Princípio ativo: cloridrato de benzidamina

C1 – Receituário de controle especial em duas vias

Benzidrol

cloridrato de benzidamina

LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE USAR O MEDICAMENTO

FORMAFARMACÊUTICAEAPRESENTAÇÕES m

Colutório de 1,5 mg/mL nos sabores cereja, laranja, limão e menta: frasco com 150 mL, 250 mL e frasco spray com 30 mL.

USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO

FÓRMULA

Cada mL do colutório sabor cereja contém:

cloridrato de benzidamina……..1,5mg

excipiente q.s.p…………1mL

Excipientes: glicerol, metilparabeno, laurato de sorbitana, sacarina sódica, aroma de menta piperita líquido, aroma artificial de cereja líquido, corante vermelho 40, citrato de sódio, ácido cítrico, álcool etílico e água purificada.

Cada mL do colutório sabor laranja contém:

cloridrato de benzidamina……..1,5mg

excipiente q.s.p…………1mL

Excipientes: glicerol, metilparabeno, laurato de sorbitana, sacarina sódica, corante amarelo crepúsculo, aroma de menta piperita líquido, aroma de laranja líquido, citrato de sódio, ácido cítrico, álcool etílico e água purificada.

Cada mL do colutório sabor limão contém:

cloridrato de benzidamina……..1,5mg

excipiente q.s.p…………1mL

Excipientes: glicerol, metilparabeno, laurato de sorbitana, sacarina sódica, corante amarelo n° 10, aroma de menta piperita líquido, aroma de limão líquido, citrato de sódio, ácido cítrico, álcool etílico e água purificada.

Cada mL do colutório sabor menta contém:

cloridrato de benzidamina……..1,5mg

excipiente q.s.p…………1mL

Excipientes: glicerol, metilparabeno, laurato de sorbitana, sacarina sódica, corante verde folha, aroma de menta piperita líquido, citrato de sódio, ácido cítrico, álcool etílico e água purificada.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Benzidrol possui propriedades anti-inflamatória, analgésica e anestésica, aliviando os processos inflamatórios e dolorosos da boca e garganta.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?

Este medicamento é indicado para o tratamento de inflamações e dores na boca e garganta.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Este medicamento não deve ser utilizado por pacientes que apresentam alergia a benzidamina ou a qualquer outro componente da fórmula. Este medicamento deve ser utilizado topicamente em gargarejos e bochechos, não devendo ser ingerido. Pacientes que apresentam insuficiência renal devem consultaro médico antes de usar este medicamento. Este medicamento não contém açúcar. Em casos de gravidez e amamentação, como regra geral, deve-se evitar o uso de medicamentos neste período. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

"Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis". "Informe ao médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento".

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Benzidrol colutório apresenta-se como solução límpida, de coloração vermelha para o sabor cereja, coloração laranja para o sabor laranja, coloração ? amarela para o sabor limão e coloração verde para o . sabor menta. Cada sabor possui odor característico. Colutório: 2, 3 ou mais bochechos ou gargarejos ao _ dia com 15 mL do colutório puro ou diluído em um pouco de água. Utilizar a tampa do frasco como copo- ~~ medida.

Colutório (Spray): fazer 2 a 6 nebulizações ao dia B

nas áreas inflamadas da boca e garganta.

"Siga corretamente o modo de usar. Não

desaparecendo os sintomas, procure orientação

médica ou de seu cirurgião-dentista".

"Não use o medicamento com o prazo de validade

vencido. Antes de usar observe o aspecto do

medicamento".

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?

Informe seu médico caso apareça reações desagradáveis como a sensibilização decorrente do uso prolongado de Benzidrol. Nesse caso, o tratamento deve ser interrompido. O uso de Benzidrol colutório não diluído em pacientes com alterações da mucosa pode produzir irritação local sob forma de ardor.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?

