Princípios ativos: sulfametoxazol, trimetoprima

Antibióticos – Receituário simples em duas vias

Bacris
Princípios ativos Sulfametoxazol e Trimetoprima.

Indicações de Bacris

Indicado no tratamento de infecções típicas do trato urinário por Escherichia coli, Proteus sp, Bacteroides fragilis; etc.

Usado em infecções também por bactérias gram-positivas.

Efeitos Colaterais de Bacris

Podem ocorrer náuseas, vômitos e erupções da pele. Em casos isolados, observaram-se alterações hematológicas, principalmente em idosos, caracterizados por trombocitopenia, leucopenia, neutropenia e, raramente, púrpura e agranulocitose. Estes efeitos apresentam-se de forma suave e são reversíveis após suspensão do tratamento.

Precauções

Quando a função renal estiver perturbada, reduzir a dose ou aumentar os intervalos entre as tomadas para evitar fenômenos cumulativos. Nesses casos convém determinar a concentração plasmática do medicamento. No decorrer de um tratamento prolongado com Bacris® recomenda-se o controle regular do hemograma.

Apresentação

Caixa com 50 blísteres com 10 comprimidos.

Caixa com 1 frasco com 50 ml de suspensão oral + copos medida

Composição

COMPRIMIDOS SUSPENSÃO
Sulfametoxazol (DCB 1135.01-5) ……………….. 400 mg 40 mg
Trimetoprima (DCB 1251.01-5) ……………….. 80 mg 8 mg
Excipiente q.s.p. ……………….. 1 comp. –
Veículo q.s.p. ……………….. – 1 ml
(Excipiente: amido de milho, estearato de magnésio, glicerol, manitol, talco, polisorbato 80, glicolato sódico de amido)
(Veículo: sacarina sódica, sacarose, corante vermelho ponceau, aroma framboesa, metilparabeno, propilenoglicol, sorbitol 70%, polisorbato 80, dimeticona, alginato de sódio, água purificada)

Contraindicações

É contra-indicado em pacientes com lesão acentuada no parênquima hepático, discrasias sanguíneas ou insuficiência renal grave. Não deve ser administrado a grávidas e pacientes com hipersensibilidade a sulfonamidas e à Trimetoprima.

Interação Medicamentosa

Em razão das similaridades químicas, pode haver aumento da ação dos diuréticos tiazídicos e dos hipoglicemiantes.

Modo de Uso

Comprimidos:
Adultos e crianças com mais de 12 anos:- dose habitual de 2 comprimidos duas vezes ao dia, pela manhã e à noite ao se deitar.

Dose mínima e dose para tratamento prolongado (mais de 15 dias):- 1 comprimido duas vezes ao dia.

Dose máxima (casos especialmente graves):- 3 comprimidos, duas vezes ao dia.

Crianças:- dose inicial de 50 mg/kg de sulfametoxazol e 15 mg de trimetroprima seguindo-se por 25 mg/kg de sulfametoxazol e 7,5 mg de trimetoprima de 12 em 12 horas.

Suspensão:
Adultos:- dose inicial de 1.600 mg de sulfametoxazol e 320 mg de trimetoprima seguindo-se por 800 mg de sulfametoxazol e 160 mg de trimetroprima.

Crianças:- dose inicial de 50 mg/kg de sulfametoxazol e 15 mg de trimetoprima, seguindo-se por 25 mg/kg de sulfametoxazol e 7,5 mg de trimetoprima de 12 em 12 horas.

Laboratório

Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Bacgen, Bactricin, Bactrim, Bactropin, Baczin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *