Princípios ativos: atropa beiladona, cloridrato de papaverina, dipirona sódica

ATROVERAN

COMPOSTO

cloridrato de papaverina+ASSOCIAÇÃO

GOTAS

ANALGÉSICO E ANTIESPASMÓDICO

Forma farmacêutica e apresentação:

Solução oral. Cartucho contendo frasco de vidro com 30 mL.

USO ORAL

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Composição: cada 40 gotas (1,0 mL) contém:

cloridrato de papaverina……0,010 g

dipirona sódica……0,333 g

extrato fluido de Atropa belladona, Linné (contém 0,075 mg/mL de sulfato de hiosciamina) …… 0,006 g

extrato de Hyoscyamus niger, Linné (contém 0,0135 mg/mL de scopolamina hydrobromide) …… 0,006 g

extrato de Peumus boldus (contém 0,0142 mg/mL de boldina)………0,012 g

veículo* q.s.p…… 1,000 mL

*óleo essencial illicium verum, álcool etílico, metilparabeno, propilparabeno, ciclamato de sódio, sacarina sódica, propilenoglicol e água de osmose reversa.

Informações ao paciente: cólica, agora, não é mais problema para as mulheres. ATROVERAN acaba com essa dor incômoda que quase sempre acompanha a menstruação. E, por consequência, acaba também com a indisposição e o mau humor provenientes dessa dor. ATROVERAN contém em sua fórmula papa-verina, eficiente antiespasmódico que age diretamente nas causas da cólica, proporcionando alívio imediato, além de conter também componentes analgésicos e estimulantes de funções digestivas. Tenha sempre ATROVERAN em casa. Assim, você pode sair à hora que quiser. E não à hora que a cólica deixar

Ação esperada do medicamento: ATROVERAN encontra sua aplicação terapêutica nos estados espasmódicos e dolorosos, nas cólicas espásticas. Os sinais de melhora nos sintomas podem ocorrer em um prazo variável de dias, após o início do tratamento. Seu médico é a pessoa adequada para dar-lhe mais informações sobre o tratamento; siga sempre suas orientações. Não devem ser utilizadas doses superiores às recomendadas. A interrupção repentina deste medicamento não causa efeitos desagradáveis, nem riscos, apenas cessará o efeito terapêutico.

Cuidados de armazenamento: conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C) e proteger da luz e umidade.

Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação.

Ao comprar qualquer medicamento, verifique o prazo de validade.

Atenção: não use medicamento com o prazo de validade vencido. Além de não obter o efeito desejado, você poderá prejudicar sua saúde.

Gravidez e lactação: informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.

Cuidados de administração: siga sempre a orientação do seu médico, respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento: a interrupção repentina deste medicamento não causa efeitos desagradáveis, nem riscos, apenas cessará o efeito terapêutico.

REAÇÕES ADVERSAS: EM ALGUNS CASOS, O PRODUTO PODE PRODUZIR, TRANSITÓRIAS NA MAIORIA DAS VEZES, ALGUMAS REAÇÕES DESAGRADÁVEIS, COMO NÁUSEAS, VÔMITOS, PRISÃO DE VENTRE, SECURA DA BOCA, TONTEIRA, TAQUICARDIA, SINTOMAS GASTRINTESTINAIS. SE ESTES SINTOMAS PERSISTIREM, CONSULTE IMEDIATAMENTE O SEU MÉDICO. INFORME AO SEU MÉDICO O APARECIMENTO DE REAÇÕES DESAGRADÁVEIS.

"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS."

Durante o tratamento, recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

CONTRAINDICAÇÕES: O PRODUTO É CONTRAINDICADO PARA PACIENTES QUE APRESENTAREM ANTECEDENTES DE HIPERSENSIBILIDADE A QUALQUER UM DOS COMPONENTES DA FÓRMULA.

PRECAUÇÕES: O PRODUTO NÃO DEVE SER ADMINISTRADO A PACIENTES QUE FAÇAM USO DE MEDICAÇÃO ENTORPECENTE, HIPNÓTICA E BARBITÚRICA.

INFORME AO SEU MÉDICO SOBRE QUALQUER MEDICAMENTO QUE ESTEJA USANDO, ANTES DO INÍCIO, OU DURANTE O TRATAMENTO.

"NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE."

INFORMAÇÕES TÉCNICAS: características químicas e farmacológicas:

? cloridrato de papaverina – é o mais importante derivado do grupo benzílico quinolínico dos alcalóides do ópio. Exerce ação antiespasmódica enérgica sobre a musculatura lisa, aliviando o fenômeno dor nos espasmos do piloro, do esôfago, da bexiga, dos canais hepáticos, da vesícula biliar, dos ureteres e do útero.

? dipirona – A dipirona, quimicamente o fenil-dimetil-pirazolona-metilami-nometanossulfonato sódico, é um agente analgésico e antitérmico de largo uso clínico, tanto isolado como combinado a outros medicamentos.

Atropa belladona – Encerra alcalóides de ação sobre atividade motora excessiva, como peristalse, pilorospasmos e espasticidade reflexa do cólon.

Hyoscyamus niger ou meimendro – é de grande utilidade clínica, porque deprime as extremidades nervosas sensoriais, proporcionando ação analgésica e sedativa.

Peumus boldus – da família das monimiaceae, é um estimulante das funções digestivas, age sobre a célula hepática, aumentando a secreção biliar.

Indicações: indicado como medicação analgésica e antiespasmódica.

CONTRAINDICAÇÕES: ESTÁ CONTRAINDICADO EM PACIENTES PORTADORES

DE GLAUCOMA DE ÂNGULO AGUDO, DE HIPERTROFIA PROSTÁTICA. O USO DE DIPIRONA, EM CASOS DE AMIGDALITE OU QUALQUER OUTRA AFECÇÃO DA

BUCO-FARINGE, DEVE MERECER CUIDADO REDOBRADO: ESTA AFECÇÃO PRÉ–EXISTENTE PODE MASCARAR OS PRIMEIROS SINTOMAS DE AGRANULO-CITOSE (ANGINA AGRANULOCÍTICA), OCORRÊNCIA RARA, MAS POSSÍVEL,

QUANDO SE FAZ USO DE PRODUTO QUE CONTENHA DIPIRONA. SEU USO DEVE SER EVITADO NOS PRIMEIROS TRÊS MESES E NAS ÚLTIMAS SEIS SEMANAS DA GESTAÇÃO E, MESMO FORA DESTES PERÍODOS, DIPIRONA SOMENTE DEVE SER ADMINISTRADA A GESTANTES EM CASOS DE ABSOLUTA NECESSIDADE. PACIENTES COM ASMA OU INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS CRÔNICAS, BEM COMO PACIENTES COM HIPERSENSIBILIDADE A

QUALQUER TIPO DE SUBSTÂNCIAS, PODEM DESENVOLVER CHOQUE. EM

PACIENTES COM DISTÚRBIOS HEMATOPOIÉTICOS, DIPIRONA SOMENTE

DEVE SER ADMINISTRADA SOB CONTROLE MÉDICO.

REAÇÕES ADVERSAS: QUANDO USADO EM DOSES ACIMA DAS RECOMENDADAS, O PRODUTO PODERÁ OCASIONAR NÁUSEAS, TAQUICARDIA, TON-TEIRA E CONGESTÃO FACIAL. A PAPAVERINA BASE FREQUENTEMENTE CAUSA ELEVAÇÃO DA FOSFATASE ALCALINA NO PLASMA, INDICATIVO DA HEPATOTOXICIDADE. EM PACIENTES SENSÍVEIS, INDEPENDENTEMENTE DA DOSE, A DIPIRONA PODE PROVOCAR REAÇÕES DE HIPERSENSIBILI-DADE. AS MAIS GRAVES, EMBORA BASTANTE RARAS, SÃO CHOQUE E DIS-

CRASIAS SANGUÍNEAS (AGRANULOCITOSE, LEUCOPENIA E TROMBOCITO-PENIA), QUE É SEMPRE UM QUADRO MUITO GRAVE. PACIENTES COM

HISTÓRIA DE REAÇÃO DE HIPERSENSIBILIDADE A OUTRAS DROGAS OU SUBSTÂNCIAS PODEM CONSTITUIR UM GRUPO DE MAIOR RISCO E APRESENTAR EFEITOS COLATERAIS MAIS INTENSOS, ATÉ MESMO CHOQUE. NESTE CASO, O TRATAMENTO DEVE SER IMEDIATAMENTE SUSPENSO E TOMADAS AS PROVIDÊNCIAS MÉDICAS ADEQUADAS. EM SITUAÇÕES OCASIONAIS, PRINCIPALMENTE EM PACIENTES COM HISTÓRICO DE DOENÇA RENAL PRÉ-EXISTENTE OU EM CASOS DE SOBREDOSAGEM, HOUVE DISTÚRBIOS RENAIS TRANSITÓRIOS COM OLIGÚRIA OU ANÚRIA, PROTEINÚ-RIA E NEFRITE INTERSTICIAL. PODEM SER OBSERVADOS ATAQUES DE ASMA EM PACIENTES PRÉ-DISPOSTOS A TAL CONDIÇÃO.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS: AINDA NÃO FORAM TOTALMENTE RELACIONADAS AS INTERAÇÕES DO PRODUTO COM OUTRAS DROGAS E/OU MEDICAMENTOS.

Posologia:

? Solução – 40 gotas em um cálice dágua, 10 minutos antes das refeições, por duas a três vezes ao dia. Em casos especiais, serão aumentadas as doses, que podem ser de 40 a 80 gotas de cada vez. As crianças tomarão a metade ou o terço da dose indicada, conforme o caso.

Superdosagem: a lavagem gástrica e outras medidas para limitar a absorção intestinal devem ser procedidas sem demora. Procure imediatamente seu médico.

"SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA."

Venda sem prescrição médica. Número do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho/rótulo.

O frasco de ATROVERAN é dotado de gotejador que facilita seu uso. Para tanto, siga as instruções abaixo:

Retire a tampa, rompendo o lacre.

Vire o frasco na

posição vertical

Mantendo-o na vertical, bata com o indicador no seu fundo, a fim de que se inicie o gotejamento.

[ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR

[ 080077-17017

Reg. MS – 1.7287.0035 – Farmacêutica Responsável: Dra. Regina Célia Barros Dias – CRF-SP n° 46.833 – Hypermarcas S/A Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, 1000 – Barueri – SP – CNPJ 02.932.074/0013-25 – Indústria Brasileira Marca Registrada H2 BACL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.