Princípio ativo: diclofenaco resinatoBiofenac Gotas
Composição – BIOFENAC GOTAS
cada ml contém: diclofenaco resinato 15 mg.
Posologia e Administração – BIOFENAC GOTAS
a crianças acima de um ano de idade, a dose diária e de 0,5 mg/kg a 2,0 mg/kg de peso corporal, dividida em 2 a 3 tomadas ou a critério médico (uma gota = 0,5 mg). As gotas devem ser administradas diretamente na boca ou em uma colher, visto que não são solúveis em meio aquoso. Durante o gotejamento, o frasco deverá ser mantido na posição vertical. Superdosagem: na eventualidade de doses excessivas, deve- se induzir o vômito e/ou promover lavagem gástrica, seguida da administração de carvão ativado, tão logo quanto possível após a superdosagem para evitar a absorção. Tratamento sintomático e de suporte deve ser administrado em caso de complicações, tais como: hipotensão, insuficiência renal, convulsões, irritação gastrintestinal e depressão respiratória. A utilização de diurese forçada, diálise ou hemoperfusão não são úteis na eliminação de agentes não esteroidais devido ao seu alto índice de ligação a proteínas e metabolismo extensivo.
Precauções – BIOFENAC GOTAS
pacientes com distúrbios gastrintestinais, lesões hepáticas ou renais graves, devem ser estritamente vigiados. Na eventualidade rara de ocorrência de úlcera gastroduodenal ou hemorragia gastrintestinal, o tratamento deverá ser suspenso. Em tratamentos prolongados, recomenda- se o controle periódico do quadro hematológico. – Interações medicamentosas: a administração simultânea com sais de lítio ou digoxina pode elevar a concentração plasmática dos mesmos. O uso concomitante com o ácido acetilsalicílico reduz os níveis plasmáticos do Biofenac. A administração concomitante com glicocorticóides ou outros antiinflamatórios não esteróides pode propiciar agravamento dos efeitos gastrintestinais.
Reações adversas – BIOFENAC GOTAS
no início do tratamento podem ocorrer náuseas, diarréias, cefaléia, vertigem, epigastralgia e eructação e que regridem após alguns dias, mesmo com a continuação do tratamento; embora raras, ocorrem reações anafilactóides, manifestações exantemáticas, edema periférico ou ligeira elevação dos valores das transaminases. Foram observados casos isolados de úlcera péptica com perfuração, distúrbios sensoriais ou visuais (visão borrada, diplopia), tinido, insônia, irritabilidade e convulsões.
Contra-Indicações – BIOFENAC GOTAS
hipersensibilidade ao componente ativo, úlcera gastroduodenal, tal como a outros antiinflamatórios não esteróides, o produto é contra- indicado a pacientes asmáticos.
Indicações – BIOFENAC GOTAS
analgésico, antipirético e antiinflamatório.
Apresentação – BIOFENAC GOTAS
frascos de 20 ml.
LABORATÓRIO
ACHÈ