Princípio ativo: sal sódico do azul patente v
BLEU PATENTE V
I 25 mg / mL sal sódico de azul patente v
Indicador de vasos linfáticos por via subcutânea e intra-arterial
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
Forma de apresentação:
Caixa com 5 ampolas de 2 mL da solução injetável.
Composição:
sal sódico do azul patente V………………….. 25,00 mg
cloreto de sódio……………………. ,,,, 6,00 mg
fosfato de sódio dibásico dodecaidrato…………………. , 0,50 mg
água para injetáveis q.s.p…………………….. ,,,1 mL
Informações técnicas: Concentração da solução: 2,5%
O azul patente V é um corante da família do trifenilmetano e quimicamente corresponde ao sal sódico do bis (dietilamino-4-fenil) (hidroxi-5-dissulfo-2,4-fenil) metanol anidrido. O Bleu Patente V é uma solução aquosa de azul patente V, estéril e tamponada à concentração de 2,5%, através de fosfato monossódico. Essa solução é tornada isotônica pela adição de cloreto de sódio.
A injeção subcutânea, conforme demonstrado em estudos, demarca, através de coloração característica, em poucos minutos, veias e vasos linfáticos.
A injeção intravenosa difunde uma coloração azulada em todos os tecidos e mucosas. Essa coloração desaparece de 24 a 48 horas após a aplicação.
A injeção intra-arterial colore seletivamente os tecidos e as mucosas do território correspondente à arteria e permite delimitar a topografia da vascularização.
Qualquer que seja a via de administração, a solução a 2,5% de Bleu Patente V é eliminada de 24 a 48 horas pela bile, e principalmente através da urina, que se colore fortemente.
Uso na gravidez e lactação:
Embora os estudos em animais não tenham colocado em evidência propriedades teratogênicas do produto,
a inocuidade do Bleu Patente V na gestante não foi demonstrada. Da mesma forma, não foram evidenciados indícios de passagem do produto para o leite materno.
Indicações:
Estudo da circulação linfática, localização dos vasos linfáticos em linfografia e em cirurgia, localização de áreas necrosadas de queimaduras vastas e profundas e localização de territórios arteriais.
Indicações complementares:
Localização de orifícios uretrais e localização de orifícios dos canais salivares no decorrer da sialografia. Contra-indicações:
Até o momento, não são conhecidas outras condições que contra-indiquem o uso do produto, a não ser hipersensibilidade ao próprio sal sódico de azul patente V. Desaconselhado o uso do produto durante gravidez.
Interações medicamentosas:
Até o momento não se conhece nenhuma interação do produto com medicamentos. Reações adversas:
Embora raras, reações secundárias do tipo alérgica, mais ou menos intensas podem ocorrer. Esses eventuais fenômenos alérgicos cedem rapidamente com o uso de corticóides e anti-histamínicos. Se forem de natureza mais grave, tais como colapso periférico com estado de choque, dispnéia e edema de glote, cederão mediante terapêutica habitual de emergência.
Precauções:
Antes de uma injeção de Bleu Patente V, é indispensável saber se o paciente possui antecedentes alérgicos ou de intolerância.
Um antecedente alérgico não contra-indica, formalmente, o uso do produto, mas requer controle clínico, caso um tratamento de emergência tenha que ser colocado em prática. É necessário dispor-se de medicamentos clássicos inerentes a uma terapêutica de emergência.
Logo após a injeção do Bleu Patente V, observa-se nos tecidos uma coloração azulada, que desaparece entre 24 e 48 horas seguintes à aplicação. No caso de estase linfática ou problemas circulatórios, essa coloração permanecerá por um tempo maior. Nesse caso, é preferível injetar uma quantidade mínima do produto e esclarecer o paciente que essa coloração azulada não deve ser confundida com um estado de cianose. A área colorida persiste por 8 a 10 dias no local da aplicação.
Posologia: Membros inferiores:
Injetar 0,5 a 1,0 mL da solução a 2,5% de Bleu Patente V, por via subcutânea, ao nível do primeiro espaço
intermetatarsiano, na base do dedo grande do pé, ponto em que os linfáticos são mais facilmente encontrados e mais comodamente localizados.
A injeção é praticamente indolor, não sendo necessária a mistura de um anestésico.
Na criança, as doses utilizadas devem ser reduzidas e as concentrações menos elevadas, sob pena de se obter coloração difusa e
transitória dos tecidos.
São necessárias precauções para evitar manchas particularmente resistentes, recomendando-se usar seringa com trava, e também calçar luvas.
Membros superiores:
Injetar 1,0 mL da solução a 2,5% de Bleu Patente V, por via subcutânea, ao nível do primeiro espaço intermetacarpiano ou no tecido celular da eminência tenar ou hipotenar ou ainda na prega do cotovelo.
Prazo de validade:
36 (trinta e seis) meses, a partir da data de fabricação impressa na embalagem externa. Cuidados de conservação:
Conservar em temperatura ambiente (temp. entre 15 e 30oC). Proteger da luz.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA USO POR HOSPITAIS E CLÍNICAS
N0 de lote, data de fabricação e validade: Vide embalagem externa e rótulo da ampola.
Farmacêutico responsável: C. A. Anacleto CRF-RJ 5100
Fabricado por: Delpharm Tours Chambray Lês Tours – França Importado e embalado por: Guerbet Produtos Radiológicos Ltda. Rua André Rocha, 3000 – Rio de Janeiro – RJ – CEP 22710-561 CNPJ: 42.180.406/0001-43 – Indústria Brasileira M.S.: 1.4980.0004 SAC – 08000 261290 www.guerbet.com.br
22017-01