Princípio ativo: insulina humanaBiohulin 70/30
Princípio ativo Insulina Humana.
Indicações de Biohulin 70/30
A Biohulin 70/30 é indicada para o tratamento do Diabetes Mellitus Tipo 1 e do Diabetes Mellitus Tipo 2, em caso de falha secundária de antidiabéticos orais.
A insulina humana é especialmente indicada nos casos de resistência ou alergia às insulinas de origem suína ou mista.
Indicações complementares: Diabetes gestacional.
As insulinas pré-misturadas não devem ser utilizadas nos quadros de cetoacidose diabética.
Efeitos Colaterais de Biohulin 70/30
A hipoglicemia é a reação adversa mais freqüente com o uso da insulina. Pode ser devida a injeção de dose de insulina maior que a necessária; atraso ou omissão de uma refeição; esforço físico excessivo logo antes de uma refeição; diarréia ou vômito; redução das necessidades de insulina. A ocorrência de episódios freqüentes de hipoglicemia pode levar a danos cerebrais irreversíveis, com alteração da capacidade intelectual.
Reações locais podem ocorrer principalmente devido à técnica inadequada de injeção ou sensibilidade cutânea à solução de limpeza. Reações alérgicas à insulina ocorrem raramente e apresentam-se como erupção cutânea, prurido, dificuldade respiratória, palpitações, sudorese intensa e queda da pressão arterial.
Por ser MONOCOMPONENTE a Biohulin 70/30 não deverá provocar o aparecimento de lipodistrofia.
Advertências
A monitorização clínica e laboratorial é indispensável durante o tratamento com insulina, não apenas para avaliar sua eficácia, mas, principalmente, para prevenir a ocorrência de hipoglicemia. Essa atenção é especialmente necessária em situações de alteração do quadro do paciente, como náuseas e vômitos, situações de grande tensão ou infecções. Monitorizar a glicemia, a glicose na urina e a hemoglobina glicosilada.
O risco-benefício deve ser avaliado em situações clínicas como: febre alta, hiper ou hipotireoidismo, infecções graves, cetoacidose diabética, trauma ou cirurgia, diarréia, vômito, condições que retardem a absorção de nutrientes, distúrbios de alimentação, comprometimento hepático ou renal.
Contraindicações
Insulina é contra-indicada na hipoglicemia.
Mulheres grávidas não devem usar este medicamento sem a orientação do médico ou do cirurgião-dentista.
Interações Medicamentosas
Diminuição do efeito hipoglicêmico:contraceptivos orais, corticosteróides, diazóxido, diltiazem, diuréticos (tiazídicos e de alça), epinefrina, fenitoína, genfibrozil, glucagon, ácido nicotínico, simpatomiméticos (dopamina), tabaco, hormônios tireoidianos, acetazolamida, anfetamínicos, cafeína, tiroxina, fenotiazinas.
Aumento do efeito hipoglicêmico:esteróides anabolizantes, captopril, enalapril e inibidores da monoaminoxidase, etanol, cloranfenicol, dihidroxicumarínicos, oxitetraciclina, disopiramida, AINE, fenilbutazona, sais de potássio, probenecida, salicilatos, sulfonamidas, sulfinpirazona.
Aumento da glicemia: ciclofosfamida, L-asparaginase e somatostatina.
O uso de beta-adrenérgicos pode dificultar o controle da glicemia e mascarar as manifestações clínicas da hipoglicemia.
Modo de Uso
O regime de administração de Biohulin 70/30 (70% NPH e 30% Regular) para cada paciente deve ser definido pelo médico em função da gravidade da doença, do tipo de vida (sedentária ou com atividades físicas) e do tipo de dieta alimentar, incluindo o número de injeções diárias e respectivas doses, bem como os horários de administração das mesmas. Pacientes que utilizam insulina e que estejam viajando por mais de duas horas de diferença de fuso horário devem consultar o médico para ajuste de dose ou do horário da mesma.
A Biohulin 70/30 é usualmente administrada pela via subcutânea, sendo formalmente contra-indicada a sua aplicação pela via endovenosa.
Laboratório
Biobrás S.A.
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo
Biohulin 80/20, Biohulin 90/10, Novolin L, Novolin U