Princípio ativo: mupirocina

Antibióticos – Receituário simples em duas vias

Bactroneo®

mupirocina

FORMAFARMACÊUTICAE APRESENTAÇÃO

Pomada Dermatológica 2%: Embalagem contendo bisnaga com 15g.

USO ADULTO EPEDIÁTRICO

USO DERMATOLÓGICO

COMPOSIÇÃO

Cada grama da pomada contém:

mupirocina……………..20 mg

excipientesq.s.p…………………….1g

(polietilenoglicol 4000, polietilenoglicol 400, butilhidroxitolueno, metilparabeno, propilparabeno, cloreto de benzalcônio, álcool etílico 96oGL).

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

– Bactroneo® tem ação antibacteriana indicado para o tratamento tópico de várias infecções dermatológicas bacterianas.

– Conservaremtemperaturaambiente(nãosuperiora25oC). Protegerdaluze umidade.

– Prazo de validade: VIDE CARTUCHO. Não use medicamento com o prazo de validade vencido; poderá ocorrer diminuiçãosignificativado seuefeito terapêutico.

– "Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término". "Informe seu médico se está amamentando".

– "O uso de Bactroneo®não é recomendado durante a gravidez ou em mulheres que estejam amamentando".

– "Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento". O produto não está indicado para o uso oftálmico ou intranasal. Deve ser evitado o contato de Bactroneo® com os olhos.

– "Nãointerrompero tratamento semo conhecimentodoseu médico".

– "Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: prurido, vermelhidão, sensação de ardência, de ferroadae ressecamentodapele".

-"TODOMEDICAMENTODEVESER MANTIDO FORADOALCANCEDASCRIANÇAS".

– O uso do produto é contra-indicado parapacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. O uso do produto em lesões extensas deve ser feito com cautela devido a possível absorção do polietilenoglicol, que é potencialmente tóxico aos rins.

– Deve-setomarcuidado especial, afim de que oprodutonãoentreem contato comos olhos.

– "Informe seu médicosobre qualquermedicamento que estejausando antesdoinícioouduranteo tratamento".

– "NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARAA

SAÚDE".

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

A mupirocina (ácido pseudomônico) é produzida porfermentação da Pseudomonas fluorescens e possui uma estruturaquímicatotalmentediferentedosoutros antibióticos.

Inibe a síntese bacteriana de proteínas por ligação específica e reversível à enzima isoleucil transfer-RNA sintetase. Produz um efeito bacteriostático, mas também pode ser bactericida em altas concentrações do fármaco. Suaabsorção na peleéescassa, maséativacontra bactériasaeróbiascomo Staphylococcus aureus, S. epidermidis, S. saprophyticuse Streptococcuspyogenes. Possui boa atividade contraalgumas bactérias Gram-negativas como Haemophilus influenzae, Escherichia coli e Proteus mirabilis. Sua atividade antimicrobiana é maior em pH ácido. Não foi observada resistência cruzada da mupirocina com outros antibióticos comumente usados.

INDICAÇÃO

É indicado para o tratamento tópico de infecções dermatológicas causadas por patógenos sensíveis à mupirocina.

CONTRA-INDICAÇÕES

BACTRONEO® É CONTRA-INDICADO PARA PACIENTES COM HISTÓRICO DE HIPERSENSIBILIDADE AOS COMPONENTES DA FÓRMULA. GRAVIDEZ, LACTAÇÃO E INSUFICIÊNCIA RENAL.

PRECAUÇÕES

Deve ser usado com cuidado no tratamento de queimaduras extensas, ulcerações tróficas e outras lesões maiores onde seja possível a absorção de grandes quantidades do veículo, devido ao potencial nefrotóxico do polietilenoglicol. Cuidados especiais devem ser tomados em pacientes com comprometimento renal moderado ou grave. Não éindicado para uso oftálmico ou intranasal. Quando for usado em região periorbital todo cuidado deve ser tomado, pois pode provocar irritação conjuntival. Em caso de ingestão acidental do produto, recomenda-se lavar a boca com águae ingerir grandequantidade de líquidos. Como acontece com qualquer produto antibacteriano, o uso prolongado pode favorecer o crescimento demicrorganismos não suscetíveis àdroga, inclusivedefungos.

Não existem estudos controlados adequados em grávidas, portanto, o uso destadrogaduranteagravidez deve ser evitado, a menos que, a critério do médico, os benefícios terapêuticos superem os riscos potenciais.

Alguns cuidados devem ser considerados para o uso do produto durante o período de lactação. Se a mama que está amamentando necessitar do uso de Bactroneo®, a amamentação, nestamama, deveráser descontinuadatemporariamenteeo leitedescartadoduranteo tratamento.

INTERAÇÕESMEDICAMENTOSAS

Nenhuma interação medicamentosa foi identificada com a mupirocina quando utilizada topicamente. Contudo, o produto não deve ser diluído ou usado como base para incorporação de outros medicamentos.

REAÇÕES ADVERSAS

Reações de sensibilização local à mupirocina ou à base da pomada têm sido raramente reportadas, tais como prurido, eritema, sensação deardência, ferroadaeressecamento dapele.

ALTERAÇÕESEM EXAMESCLÍNICOS E LABORATORIAIS

Não existemrelatosde alteraçõesem exames clínicose laboratoriais.

POSOLOGIA

Aplicar uma fina camada da pomada sobrea áreaafetada, 3vezes ao dia. O tratamento não deve exceder 10 dias, dependendo darespostaaoproduto.

SUPERDOSE ®

Não se têm relatos de casos de superdose com Bactroneo® pomada, uma vez que a passagem da droga para a circulação geral é insignificante.

PACIENTESIDOSOS

O uso em pacientes idosos (acima de 60anos) requerprescrição e acompanhamento médico.

Registro M.S. n° 1.0465.0257 Farm. Responsável: Dr. Marco Aurélio Limirio G. Filho – CRF-GO n° 3.524 N° do lote, data de fabricação e prazo de validade:

VIDE CARTUCHO

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Prezado Cliente:

Você acaba de receber um produto Neo Química. Em caso de alguma dúvida quanto ao produto, lote, data de fabricação, ligue para nosso SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Laboratório Neo Química Com. e Ind. Ltda. VPR 1 – Quadra 2-A- Módulo 4 – DAIA – Anápolis – GO – CEP 75132-020 ^ www.neoquimica.com.br 592^00402 C.N.P.J.: 29.785.870/0001-03 – Indústria Brasileira 3000436 – 10/2006

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.