Princípio ativo: terbinafinaBinafin
Princípio ativo Terbinafina.

Efeitos Colaterais de Binafin

Comprimidos: BINAFIN® é, geralmente, bem tolerado. Os efeitos colaterais são leves ou moderados e temporários. Os sintomas mais frequentes são gastrintestinais (sensação de plenitude gástrica, perda de apetite, náuseas, dor abdominal leve, diarréia) ou reações cutâneas sem gravidade (exantemas, urticária).

Observaram-se casos isolados de reações cutâneas sérias (por exemplo, síndrome de Stevens-Johnson, necrolise epidérmica tóxica). Se ocorrer erupção cutânea progressiva deve-se interromper o tratamento com BINAFIN®
Raramente, BINAFIN® pode causar alteração do paladar, inclusive perda do mesmo, que se recupera algumas semanas após a interrupção do medicamento.

Foram relatados casos isolados de disfunção hepatobiliar significativa. Embora não se tenha estabelecido relação causal com o medicamento, deve-se interromper o tratamento com BINAFIN®, caso se desenvolva disfunção hepatobiliar.

Creme: Ocasionalmente ocorre vermelhidão, prurido ou sensação de ardor no local da aplicação; porém , raramente o tratamento tem que ser interrompido por esse motivo. Esses sintomas inofensivos devem ser diferenciados das reações alérgicas que são raras, mas que requerem a interrupção do tratamento.

Precauções

Comprimidos: Pacientes com disfunção hepática grave ou função renal alterada (depuração da creatinina inferior a 50 ml/min ou sérica superior a 300mmol/l) pré-existentes, devem receber metade da dose normal.

Creme: Destina-se exclusivamente ao uso externo. Deve-se evitar o contato com os olhos.

Gravidez e lactação
Os estudos de toxicidade fetal e de fecundidade em animais não indicam qualquer efeito adverso. Como a experiência clínica em mulheres grávidas é muito limitada, TERBINAFINA não deve ser administrado durante a gravidez, a menos que as potenciais vantagens suplantem os riscos possíveis.

A TERBINAFINA é excretada por leite materno; portanto, as mães tratadas com BINAFIN® por via oral não deverão amamentar. Se o tratamento for tópico, é improvável que as pequenas quantidades absorvidas pela pele afetem o lactente.

Apresentações

Creme 1%: Bisnaga com 20g.

Comprimido de 125mg (para uso pediátrico): Caixa com 14 e 28 comprimidos.

Comprimido de 250mg (para uso adulto): Caixa com 14 e 28 comprimidos.

Composições

Cada comprimido (para uso pediátrico) contém:
Terbinafina (como cloridrato) ………………..125mg
Excipientes: lactose, celulose microcristalina, estearato de magnésio, glicolato de amido sódico, dióxido de silício, hidroxipropilmetilcelulose, álcool etílico, cloreto de metileno.

Cada comprimido (para uso adulto) contém:
Terbinafina (como cloridrato)………………..250mg
Excipientes: lactose, celulose microcristalina, estearato de magnésio, glicolato de amido sódico, dióxido de silício, hidroxipropilmetilcelulose, álcool etílico, cloreto de metileno
Cada grama de creme contém:
Terbinafina (como cloridrato)………………..10mg
Veículos: monoestearato etoxilado de sorbitano, miristato de isopropila, água deionizada, metilparabeno, propilparabeno, polietilenoglicol, vaselina liquida, EDTA dissódico, propilenoglicol, glicerina, butilhidróxitolueno.

Contraindicações

Hipersensibilidade à TERBINAFINA ou a qualquer dos componentes do creme e comprimido.

Modo de Uso

A duração do tratamento varia de acordo com indicação e a severidade da infecção.

Comprimido:
Crianças: não há dados disponíveis sobre uso em crianças com menos de dois anos de idade (geralmente < 12kg)
Administração em crianças, em dose única diária, conforme faixa de peso:
Adultos: 250 mg, uma vez ao dia.

Infecções cutâneas
Duração provável do tratamento;
Tinea dos pés (interdigital, plantar/tipo mocassim): 2 a 6 semanas.

Tinea corpo, crural: 2 a 4 semanas
Candidíase cutânea: 2 a 4 semanas
A cura micológica pode preceder de algumas semanas o desaparecimento completo dos sinais e sintomas da infecção .

Infecções do couro cabeludo e cabelos
Duração provável do tratamento:
Tinea capitis: 4 semanas.

Superdosagem

Até o momento não foi registrado nenhum caso de superdosagem. Os efeitos adversos no homem indicam que os sintomas principais de uma superdosagem aguda seriam gastrintestinais, como por exemplo, náusea ou vômito. Nesse caso, poderia ser necessária lavagem gástrica ou tratamento sintomático de apoio.

“ATENÇÃO” este produto é um novo medicamento e embora as pesquisas realizadas tenham eficácia e segurança quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis ainda não descritas ou conhecidas. Em casos de suspeita de reação adversa o médico responsável deve ser notificado.

Laboratório

Vitapan Indústria Farmacêutica Ltda.

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Lamisil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *