Princípios ativos: sulfametoxazol, trimetoprima

Antibióticos – Receituário simples em duas vias

Baczin
Classe terapêutica dos Antibióticos
Princípios ativos Sulfametoxazol e Trimetoprima.

Indicações de Baczin

Infecções bacterianas do trato urinário causadas por E. coli, Klebsiella sp., Enterobacter sp., P. mirabilis e Morganella morganii.

Exacerbação aguda de bronquite crônica em adultos causada por Haemophilus influenzae ou Streptococcus pneumoniae.

Enterocolite causada por Shigella flexneri e S. sonnei.

Otite média aguda em crianças causada por H. influenzae e S. pneumoniae; não é indicada para uso profilático ou por tempo prolongado.

Agente de primeira escolha para tratamento de pneumonia causada por Pneumocystis carinii. Contudo, em pacientes com AIDS, alguns médicos preferem pentamidina como agente da eleição, pois é menos tóxica e mais eficaz nestes pacientes.

Infecções por clamídias de ferimentos por queimaduras, por Haemophilus intra-abdominais, ósseos do trato biliar e do trato geniturinário.

Tratamento de cancróide, diarréia de viajantes, endocardite bacteriana, febre paratifóide e tifóide, quando o cloranfenicol ou a ampicilina são contra-indicados, gonorréia, granuloma inguinal, linfogranuloma venéreo, nocardiose, paracocci-dioidomicose, portadores meningocócitos e sinusite.

Profilaxia de diarréia de viajantes, febre reumática e infecções bacterianas do trato urinário.

Efeitos Colaterais de Baczin

As reações adversas dermatológicas incluem: erupções cutâneas, prurido, eritema multiforme, dermatite esfoliativa, necrólise epidérmica.

Gastrintestinais: náuseas, vômitos, dor epigástrica, anorexia, glossite, estomatite.

Hematológicas: trombocitopenia, leucopenia, neutropenia, anemia megaloblástica, eosinofilia, agranulocitose, aplasia medular, anemia hemolítica.

Hepáticas: elevação da transaminase e bilirrubinas, icterícia colestática.

Outras: calafrios, febre, vasculite alérgica, síndrome do tipo lupo eritematoso, anafilaxia, nefrite intersticial.

Apresentação

Suspensão Oral: Caixa com 01 e 50 frascos contendo 60ml
Comprimido: Caixa com12 comprimidos

Composição

Cada comprimido contém:
Sulfametoxazol 400mg
Trimetoprima 80mg
Excipientes: amido de milho, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, lauril sulfato de sódio, manitol.

Cada 5ml de suspensão contém:
Sulfametoxazol 200mg
Trimetoprima 40mg
Veículos: água deionizada, dióxido de silício, sacarina sódica, metilparabeno, propilparabeno, sorbitol, corante, carboximetilcelulose, polissorbato 80 e aroma de tutti-frutti.

Contraindicações

BACZIN® é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade a SULFAMETOXAZOL e/ou TRIMETOPRIMA, anemia megaloblástica devido à deficiência de folato, na gravidez e lactação, insuficiência hepática ou renal, crianças menores de dois meses de idade.

Interações Medicamentosas

SULFAMETOXAZOL pode deslocar substâncias de suas ligações protéicas ou inibir sua inativação. Assim sendo, é necessário maior controle no uso concomitante com antidiabéticos orais, anticoagulantes cumarínicos, fenitoína, metotrexato.

Modo de Uso

Via oral, como antibacteriano, adultos e crianças acima de 12 anos, 2 comprimidos a cada 12 horas ou 20ml de suspensão (ou seja: 2 colheres de sobremesa) a cada 12 horas, geralmente para a maioria das infecções; em circunstâncias especiais, pacientes com doença grave ou com risco de vida, administram-se doses mais elevadas; deve-se reduzir a dose em pacientes com insuficiência renal; em ambos os casos, a critério médico.

Via oral, crianças acima de dois meses, 40mg/Kg de SULFAMETOXAZOL e 8mg/Kg de TRIMETOPRIMA por dia, dividida em duas tomadas, a cada 12 horas.

Para pacientes com clearance de creatinina entre 15 e 30ml/min, a dose deve ser a metade da posologia padrão. Nos pacientes com clearance inferior a 15ml/min, não se indica a presente associação.

Gonorréia em adultos: 5 comprimidos, 2 vezes ao dia (manhã e noite), em único dia de tratamento.

Laboratório

Vitapan Indústria Farmacêutica Ltda.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Adermikon C, Ambezetal, Amicacina, Amicilon, Amikin

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Bacgen, Bacris, Bactricin, Bactrim, Bactropin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.