Princípios ativos: ciprofloxacino, dexametasona

Antibióticos – Receituário simples em duas vias

Biamotil Oculum

biamotil- d    

Oculum

Cloridrato de ciprofloxacina

Dexametasona

Composições – BIAMOTIL Oculum

Colírio: Cloridrato de ciprofloxacina (equivalente e 3 mg de ciprofloxacina) 3,5 mg; dexametasona 1,0 mg; veículo q.s.p. 1 ml; veículo basicamente constituído de ácido bórico, polissorbato 80, edetato de sódio e cloreto de benzalcônio. Pomada oftálmica Cloridrato de ciprofloxacina (equivalente a 3 mg de ciprofloxacina) 3,5 mg; dexametasona 1,0 mg; excipiente q.s.p. 1 g.

Informações técnicas – BIAMOTIL Oculum

A ciprofloxacina é um antibiótico pertencente ao grupo das quinolonas. Age através do bloqueio da DNA girase, com efeito bactericida contra amplo espectro de bactérias Gram- positivas e Gram-negativas. A dexametasona é um glicocorticóide sintético, que inibe a resposta inflamatória induzida por agentes de natureza mecânica, química ou imunológica, aliviando os sintomas de prurido, ardor, vermelhidão e edema.

Indicações – BIAMOTIL Oculum

Infecções oculares causadas por microrganismos suscetíveis, quando for necessária a ação antiinflamatória da dexametasona.

Precauções – BIAMOTIL Oculum

O uso prolongado de ciprofloxacina pode ocasionalmente favorecer a infecção por microrganismos não- sensíveis, inclusive fungos. Recomenda-se examinar periodicamente o paciente pela biomicroscopia em lâmpada de fenda e, quando apropriado, utilizando coloração de fluoresceína. Em tratamentos prolongados é aconselhável o controle frequente da pressão intra-ocular. O uso do produto deve ser interrompido ao primeiro sinal de rash cutâneo ou qualquer outra reação de hipersensibilidade. O produto somente deverá ser utilizado na gravidez ou no período de amamentação quando, a critério médico, o beneficio para a mãe justificar o risco potencial para o feto ou a criança. O uso prolongado de dexametasona pode resultar em opacificação do cristalino (catarata), aumento de pressão intra-ocular em pacientes sensíveis e infecções secundárias.

Posologia – BIAMOTIL Oculum

Colírio: Instilar 1 ou 2 gotas a cada quatro horas por um período aproximado de 7 dias. Durante as primeiras 24 a 48 horas, a dosagem pode ser aumentada para 1 ou 2 gotas a cada 2 horas, de acordo com o critério médico. Pomada oftálmica: Aplicar uma pequena quantidade no saco conjuntival inferior, 3 a 4 vezes por dia, ou a critério médico. Para maior comodidade o colírio poderá ser utilizado durante o dia e a pomada à noite, ao deitar.

Apresentações – BIAMOTIL Oculum

Colírio: Frasco plástico conta- gotas, hermeticamente fechado e estéril, com 5 ml. Pomada oftálmica: Bisnaga contendo 3,5 g.

LABORATÓRIO

ALLERGAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *