Princípio ativo: salbutamol

BRONCONAL

I – IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

BRONCONAL

sulfato de salbutamol – DCB: 07867

APRESENTAÇÕES

Xarope – 2mg/5mL – Embalagem contendo frasco de 120 mL

VIA ORAL

USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO

Cada 5 mL de BRONCONAL contém: salbutamol (na forma de sulfato)………………….2 mg

Excipientes q.s.p………………..5 mL

(sacarose, glicerol, ácido cítrico, citrato de sódio, corante vermelho Bordeaux, aroma de morango, metilparabeno, propilparabeno, água purificada e álcool etílico).

II – INFORMAÇÕES AO PACIENTE

1. PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? BRONCONAL é indicado no alívio do espasmo brônquico associado às crises de asma, bronquite crônica e enfisema.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

O sulfato de salbutamol pertence a um grupo de medicamentos chamados broncodilatadores. O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e saída de ar dos pulmões. Isso promove alívio do aperto e chiado no peito e da tosse, permitindo que você respire com mais facilidade.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? O uso de BRONCONAL é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula. Não há contraindicações relativas a faixas etárias.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Atenção: Este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.

4.0 QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Como podem ocorrer reações adversas associadas a doses elevadas, não aumente a dose ou freqüência de administração de BRONCONAL, mesmo que o alívio usual não ocorra ou que a duração de ação diminua, a menos que tenha sido recomendado pelo seu médico. Procure seu médico caso acredite

que o alívio usual dos sintomas não esteja ocorrendo ou que o tempo de ação de BRONCONAL esteja reduzido. O aumento do uso de BRONCONAL para controle dos sintomas indica a deterioração do controle da asma. Portanto, fale com o seu médico. Nestes casos, deve ser considerada a terapia com corticosteróides.

BRONCONAL pode induzir redução dos níveis sangüíneos de potássio e aumento dos níveis de glicose. A administração concomitante de corticosteróides pode aumentar este efeito. Se você é diabético, consulte seu médico antes de usar este medicamento. Se você utiliza xantinas, corticosteróides, diuréticos ou sofre de hipóxia (má oxigenação do sangue), informe seu médico. Nestas situações recomenda-se monitorar os níveis de potássio.

Se você sofre de hipertireoidismo, informe seu médico, pois deverá fazer uso de BRONCONAL com cautela.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Atenção: Este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.

BRONCONAL não deve ser utilizado juntamente com medicamentos beta-bloqueadores não seletivos, como o propranolol.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

NAO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. POSE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Mantenha o produto na embalagem original, evitando calor excessivo. BRONCONAL possui prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Para sua segurança mantenha o medicamento na embalagem original. BRONCONAL xarope é uma solução límpida, de coloração vermelha, com odor de morango.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORADO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Siga as recomendações de seu médico. Para alívio do broncoespasmo:

Adultos: A dose usualmente eficaz é de 4 mg de salbutamol (10 mL ou 2 colheres de chá), três ou quatro vezes ao dia. Caso não seja obtida broncodilatação adequada, cada dose pode ser gradualmente aumentada até 8 mg (20 mL ou 4 colheres de chá). Contudo, tem-se observado que alguns pacientes obtêm alívio adequado com 2 mg (5

mL ou 1 colher de chá), três ou quatro vezes ao dia. Nos pacientes muito sensíveis a estimulantes B-adrenérgicos, é aconselhável iniciar o tratamento com 2 mg (5 mL ou 1 colher de chá), três ou quatro vezes ao dia. Crianças: As seguintes doses devem ser administradas:

Crianças de 2-6 anos: 2,5 a 5 mL ou Vi a 1 colher de chá (1 a 2 mg de salbutamol), três a quatro vezes ao dia.

Crianças de 6-12 anos: 5 mL ou 1 colher de chá (2 mg de salbutamol), três a quatro vezes ao dia.

Crianças acima de 12 anos: 5 a 10 mL ou 1 a 2 colheres de chá (2 a 4 mg de salbutamol), três a quatro vezes ao dia.

Pacientes idosos: Recomenda-se iniciar o tratamento com 5 mL ou 1 colher de chá (2 mg de salbutamol), três ou quatro vezes ao dia.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

7. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

A maioria das pessoas que usa este medicamento não relata problemas. Porém, como acontece com todos os medicamentos, algumas pessoas podem apresentar reações adversas.

Reação muito comum (ocorre em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) e Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): Comumente ou muito comumente foram relatados tremor, dor de cabeça, taquicardia (aumento da freqüência dos batimentos do coração) e câimbra muscular.

Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): Raramente foram relatados: diminuição nos níveis de potássio no sangue, diversos tipo de arritmias, (alterações no ritmo normal de batimento do coração) e vasodilatação periférica, que pode ser caracterizada por aumento do fluxo sangüíneo em determinada região da pele. Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): Muito raramente foram relatados casos de hipersensibilidade, incluindo angioedema (reações alérgicas principalmente caracterizadas por vermelhidão e inchaço intenso predominante na face), urticária, broncoespasmo (contração da musculatura lisa dos brônquios), diminuição da pressão sangüínea e desmaio. Muito raramente foi também relatada sensação de tensão muscular e hiperatividade.

Se você sentir qualquer outro sintoma, comunique ao seu médico.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de

reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através da Central de Atendimento ao Consumidor (CAC).

8.0 QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Se você acidentalmente usar mais doses do que o recomendado, perceberá que seu coração está mais rápido que o normal e, você pode se sentir tonto ou apresentar tremores. Você pode também ter dor de cabeça. Esses efeitos normalmente passam em poucas horas, mas você deve comunicar ao seu médico o mais rápido possível.

Se a dose usada foi muito maior do que a correta, chame seu médico imediatamente ou se dirija ao hospital ou pronto-socorro mais próximo. Leve esta bula ou o medicamento para que saibam o que você usou. Em alguns casos pode ser necessário o uso de um agente beta-bloqueador cardiosseletivo como antídoto. Seu médico avaliará o seu caso. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

IH – DIZERES LEGAIS

MS 1.1560.0073

Farm. Resp.: Dra. Michele Caldeira Landim – CRF/GO: 5122

CIFARMA- Científica Farmacêutica Ltda.

Rod. BR 153 Km 5,5 – Jardim Guanabara CEP: 74675-090 – Goiânia / GO CNPJ: 17.562.075/0001-69

CAC: 0800-7071212

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *