Princípio ativo: clodronatoBonefos
Classe terapêutica dos Metabolismo Osseo
Princípio ativo Clodronato.

Indicações de Bonefos

BONEFÓS Oral e injetável está indicado no tratamento do aumento da reabsorção óssea devido a doenças malignas com ou sem hipercalcemia.

Efeitos Colaterais de Bonefos

Podem ocorrer distúrbio gastrintestinais durante o tratamento oral, entretanto são de natureza leve e ocorre em 10% dos pacientes. Proteinúria transitória tem sido observada em alguns pacientes imediatamente após a infusão intravenosa.
Elevações reversíveis têm sido observada em alguns pacientes imediatamente após a infusão intravenosa. Elevações reversíveis têm sido observadas nos seguintes parâmetros laboratoriais séricos: hormônio paratireóideo, creatinina, desidrogenase lática e fotofatase alcalina.

Apresentação

Cada cápsula contém clodronato dissódico tetraidratado correspondente a 400 mg de clodronato dissódico anidro. Cada ml de solução injetável contém clodronato dissódico tetraidratado correspondente a 60 mg de clodronato dissódico anidro. Cada ampola de 5 ml contém 300 mg de clodronato dissódico anidro.

Contraindicações

Hipersensibilidade à substância ativa, insuficiência renal, inflamações agudas do trato gastrintestinal, gravidez e lactação.

Interações Medicamentosas

BONEFÓS forma complexos com íons metálicos biovalentes e, desta maneira, a administração concomitante com alimentos, antiácidos e drogas contendo ferro pode levar à redução de sua biodisponibilidade.

Modo de Uso

Adultos: Oral: Quando o aumento da reabsorção óssea está associado a lesões ósseas na ausência de hipercalcemia, deve ser prescrita uma dose padrão de 1.600 mg, duas cápsulas duas vezes ao dia. As cápsulas devem ser tomadas entre as refeições (ver Interações medicamentosas).
O período de tratamento é habitualmente de alguns meses, e alguns pacientes receberam BONEFÓS durante mais de 2 anos. Quando se utiliza a terapêutica oral para tratar a hipercalcemia, deve ser administrada uma dose inicial mais elevada, de 2.400 mg ou 3.200 mg por dia em doses divididas e, conforme a resposta, as doses devem ser gradualmente reduzidas até 1.600 mg por dia, com o objetivo de manter o cálcio sérico em níveis normais durante o maior período de tempo possível.
Infusão intravenosa: Utilizada no tratamento da hipercalcemia. Recomenda-se uma dose diária de 300 mg (1 ampola de 5 ml). Deve ser diluída em 500 ml de solução salina a 0,9% ou solução de glicose 5% e administrada em infusão durante pelo menos 2 horas.
Deve-se manter uma hidratação adequada do paciente antes e durante o período de tratamento. O tratamento deve ser mantido até obter-se uma calcemia normal, o que demora habitualmente de 2 a 5 dias. O tratamento da hipercalcemia não tem sido prolongado por mais de 7 dias. Em casos de insuficiência renal, ver
Crianças: BONEFÓS não deve ser administrado a crianças, a não ser em caso de hipercalcemia com risco de vida.

Superdosagem

Os sintomas mais freqüentes da superdosagem são náuseas e vômito, devendo-se, nestes casos, instituir terapêutica de suporte apropriada. Uma vez que o clodronato forma complexos com íons de cálcio, existe a possibilidade teórica de hipocalcemia caso se administre quantidade suficiente de clodronato. A terapêutica de suporte deve, portanto, incluir a administração de alimentos com elevado teor de cálcio ou, em casos severos, a correção parenteral (IV) do estado de hipocalcemia.

Laboratório

Rhodia Farma Ltda.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Calci-ped, Calcitran B12, Calsynar, Cibacalcina, Daivonex

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *