Princípios ativos: candesartana cilexetila, hidroclorotiazidaAtacand Hct
Classe terapêutica dos Antihipertensivos e Diuréticos
Princípios ativos Candesartana Cilexetila e Hidroclorotiazida.
Indicações de Atacand Hct
Hipertensão essencial, quando a monoterapia não é suficientemente eficaz.
Efeitos Colaterais de Atacand Hct
Eventos adversos significantes em componentes individuais
Angiodema, exantema, urticária e prurido foram relatados muito raramente em pacientes tratados com candesartana cilexetila. Casos muito raros de enzimas hepáticas aumentadas, função hepática alterada ou hepatite também foram relatados. Outros eventos adversos relatados com candersartana cilexetila em que uma relação causal não pôde ser estabelecida incluem casos muito raros de leucopenia, neutropenia e agranulocitose.
Apresentação
Comprimidos divisíveis. embalagens com 20 ou 30.
Composição
Cada comprimido contém:
Candesartana cilexetila……………….. 16 mg
Hidroclorotiazida………………..12,5 mg
Excipientes q.s.p. ……………….. comprimido
Excipientes: lactose monoidratada, amido, carmelose cálcica, hidroxipropilcelulose, macrogol, estearato de magnésio, óxido de ferro amarelo e óxido de ferro marrom.
Contraindicações
Hipersensibilidade à candesartana cilexetila, à hidroclorotiazida, a qualquer fármaco derivado das sulfonamidas (a hidroclorotiazidida é derivada das sulfonamidas) ou a qualquer componente da fórmula de ATACAND HCT 16 mg/12,5 mg.
Gravidez e lactação. Os fármacos que agem diretamente no sistema renina-angiotensina, quando usados durante o segundo ou terceiro trimestre de gravidez, podem causar lesão e morte fetal e neonatal.
Interações Medicamentosas
Não foi identificada nenhuma interação medicamentosa de relevância clínica com a candesartana cilexetila. As seguintes substâncias foram investigadas em estudos de farmacocinética clínica: hidroclorotiazida, varfarina, digoxina, contraceptivos orais (etinilestradiol/ levonorgestrol), glibenclamida e nifedipino.
A biodisponibilidade da candesartana não é afetada por alimentos.
O efeito anti-hipertensivo de ATACAND HCT 16 mg/12,5 mg pode ser aumentado por outros anti-hipertensivos.
Modo de Uso
A dose recomendada de ATACAND HCT 16 mg/12,5 mg é de 1 comprimido uma vez ao dia. O efeito anti-hipertensivo máximo é normalmente atingido dentro de 4 semanas após o início do tratamento.
Administração: ATACAND HCT16 mg/12,5 mg deve ser administrado uma vez ao dia, com ou sem alimento.
Uso em idosos: Recomenda-se uma titulação da dose de candesartana cilexetila antes do tratamento com ATACAND HCT 16 mg/12,5 mg em idosos.
Uso em pacientes com insuficiência renal: Nestes pacientes, diuréticos de alça são preferidos aos tiazídicos. Recomenda-se uma titulação da dose de candesartana cilexetila antes do tratamento com ATACAND HCT 16 mg/12,5 mg em pacientes com insuficiência renal que possuem depuração de creatinina 1 30 ml/min/1,73 m 2 de superfície corpórea).
Superdosagem
Sintomas:
Com base nas propriedades farmacológicas, a principal manifestação de uma superdosagem de candesartana cilexetila é, provavelmente, hipotensão sintomática e vertigem. Em relatos individuais de superdosagem (até 672 mg de candesartana cilexetila), a recuperação do paciente foi sem intercorrências.
A principal manifestação de superdosagem de hidroclorotiazida é a perda aguda de líquido e eletrólitos. Também podem ser observados sintomas como vertigem, hipotensão, sede, taquicardia, arritmias ventriculares, sedação/diminuição de consciência e cãibras musculares.
Controle:
Não há informações específicas disponíveis para o tratamento de superdosagem com ATACAND HCT 16 mg/12,5 mg. Entretanto, as medidas a seguir são sugeridas em caso de superdosagem.
Quando indicado, indução de vômito ou lavagem gástrica devem ser consideradas. Se ocorrer hipotensão sintomática, deve-se instituir tratamento sintomático e monitorar os sinais vitais. O paciente deve ser colocado na posição supina, com as pernas elevadas. Se isto não for suficiente, o volume plasmático deve ser aumentado por infusão de solução salina isotônica. Eletrólitos séricos e equilíbrio ácido-base devem ser checados e corrigidos, se necessário. Drogas simpatomiméticas podem ser administradas se as medidas mencionadas acima não forem suficientes.
A candesartana não pode ser removida por hemodiálise. Não se sabe em qual extensão a hidroclorotiazida pode ser removida por hemodiálise.
Laboratório
AstraZeneca
Remédios da mesma Classe Terapêutica
Adalat, Adalat Oros, Aldactone, Aldazida 50, Aldomet
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo
Aldazida 50, Amiretic, Ancloric, Aradois H, Atens-h