Princípios ativos: atenolol, clortalidonaAtenorese
Classe terapêutica dos Betabloqueadores e Diuréticos
Princípios ativos Atenolol e Clortalidona.
Indicações de Atenorese
ATENORESE combina a atividade anti-hipertensiva de dois agentes, um betabloqueador (atenolol) e um diurético (clortalidona). O atenolol bloqueia predominantemente os receptores beta-1 e não possui atividade estabilizadora de
membrana ou atividade simpatominética intrínseca, mas apresenta efeito inotrópico negativo.
A clortalidona aumenta a excreção de sódio e cloreto. A natriurese é acompanhada por certa perda de potássio. A clortalidona de modo geral não
diminui a pressão arterial normal. A combinação de atenolol com clortalidona demonstrou ser mais eficaz do que cada uma das drogas usadas isoladamente como agentes anti-hipertensivos.
Efeitos Colaterais de Atenorese
Em estudos clínicos, os efeitos colaterais relatados foram normalmente atribuíveis às ações farmacológicas dos seus componentes.
As seguintes reações adversas foram relatadas com ATENORESE ou qualquer um dos seus componentes:
hiperuricemia, hipocalemia, comprometimento da tolerância à glicose, bradicardia, agravamento da insuficiência cardíaca, hipotensão postural, extremidades frias, precipitação de bloqueio cardíaco, claudicação intermitente, confusão, tontura,
cefaléia, alterações de humor, pesadelos, alucinações e psicoses, distúrbios do sono, distúrbios gastrintestinais, boca seca, náuseas, trombocitopenia, leucopenia, alopecia, olhos secos, reações cutâneas semelhantes à psoríase, rashes cutâneos, parestesia, broncoespasmo em pacientes com asma brônquica ou queixas asmáticas, distúrbios visuais, fadiga.
Adescontinuação do medicamento deve ser considerada se o bem-estar do paciente estiver sendo adversamente afetado por qualquer uma das reações descritas acima.
Apresentação
30 comprimidos revestidos 50/12,5 mg
28 comprimidos revestidos 100/50 mg
Contraindicações
ATENORESE não deve ser usado na presença conhecida de hipersensibilidade às substâncias que constituem sua formulação, bradicardia, choque cardiogênico, hipotensão, acidose metabólica, distúrbios severos da circulação arterial periférica, bloqueio cardíaco de segundo ou terceiro grau, síndrome do nódulo sinusal, feocromocitoma não-tratado e insuficiência cardíaca descompensada.
Modo de Uso
Um comprimido ao dia de atenorese 50 mg ou 100 mg de acordo com a resposta clínica. a maioria dos Pacientes com hipertensão arterial apresentará uma resposta satisfatória com a dose diária de um comprimido de Atenorese 100 mg. pacientes idosos geralmente respondem a doses menores.
Insuficiência renal: em pacientes com insuficiência renal grave, pode ser necessária uma redução da dose diária ou da freqüência da administração das doses.
Laboratório
HEXAL DO BRASIL LTDA
Remédios da mesma Classe Terapêutica
Aldactone, Aldazida 50, Amiretic, Arelix, Atacand Hct
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo
Ateneo, Atenoclor, Atenol, Atenolol (genérico), Atenopress