos do methotrexato ou outros antagonistas do ácido fólico devem estar sob supervisão de um médico com experiência no uso do methotrexato.

Contra-Indicações de Calfolin

O folinato de cálcio não está recomendado no tratamento da anemia perniciosa nem de outros estados anêmicos megaloblásticos secundários à deficiência da vitamina B12, pois pode produzir uma remissão hematológica, ao mesmo tempo em que as manifestações neurológicas continuam progredindo.

Precauções

Sempre que houver a possibilidade de ocorrer náusea ou vômito, a administração parenteral será preferível à oral. O Calfolin só tem efeito sobre a toxicidade hematológica do methotrexato, não exercendo influência sobre a nefrotoxicidade e/ou precipitação de metabólitos do rim. Os pacientes que recebem folinato de cálcio para remissão dos efeitos tóxicos do methotrexato, ou de outros antagonistas do ácido fólico, e também em conjunto com o 5-fluorouracil, devem estar sob supervisão de um médico com experiência em quimioterapia antiblástica. O folinato de cálcio não deve ser administrado simultaneamente com um antagonista do ácido fólico, pois pode anular o efeito terapêutico do antagonista. Tanto a administração parenteral como a oral do ácido fólinico elevam os níveis de folatos no líquido cérebro-espinhal, podendo interferir no uso do methotrexate intratecal. – Advertências: recomenda-se a administração parenteral de Calfolin na presença de náuseas e vômitos, pois pode haver alteração da absorção intestinal do ácido fólico. A hidratação insuficiente do paciente, secundária à náusea e vômitos, pode produzir aumento da toxicidade do methotrexate. A monitorização dos níveis séricos de methotrexate é essencial para determinar a dose ótima de Calfolin. Na presença de ascite ou derrame pleural o methotrexate pode se acumular nestes líquidos lentificando sua eliminação; o mesmo ocorre na presença de insuficiência renal e na hidratação inadequada. O Calfolin devido ao seu conteúdo de cálcio, não pode ser administrado mais que 160 mg/minuto pela via endovenosa. Pacientes em tratamento quimioterápico com o esquema 5-fluorouracil/Calfolin devem ter hemograma completo com contagem de plaquetas antes de cada ciclo de tratamento, além da avaliação dos eletrólitos e testes de função hepática. O folinato de cálcio pode intensificar os efeitos colaterais do 5-fluorouracil, principalmente a estomatite e a diarréia, as quais podem ser graves nos pacientes idosos e debilitados. Interações medicamentosas: quantidades excessivas de folinato de cálcio podem anular o efeito quimioterápico dos antagonistas do ácido fólico. As necessidades de folatos podem também aumentar em razão da administração em uso prolongado dos seguintes medicamentos: corticosteróides, analgésicos, anticonvulsivantes, estrógenos e salazossulfapiridina. Por outro lado, altas doses de folinato de cálcio podem antagonizar os efeitos anticonvulsivantes de primidona, hidantoína ou barbitúricos. O uso durante a gravidez fica a critério do médico, pois não existem estudos adequados em seres humanos, quanto aos efeitos teratogênicos. Também é desconhecido se o folinato de cálcio é excretado pelo leite materno, devendo o médico avaliar o seu uso em mulheres que amamentam.

Apresentação

15 mg com cartucho frasco x 10 comprimidos; 50 mg pó liofilizado injetável cartucho frasco x 94 mg.

Composição

Cada comprimido contém: folinato de cálcio16,20 mg (equivalente a 15 mg de ácido folínico); lactose 93,80 mg; celulose microcristalina 60,00 mg; amido gelatinizado 5,00 mg; glicolato amido sódico 3,00 mg; excipiente q.s.p. 1 comprimido. Cada ml contém: folinato de cálcio 3,00 mg; álcool benzílico 9,00 mg; cloreto de sódio 5,60 mg. Cada frasco contém: folinato de cálcio 54 mg (equivalente a 50 mg de ácido folínico); cloreto de sódio 40 mg.

Laboratório

Eurofarma Labs. Ltda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *