Princípio ativo: azitromicina

Antibióticos – Receituário simples em duas vias

Azitroxil

Indicações de Azitroxil

No tratamento das infecções causadas por microorganismos susceptíveis à azitromicina diidrata, exemplo: infecções da pele e dos tecidos moles, otites médias e infecções do trato respiratório (sinusite, faringite, tonsilite).

Efeitos Colaterais de Azitroxil

Os efeitos colaterais bem como as reações adversas mais comuns com o uso do produto caracterizam-se por: diarréia, amolecimento das fezes, desconforto abdominal, dor, cólica, náuseas, vômitos e flatulência, elevações no GOT e GTP, rash, neutropenia, angiodema e anafilaxia (esta última embora rara), e o aumento de organismo não susceptíveis inclusive fungos.

Precauções

Em pacientes com o clearance da creatinina maior do que 40 ml/min (insuficiência renal leve) não é necessário o ajuste da posologia da azitromocina. No casos de pacientes com insuficiência renal grave é necessário cautela ao se prescrever a azitromicina. O produto deverá vir administrado com cautela em pacientes com disfunção hepática reduzida. Devido à possibilidade de ergotismo, a azitromicina não deve ser administrada concomitantemente com derivados do êrgo.

Apresentação

Caixa com 4 e 6 cápsulas de 250 mg. Blister com 2 e 3 comprimidos revestidos de 500 mg. Pó para suspensão oral de 600 mg + frasco diluente de 15 ml. Pó para suspensão oral de 900 mg + frasco diluente de 22,5 ml.

Composição

Cada cápsula contém: azitromicina diidratada262,05 mg (equivale a 250 mg de azitromicina). Cada comprimido contém: azitromicina diidratada 524,1 mg (equivale a 500 mg de azitromicina).

Contraindicações

Casos de pacientes com hipersensibilidade à antibioticoterapia (principalmente a antibióticos do grupo pertencente aos macrolídeos) bem como durante o período de gravidez e lactação.

Modo de Uso

Uso oral: (dose única diária) antes das refeições cerca de 1 hora antes, ou após as refeições cerca de 2 horas após as mesmas.
Adultos: no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis Chlamidia trachomatis ou Neisseria gonorronhoeae suscetível. Dose única de 1 g, ou seja, de 4 cápsulas.
Outras infecções: 1,5 g, ou seja, 6 cápsulas em dose de 2 cápsulas ao dia 50 mg em 3 dias.

Laboratório

De Mayo Inds. Químs. e Farms. Ltda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *