Princípios ativos: ácido ascórbico, bicarbonato de sódio, carbonato de cálcioCalcium Sandoz + Vitamina C 1000 mg
Apresentação – CALCIUM SANDOZ + VITAMINA C
Embalagem com 10 comprimidos efervescentes.
USO PEDIÁTRICO E ADULTO
Composição – CALCIUM SANDOZ + VITAMINA C
Cada comprimido efervescente contém:
Carbonato de cálcio 0,5 g
Lactobionato de cálcio 1,0 g
Ácido ascórbico (vitamina C) 1,0 g
Bicarbonato de sódio (274 mg de sódio) 1,0 g
Açúcar 1,8 g
Propriedades – CALCIUM SANDOZ + VITAMINA C
O cálcio é um mineral essencial, necessário para a manutenção do equilíbrio eletrolítico do organismo e para o funcionamento adequado de diversos mecanismos reguladores.A deficiência cálcica está associada aos distúrbios neuromusculares e à desmineralização óssea.
O ácido ascórbico (vitamina C) tem um importante papel nos processos biológicos de oxidação e redução e na respiração celular. Também é essencial para a formação de colágeno e reparo tecidual.
Foi verificado que doses elevadas de vitamina C são eficazes na profilaxia e terapia de infecções do trato respiratório superior.
A deficiência de cálcio e ácido ascórbico (vitamina C) pode ser o resultado de uma nutrição inadequada ou pode ocorrer em várias condições associadas com necessidades aumentadas (veja indicações).
Calcium Sandoz + Vitamina C 1000 mg comprimidos efervescentes fornecem vitamina C e cálcio ionizável em quantidades suficientes para cobrir as necessidades diárias nas situações em que há aumento da demanda.
Indicações – CALCIUM SANDOZ + VITAMINA C
Aumento da demanda de cálcio e vitamina C, por exemplo durante a gravidez e lactação, durante os períodos de rápido crescimento (infância, adolescência), na idade avançada, durante moléstias infecciosas e convalescença.
Tratamento de deficiência de cálcio e vitamina C.
Como adjuvante nos resfriados e gripes.
Posologia – CALCIUM SANDOZ + VITAMINA C
Adultos e crianças com mais de 7 anos: 1 comprimido efervescente ao dia.Crianças de 3 a 7 anos: 1/2 comprimido efervescente ao dia.
Crianças com menos de 3 anos: de acordo com a prescrição médica.
Contra-indicações – CALCIUM SANDOZ + VITAMINA C
Hipersensibilidade ao medicamento; hipercalcemia; hipercalciúria severa; insuficiência renal grave.
Precauções – CALCIUM SANDOZ + VITAMINA C
Em pacientes com hipercalciúria leve (excedendo 300 mg = 7,5 mmol/24 horas) com comprometimento leve ou moderado da função renal ou com história de depósitos urinários, é necessária a monitorização da excreção de cálcio na urina. Se necessário, a dose de cálcio deve ser reduzida ou o tratamento interrompido.Em pacientes com tendência à formação de cálculos no trato urinário, recomenda- se aumento da ingestão de líquidos. A ingestão de altas doses de vitamina D deve ser evitada durante a administração de cálcio, a menos que especificamente indicada.
O conteúdo de açúcar do Calcium Sandoz + Vitamina C 1000 mg (1,8 g/comprimido) deve ser levado em consideração nos pacientes diabéticos e seu conteúdo de sódio (0,27 g/ comprimido) deve ser considerado em pacientes que necessitam de dieta com baixo teor de sódio.
Interações – CALCIUM SANDOZ + VITAMINA C
O cálcio pode reduzir a absorção de preparações de uso oral de tetraciclina. No caso de tratamento simultâneo deve se manter um intervalo de ao menos 3 horas.
Doses elevadas de ácido ascórbico podem interferir com alguns métodos de determinação da glicose urinária.
Efeitos colaterais – CALCIUM SANDOZ + VITAMINA C
Em casos raros podem ocorrer distúrbios gastrintestinais leves (distensão abdominal, diarréia). Em pacientes predispostos, o tratamento prolongado com doses elevadas de Calcium Sandoz + Vitamina C 1000 mg pode acarretar a formação de cálculos no trato urinário.
Superdosagem – CALCIUM SANDOZ + VITAMINA C
Não foi relatado nenhum caso de superdosagem aguda. É de se esperar que a mesma cause distúrbios gastrintestinais, mas que não resulte em uma hipercalcemia, exceto em pacientes tratados com doses excessivas de vitamina D.
LABORATÓRIO
NOVARTIS