Princípios ativos: azul patente v, cloreto de sódioAzul Patente v

Laboratório

Guerbet

Apresentação de Azul Patente v

cx. c/ 5 amp. de 2 ml da sol. inj. Composição: Azul Patente v (sal sódico) 50,00 mg Cloreto de sódio 12,00 mg Fosfato dissódico 12.H2O (tampão) 1,00 mg Água para inj. q.s.p 2 ml

Azul Patente v – Indicações

Estudo da circulação linfática, localização dos vasos linfáticos em linfografia e em cirurgia, localização de áreas necrosadas de queimaduras vastas e profundas e localização de territórios arteriais.

Contra-indicações de Azul Patente v

Até o momento, não são conhecidas outras condições que contra-indiquem o uso do produto, a não ser hipersensibilidade ao próprio Azul Patente v (sal sódico). Desaconselhado o uso do produto durante gravidez.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Azul Patente v

Embora raras, reações secundárias do tipo alérgica, mais ou menos intensas, podem ocorrer. Esses eventuais fenômenos alérgicos cedem rapidamente com o uso de corticóides e anti-histamínicos. Se forem de natureza mais grave, tais como colapso periférico com estado de choque, dispnéia e edema de glote, cederão mediante terapêutica habitual de emergência.

Azul Patente v – Posologia

Membros inferiores: Injetar 0,5 a 1,0 ml da solução a 2,5 % de Azul Patente v, por via subcutânea, ao nível do primeiro espaço intermetatarsiano, na base do dedo grande do pé, ponto em que os linfáticos são mais facilmente encontrados e mais comodamente localizados. A injeção é praticamente indolor, não sendo necessária a mistura de um anestésico. Na criança, as doses utilizadas devem ser reduzidas e as concentrações menos elevadas, sob pena de se obter coloração difusa e transitória dos tecidos. São necessárias precauções para evitar manchas particularmente resistentes, recomendando-se usar seringa com trava, e também calçar luvas. Membros superiores: Injetar 1,0 ml da solução a 2,5 % de Azul Patente v, por via subcutânea, ao nível do primeiro espaço intermetacarpiano ou no tecido celular da eminência tenar ou hipotenar ou ainda na prega do cotovelo.

Azul Patente v – Informações

Concentração da solução: 2,5 % O Azul Patente v é um corante da família do trifenilmetano e quimicamente corresponde ao sal sódico do bis(dietilamino-4-fenil)(hidroxi-5-dissulfo-2,4-fenil) metanol anidrido. O Azul Patente v é uma solução aquosa de Azul Patente v, estéril e tamponada à concentração de 2,5 %, através de fosfato monossódico. Essa solução é tornada isotônica pela adição de cloreto de sódio. A injeção subcutânea, conforme demonstrado em estudos, demarca, através de coloração característica, em poucos minutos, veias e vasos linfáticos. A injeção intravenosa difunde uma coloração azulada em todos os tecidos e mucosas. Essa coloração desaparece de 24 a 48 horas após a aplicação. A injeção intra-arterial colore seletivamente os tecidos e as mucosas do território correspondentes à arteria e permite delimitar a topografia da vascularização. Qualquer que seja a via de administração, a solução a 2,5 % de Azul Patente v é eliminada de 24 a 48 horas pela bile, principalmente, através da urina, que se colore fortemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.