Princípios ativos: atenolol, clortalidonaAtenoric
Indicações de Atenoric
Controle de hipertensão.
Efeitos Colaterais de Atenoric
O uso de Atenoric pode provocar: extremidades frias, fadiga, distúrbios gastrintestinais, bradicardia, náuseas, tonturas, trombocitopenia e leucopenia. Ocasionalmente podem ocorrer: dores de cabeça, alterações de humor, vertigens e piora da insuficiência cardíaca. Raramente foram relatados distúrbios no sono, alopecia, púrpura, trombocitopenia, reações cutâneas e/ou olhos secos.
Apresentação
Caixa com 28 comprimidos.
Composição
Cada comprimido contém: atenolol 100 mg;clortalidona 25 mg; excipientes: celulose microcristalina, glicolato amido sódico, polivinilpirrolidona e estearato de magnésio.
Contraindicações
Pacientes com choque cardiogênico, bloqueio de 2º e 3º grau e hipersensibilidade conhecida ao atenolol e/ou clortalidona ou a qualquer dos componentes da fórmula.
Modo de Uso
Adultos: 1 comprimido ao dia. Obs. outras doses podem ser ajustadas a critério médico. Superdosagem: no caso de bradicardia excessiva, esta deve ser controlada com 1 a 2 mg de atropina por via intravenosa e se necessário uma dose de bolus de 10 mg de glucagon por via intravenosa.
Esse procedimento pode ser repetido ou seguindo uma infusão intravenosa de 1-10 mg/hora de glucagon, dependendo da resposta obtida. Pode-se ainda administrar um estimulante beta-adrenérgico, como a dobutamina (2,5 mcg a 10mcg/min, JV) ou isoprenalina (10 a 25 mcg, velocidade de infusão não superior a 5 mcg/min). A hipotensão pode ser controlada com dobutamina. A diurese excessiva deve ser controlada através da manutenção de equilíbrio hidroeletrolítico.
Laboratório
Lab. Neo Quím. Com. e Ind. Ltda.