Princípio ativo: bromazepam

B1 – Psicotrópicos – Receituário de controle especial

Brozepax

Indicações de Brozepax

Medicação ansiolítica indicado no tratamento da ansiedade, nas reações neuróticas às situações estressantes e conflitivas, na redução da tensão emocional e nas manifestações somáticas dos pacientes neuróticos; na agitação e insônia. Em altas doses, promove efeito sedativo e musculorrelaxante.

Efeitos Colaterais de Brozepax

Nos pacientes idosos e debilitados, ou em altas dosagens, podem ocorrer sedação e relaxamento muscular.

Como Usar (Posologia)

A dose recomendada para adultos varia de 1,5 mg a 3,0 mg 3 vezes ao dia; casos graves 6 a 12 mg, 2 a 3 vezes ao dia. Crianças: dose média de 0,2 mg/kg/dia (0,15 a 0,5 mg/kg/dia). A dose de cada paciente deve ser estabelecida individualmente. – Superdosagem: deve-se proceder às medidas de suporte das funções vitais. Deve-se induzir o vômito ou efetuar lavagem gástrica. Nos casos de intoxicação grave com benzodiazepínicos, recomenda-se o uso de flumazenil (antagonista específico), em doses que variam de 0,1 a 0,4 mg.

Contra-Indicações de Brozepax

Miastenia gravis e hipersensibilidade ao bromazepam.

Precauções

Evitar ingestão de bebidas alcoólicas. Pode ocorrer modificação na reação do paciente (capacidade de dirigir, comportamento no tráfego). Deve-se ter cuidado especial com pacientes com disfunção renal e/ou hepática grave. – Gravidez e lactação: deve-se evitar a administração nos 3 primeiros meses de gravidez. Como pode ocorrer passagem de bromazepam para o leite materno, não se deve medicar regularmente lactantes com bromazepam. Deve-se evitar o tratamento prolongado em mulheres com risco de procriar. – Dependência: na terapia com benzodiazepínicos pode ocorrer dependência. Este risco é maior em pacientes predispostos, no uso prolongado, nas altas dosagens e em pacientes com história de alcoolismo, abuso de drogas, forte personalidade ou com outros distúrbios psiquiátricos graves. Para diminuir o risco de dependência, deve-se proceder a uma avaliação criteriosa antes da indicação de benzodiazepínicos e sua administração deve ser feita por período de tempo o mais curto possível. A continuação do tratamento, quando necessária, deve ser acompanhada bem de perto. A duração prolongada do tratamento só se justifica após avaliação cuidadosa dos riscos e benefícios. – Abstinência: os sintomas de abstinência têm início variável, durando de horas a semanas. Podem ocorrer: tremor, agitação, insônia, ansiedade, cefaléia e dificuldade de concentração. Podem ocorrer outros sintomas de abstinência, tais como sudorese, espasmos muscular e/ou abdominal, alterações na percepção e, mais raramente, delirium e convulsões. Na ocorrência de abstinência, é necessário acompanhamento e apoio médico para o paciente. Em caso de interrupção, a retirada deve ser gradual. – Interações medicamentosas: quando administrado a outros depressores do SNC podem ocorrer intensificação do efeito.

Apresentação

Embalagem com 20 comprimidos.

Composição

Cada comprimido de 1,5 mg, 3 mg e 6 mg contém,respectivamente, bromazepam 1,5 mg, 3 mg, 6 mg, excipiente q.s.p. 1 comprimido.

Laboratório

Laboratórios Biosintética Ltda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *