Princípio ativo: vitamina b12

Bedozil

vitamina B12

Injetável

USO ADULTO

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES:

Solução Injetável: 1.000mcg e 5.000mcg Caixas contendo 10 ampolas de 2 ml – uso I.M. Caixas contendo 50 ampolas de 2 ml – uso I.M.

COMPOSIÇÃO – Por ampola_

Cada 2 ml do produto contém:

Cianocobalamina (Vitamina B12)…….1.000 mcg – 5.000 mcg

Veículo q.s.p (Cloreto de sódio)…………….. 2 ml – 2 ml

INFORMAÇÃO AO PACIENTE_

– Mantenha Bedozil em local fresco, ao abrigo da luz direta.

– Observe o prazo de validade e não administre medicamento com o prazo de validade vencido. O prazo de validade encontra-se gravado na embalagem externa e na ampola.

– Bedozil é usado para o tratamento das nevralgias e dores de origem reumática ou traumática, seu emprego em altas doses, de grande eficácia clínica e totalmente desprovida de efeitos secundários .

– A solução injetável de Bedozil deve ser aplicada somente por via intramuscular.

– O aparecimento de reações alérgicas por administração de Bedozil deve ser comunicado imediatamente ao médico assistente.

– Gravidez e lactação: Seu uso deve ser monitorado pelo médico.

"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS." "NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO; PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE"

INFORMAÇÕES TÉCNICAS_

Propriedades.

Age como coenzima em várias funções metabólicas, incluindo o metabolismo das gorduras, carboidratos e síntese de proteínas. É indispensável ao crescimento, reprodução celular, hematopoiese, e síntese de nucleoproteinas e mielina, devido ao seu efeito sobre o metabolismo de metionina, ácido fólico e ácido malônico. É absorvida com facilidade no trato gastrintestinal (exceto nas síndromes de má-absorção), sobretudo na metade inferior do íleo. A presença do fator intrínseco (FI) é essencial para sua absorção oral pois ocorre a formação do complexo vitamina B12-FI no estômago, que passa para o intestino, local onde se liga aos receptores da vitamina B12 presentes na mucosa do íleo, sendo, desta forma, absorvida passando à circulação. Sua ligação às proteínas é muito alta (proteínas plasmáticas específicas denominadas transcobalaminas). Metaboliza-se no fígado e elimina-se por via biliar. As quantidades superiores às necessidades diárias são excretadas pela urina.

INDICAÇÕES_

Bedozil 1.000 e Bedozil 5.000 são indicados como terapêuticos coadjuvante de neuropatias sensoriais suscetíveis a doses maciças de Cianocobalamina e para a prevenção e tratamento de uma variedade de afecções envolvendo deficiência desta vitamina. Bedozil 1.000 e Bedozil 5.000 são indicados para as seguintes neuropatias sensoriais: Nevralgias de origem reumática: ciática, lomboartrose, cervicobraquialgias, artrite, periartrite e mialgias. Síndromes neurológicas periféricas: como componente sensitivo. Nevralgias tóxicas e metabólicas: polineurite etílica, neuropatia diabética, neurites tóxicas. Nevralgias ortopédicas e traumáticas: artrose lombar, poliradicoloneurite, mialgias, artrite, neuroma de amputação.

Neurites de etiologia desconhecida: nevralgias do trigêmio.

Anemia perniciosa (por falta ou inibição do fator intrínseco). Profilaxia e tratamento de deficiência vitamínica devido a nutrição inadequada ou má-absorção intestinal. Não deve ser administrada como suplemento dietético antes de assegurar-se de não se tratar de uma anemia perniciosa ou deficiência de ácido fólico. Como suplemento em pacientes que recebem nutrição parenteral. Gravidez. Lactação.

CONTRA-INDICAÇÕES_

Hipersensibilidade à vitamina B12. Doença de Leber, pois têm-se produzido casos de atrofia do nervo ótico imediatamente após a administração, pois as concentrações de vitamina B12, neste caso, já são bastante elevadas.

INTERAÇÕES:_

As formulações contendo potássio de liberação lenta, bem como os aminosalicilatos, colestiramina, colchicina e neomicina podem reduzir a absorção da vitamina B12 no trato gastrintestinal. O ácido ascórbico pode degradar a vitamina B12. O uso simultâneo com cloranfenicol pode antagonizar a resposta hematopoiética à vitamina B12.

REAÇÕES ADVERSAS E PRECAUÇÕES:_

Raramente provoca toxicidade em indivíduos com função renal normal. Pode provocar erupção cutânea ou prurido, sibilâncias (reação anafilática após a administração parenteral). Gravidez e Lactação: Não foram realizados estudos com mulheres grávidas e a vitamina B12, contudo é recomendado desde que com acompanhamento médico o uso de até 4 mcg/dia de vitamina B12 durante o período da gravidez.

Já se sabe que a vitamina B12 é excretada no leite materno, na proporção de sua concentração no sangue da mãe.

Seu uso como de qualquer outro medicamento neste período deve ser feito com acompanhamento médico.

Pacientes com mais de 65 anos: O produto pode ser usado por pessoas acima de 65 anos de idade, desde que observadas as precauções comuns ao medicamento.

MODO DE USAR E POSOLOGIA_

Bedozil 1.000: 1 ampola diariamente intramuscular ou de acordo com o critério médico. Bedozil 5.000: 1 ampola diariamente intramuscular, até a remissão da dor, ou a critério médico.

SUPERDOSAGEM_

Não foram relatados casos de superdosagem pelo uso de vitamina B12 injetável até o momento. -GUARDAR EM LUGAR FRESCO-

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Siga corretamente o modo de usar; não desaparecendo os sintomas, procure orientação

médica.

Reg. MS n° 1.0577.0041.001-6 – 1000 mcg cx 10 amp 2 ml

1.0577.0041.002- 4 – 1000 mcg cx 50 amp 2 ml

1.0577.0041.003- 2 – 5000 mcg cx 10 amp 2 ml

1.0577.0041.004- 0 – 5000 mcg cx 50 amp 2 ml N° do lote, data de fabricação e validade: vide cartucho.

Farm. Responsável: Dra. Elaine C.M.Pessôa – CRF-SP n° 14.059

BUNKER INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA

Rua: Aníbal dos Anjos Carvalho, 212 Cidade Dutra São Paulo – SP – Fone: (11) 5666-0266 C.N.P.J. 47.100.862/0001-50

Serviço de Atendimento ao Cliente: SAC 0800.142110

INDÚSTRIA BRASILEIRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.