Princípio ativo: gliclazidaAzukon Mr
Classe terapêutica dos Hipoglicemiantes Orais
Princípio ativo Glicazida.

Indicações de Azukon Mr

AZUKON MR está indicado para o tratamento oral de diabetes nãoinsulino dependente, diabetes no obeso, diabetes no idoso e diabetes com complicações vasculares.

Efeitos Colaterais de Azukon Mr

Foram relatados alguns casos de reações cutâneas com o uso de AZUKON MR, que regrediram após a interrupção do medicamento. Excepcionalmente podem ser observadas discrasias sangüíneas reversíveis.
Foram relatados, de forma rara, distúrbios digestivos do tipo: náuseas, vômitos, gastralgias, diarréia e constipação. Estes efeitos são diminuídos tomando AZUKON MR durante as refeições. Não foram referidas, até o momento, reações tipo “antabuse” quando AZUKON MR é usado concomitantemente com o álcool.

Precauções

AZUKON MR é usado no diabetes do adulto. Não deve ser usado durante a gravidez. AZUKON MR não dispensa em qualquer caso a dieta hipocalórica e/ou hipoglicídica. Os controles do diabético devem ser regularmente realizados. No caso de intervenção cirúrgica, o uso da insulina deve ser levado em conta.
A ingestão conjunta com álcool pode potencializar o efeito hipoglicemiante de AZUKON MR. Existe o risco de AZUKON MR promover a hipoglicemia quando administrado sem justificativa em diabéticos controlados com dieta, em pacientes com alimentação insuficiente e nos casos de insuficiência renal e/ou hepática graves. A ação microvascular de AZUKON MR não exige vigilância especial, pois não é anticoagulante.

Apresentação

Embalagens contendo 30 comprimidos de liberação modificada com 30 mg em 3 blísteres com 10 comprimidos.

Composição

Cada comprimido de liberação modificada contém 30 mg de gliclazida; Excipientes: Fosfato de cálcio dibásico anidro, lactose monohidratada, Povidone K30, hidroxipropilmetilcelulose, estearato de magnésio e dióxido de silício coloidal;

Contraindicações

Cetose grave, acidose, diabetes infanto-juvenil, coma e pré-coma diabético, insuficiência hepática ou renal grave, associação ao miconazol oral, pacientes com conhecida sensibilidade às sulfamidas e gravidez.

Interações Medicamentosas

Associações que podem levar à hipoglicemia: Miconazol oral, antiinflamatórios não-esteróides (principalmente os salicilatos), sulfamidas antibacterianas, cumarínicos, IMAOs, betabloqueadores, diazepam, tetraciclinas, cloranfenicol, clofibrato e maleato de perhexilina. Associações que podem reduzir a ação de AZUKON MR : Barbitúricos. Associações que podem levar à hiperglicemia: Corticóides, diuréticos, estroprogestativos.

Modo de Uso

A dose diária pode variar de 30 a 120 mg em uma única tomada oral. Recomenda-se a tomada do medicamento juntamente com o café da manhã. Em caso de esquecimento de uma dose, a dose do dia seguinte não deverá ser aumentada.

Superdosagem

A hipoglicemia é o sintoma mais freqüente. Nos casos graves com comprometimento do nível de consciência, administrar imediatamente glicose hipertônica a 10% ou 30%, por via endovenosa e proceder à hospitalização de urgência.

Laboratório

Torrent do Brasil

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Bioglic, Daonil, Debei, Diabinese, Diamicron

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.