Princípio ativo: ácido ascórbico
BIO-C 2g
ácido ascórbico
Comprimido Efervescente
IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:
Comprimido efervescente 2 g: caixa com 10 comprimidos efervescentes.
USO PEDIÁTRICO E ADULTO
COMPOSIÇÃO:
Comprimido efervescente
Cada comprimido contém:
ácido ascórbico ……………2 g
Excipientes: bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, macrogol, sorbitol, sacarina sódica, ácido cítrico, aroma de laranja, corante amarelo crepúsculo.
Faixas Etárias
% de IDR (Ingestão Diária Recomendada)
Adulto
4444%
Crianças 1 – 3 anos
6667%
Crianças 4 – 6 anos
6667%
Crianças 7 – 10 anos
5714%
Gestantes
3636%
Lactantes
2857%
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO:
Correção dos estados de carência de vitamina C (ácido ascórbico), estímulo das defesas orgânicas nas épocas de maior perigo de infecção, suprimento das necessidades que ocorrem em estados normais (gestação, lactação, atividade desportiva, trabalho intenso) e patológicos (doenças infecciosas e estados febris).
CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO:
Conserve o produto na embalagem original, em temperatura ambiente (15 a 30°C), protegido da luz e da umidade.
PRAZO DE VALIDADE:
24 meses a partir da data de fabricação (vide cartucho). Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.
GRAVIDEZ E LACTAÇÃO:
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. BIO-C pode ser usado na gravidez e durante a amamentação, quando houver necessidade de um maior suprimento de vitamina C. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.
CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO:
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
REAÇÕES ADVERSAS:
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. As reações adversas são pouco freqüentes e de pequena intensidade. As mais comuns são diarréia, pirose, aumento da diurese, náuseas e vômitos.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
INGESTÃO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS:
A ingestão juntamente com alimentos não prejudica a absorção de BIO-C.
CONTRA-INDICAÇÕES E PRECAUÇÕES:
O produto não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. A vitamina C é contra-indicada nos casos de litíase urinária oxálica e úrica e insuficiência renal.
O paciente deverá comunicar ao médico o uso de BIO-C caso lhe seja recomendado fazer exames laboratoriais, pois a vitamina C pode interferir com os resultados de vários exames.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
CARACTERÍSTICAS:
A vitamina C é indispensável para o perfeito funcionamento de todas as células. Desempenha importante papel no metabolismo celular, participando dos processos de óxido-redução. Através de sua atuação no transporte de elétrons, intervém em diversas reações metabólicas, tais como: hidroxilação da prolina durante a formação do tecido conjuntivo; oxidação das cadeias laterais de lisina em proteínas para fornecer hidroxitrimetil-lisina para a síntese de carnitina; síntese de noradrenalina e de hormônios corticóides pelas supra-renais; conversão do ácido fólico em sua forma ativa de ácido folínico; metabolização microssomal de drogas; metabolismo da tirosina.
A vitamina C também desempenha importante papel na proteção do organismo contra infecções, aumentando a função bactericida no sangue, participando ainda na formação de anticorpos. Possui também a propriedade de neutralizar a ação tóxica de produtos metabólicos e de várias toxinas bacterianas. A vitamina C tem influências múltiplas sobre o sangue, os órgãos hematopoéticos e os vasos sangüíneos. Favorece a adesão das células endoteliais dos capilares, a ativação da trombina e estimula a atividade da medula óssea (produção de trombócitos, leucócitos e eritrócitos; absorção e aproveitamento do ferro; ativação do ácido fólico).O mau abastecimento orgânico de vitamina C pode ocorrer não só em conseqüência de alimentação deficiente, mas também devido a distúrbios de absorção, doenças infecciosas e ao estresse.
A carência de vitamina C manifesta-se por cansaço, resistência diminuída a infecções, sangramentos mucosos e cutâneos, retardo no tempo de cicatrização de feridas, gengivite, perda de dentes, anemia e alterações cutâneas (hiperceratose, obstrução de folículos pilosos, etc).
INDICAÇÕES:
Para rápida correção de estados carenciais de vitamina C; como estimulante das defesas orgânicas nas épocas de maior perigo de infecção; para suprir o aumento das necessidades que ocorrem em estados normais (gestação, lactação, atividade desportiva, trabalho intenso) e patológicos (doenças infecciosas e estados febris).
CONTRA-INDICAÇÕES:
A vitamina C é contra-indicada nos casos de litíase urinária oxálica e úrica; insuficiência renal; hipersensibilidade a qualquer um dos excipientes.
PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS:
Gerais: pacientes diabéticos, hipoglicêmicos, hipertensos e cardíacos devem procurar orientação médica antes de tomar BIO-C, por causa de seu conteúdo de hidratos de carbono e sódio.
Gravidez e amamentação: este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. BIO-C pode ser usado na gravidez e durante a amamentação, quando houver necessidade de um maior suprimento de vitamina C. Pediatria: a dose máxima recomendada para crianças menores de 1 ano de idade é de 25 mg/kg até o limite de 300 mg de ácido ascórbico por dia.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:
O uso simultâneo com barbitúricos aumenta a necessidade diária do ácido ascórbico; com deferoxamina, pode potencializar os efeitos tóxicos pelo ferro nos tecidos; com salicilatos, pode aumentar a excreção urinária do ácido ascórbico.
INTERFERÊNCIA EM EXAMES LABORATORIAIS:
A vitamina C pode interferir com os resultados de alguns exames laboratoriais para determinação de glicemia, glicosúria e níveis séricos de transaminases, desidrogenase lática e bilirrubina. Pode também condicionar resultados falsamente negativos em pesquisas de sangue oculto nas fezes. É necessário interromper o uso de vitamina C antes desses exames.
REAÇÕES ADVERSAS/COLATERAIS:
As reações adversas, pouco freqüentes e de pequena intensidade, compreendem queixas de perturbações digestivas, principalmente diarréia, pirose, aumento da diurese, náuseas e vômitos. O uso de doses elevadas de vitamina C, por tempo prolongado, pode ocasionar o escorbuto de rebote.
Em pacientes predispostos, o uso de doses de vitamina C superiores a 1 g/dia pode desencadear o aparecimento de litíase oxálica ou lírica. BIO-C não deve ser tomado por pessoas com cálculos renais ou com insuficiência renal ou alergia a qualquer um dos excipientes. BIO-C é um produto bem tolerado. Em algumas pessoas podem ocorrer transtornos gastrintestinais (azia, diarréia, enjôo e vômitos) de pequena intensidade. Em pessoas predispostas, o uso de altas doses de vitamina C pode ocasionar cálculos urinários de oxalato ou urato.
POSOLOGIA:
Um comprimido efervescente ao dia, dissolvido em água.
SUPERDOSAGEM:
Não existem relatos de intoxicação por superdosagem da vitamina C. Em caso de reações adversas, suspender o uso do produto e, se necessário, utilizar medicação sintomática.
PACIENTES IDOSOS:
Não existem advertências ou recomendações especiais sobre o uso do produto por pacientes idosos.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Número do lote, data da fabricação e data da validade: vide cartucho.
Registro MS – 1.0497.0247 Farm. Resp.: Ishii Massayuki CRF-SP n° 4863
UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL S/A
Rua Cel. Luiz Tenório de Brito, 90 – Embu-Guaçu – SP CEP 06900-000 – SAC 0800 11 1559 CNPJ 60.665.981/0001-18 – Indústria Brasileira