Em caso de ingestão acidental ou superdosagem, entre imediatamente em contato com seu médico ou procure um pronto-socorro, informando a quantidade exata ingerida do produto, horário da ingestão e os sintomas.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Este medicamento deve ser mantido na sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C), em lugar seco, fresco e ao abrigo da luz. Nestas condições o prazo de validade é de 24 meses a contar da data de fabricação.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS -^-^h

Este medicamento apresenta como princípio ativo o cloridrato de benzidamina, que possui ação anti-inflamatória e analgésica, sendo amplamente utilizado no tratamento de afecções que apresentam como fator comum a dor e a tumefação. O cloridrato de benzidamina apresenta, ainda, ação anestésica local e histoprotetora, estimula a cicatrização e acelera o processo de recuperação dos tecidos lesados.

O cloridrato de benzidamina é um derivado do indazol, não apresentando, portanto, os efeitos colaterais dos compostos esteroides.

INDICAÇÕES

Em Odontologia: altas, glossites, estomatites, gengivites de diferentes etiologias, periodontopatias, tratamento auxiliar da terapêutica dentária conservadora e extrativa, hipersensibilidade da dentina.

Em Otorrinolaringologia: Anginas, amigdalites, faringites e laringites, inflamações da mucosa da cavidade oral provocadas por fatores físicos (radioterapia, entubação).

No pós-operatório de amigdalectomias, de fraturas de mandíbulas, de cistos maxilares, de calculoses salivares, etc.

CONTRAINDICAÇÕES

Este medicamento é contraindicado para pacientes com história de hipersensibilidade ao cloridrato de benzidamina ou aos demais componentes da fórmula.

MODO DE USAR E CONSERVAÇÃO DEPOIS DE ABERTO

Colutório: 2, 3 ou mais bochechos ou gargarejos ao dia com 15 mL do colutório puro ou diluído em um pouco de água. Utilizar a tampa do frasco como copo-medida.

Colutório (Spray): fazer 2 a 6 nebulizações ao dia nas áreas inflamadas da boca e garganta. Depois de aberto, este medicamento deve ser mantido na sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C), em lugar seco, fresco e ao abrigo da luz.

POSOLOGIA

Colutório: 2, 3 ou mais bochechos ou gargarejos ao dia com 15 mL do colutório puro ou diluído em um pouco de água. Utilizar a tampa do frasco como copo-medida.

Colutório (Spray): fazer 2 a 6 nebulizações ao dia nas áreas inflamadas da boca e garganta.

ADVERTÊNCIAS

Benzidrol colutório destina-se ao uso tópico em gargarejos e bochechos, não devendo, portanto, ser ingerido.

Como o cloridrato de benzidamina é absorvido pela mucosa oral e excretado praticamente inalterado na urina, deve-se levar em consideração uma possível ação sistêmica em pacientes com insuficiência renal. Em caso de gravidez e amamentação, como regra geral, deve-se evitar qualquer medicamento neste período.

Benzidrol colutório e colutório (spray) não contêm açúcar.

USO EM IDOSOS, CRIANÇAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO

Pacientes idosos: Não há até o momento estudos específicos relacionando a idade ao uso do produto.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Não são conhecidas interações com outros medicamentos nem outras formas de interações.

REAÇÕES ADVERSAS AMEDICAMENTOS

O uso prolongado de Benzidrol pode causar sensibilização. Nesse caso, o tratamento deve ser interrompido.

O uso de Benzidrol colutório não diluído pode produzir irritação local, que se manifesta sob forma de ardor em pacientes com alterações da mucosa.

SUPERDOSEI

Em caso de ingestão acidental de doses elevadas poderão ocorrer agitação, ansiedade, alucinações e convulsões.

ARMAZENAGEM

Este medicamento deve ser armazenado na sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C), em lugar seco, fresco e ao abrigo da luz. Nestas condições o prazo de validade é de 24 meses a contar da data de fabricação.

Reg. noM.S. 1.2568.0206

Farmacêutico Responsável: Dr. Luiz Donaduzzi CRF-PR 5842 prati, donaduzzi & oa ltda

Rua Mrtsugoro Tanaka, 145 

0800 709 9333 / (45) 2103-1166

Centro Industrial Nilton Arruda Toledo – PR ft* www.pratidonaduzzi.com.br

CNPJ 73.85S.593/0001-6S ^/ cac@pratldonadiizzl.com.br

INDÚSTRIA BRASILEIRA_

8042-402703-R0 – Bula 160×200 – Data Rev. 22/09/09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.