Princípios ativos: carbonato de cálcio, colecalciferol (vitamina d3), lactogliconato de cálcioCalcium-d3

Laboratório

Novartis

Apresentação de Calcium-d3

compr. rev. fr. c/ 30 ou 60 compr. rev. equivalente a 600 mg de cálcio ionizável

Calcium-d3 – Indicações

Complementação de cálcio e vitamina D3 para profilaxia e tratamento da osteoporose, osteoporose por corticóide e osteomalácia, onde a deficiência de cálcio e vitamina D3 foi diagnosticada ou há alto risco para tais deficiências.

Contra-indicações de Calcium-d3

CALCIUM D3 é contra-indicado à pacientes com hipersensibilidade a algum dos componentes da formulação, hipercalcemia, hipercalciúria, pedras nos rins, nefrocalcinose, hiperparatireoidismo primário, superdosagem prévia de vitamina D, mieloma, metástase óssea, imobilização a longo prazo em combinação com hipercalciúria e/ou hipercalcemia.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Calcium-d3

Podem ocorrer hipercalciúria, hipercalcemia, constipação, distensão por gases, náusea, dor gástrica, diarréia.

Calcium-d3 – Posologia

A dose recomendada de CALCIUM D3 é de um a dois comprimidos ao dia, durante as refeições.

Calcium-d3 – Informações

CALCIUM D3 é uma combinação fixa de cálcio e vitamina D. A alta concentração de cálcio e vitamina D em cada dose possibilita absorção suficiente de cálcio com um limitado número de doses. A vitamina D está envolvida no metabolismo cálcio-fósforo, permitindo a aborção ativa de cálcio e fósforo pelo intestino e suas captações pelos ossos. A suplementação com cálcio e vitamina D corrige a deficiência latente de vitamina D e hiperparatireoidismo secundário. Ocorre absorção de aproximadamente 30% do cálcio ionizável no trato gastrintestinal. O cálcio é excretado através da urina, fezes e suor. A excreção urinária depende da filtração glomerular e reabsorção tubular. A vitamina D também é absorvida no intestino; liga-se a uma proteína plasmática e é transportada pelo sangue para o fígado (onde passa pela primeira hidroxilação para 25-hidroxicolecalciferol) e posteriormente para os rins (segunda hidroxilação para 1,25-di-hidroxicolecalciferol, o metabólito ativo da vitamina D3). A vitamina D3 não hidroxilada é armazenada nos músculos e tecido adiposo; a meia vida plasmática é da ordem de vários dias e a eliminação é realizada através das fezes e urina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *