Princípio ativo: salbutamolAsmoquinol

Indicações de Asmoquinol

Alívio do broncospasmo, na asma brônquica de qualquer tipo, bronquite crônica e enfisema. Salbutamol xarope é adequado para crianças ou para aqueles adultos que preferem medicamentos sob a forma líquida.

Efeitos Colaterais de Asmoquinol

O único efeito colateral com salbutamol oral é um tremor fino da musculatura esquelética, que ocorre em alguns pacientes e que afeta principalmente as mãos. Este efeito está relacionado com a dose, sendo comum a todos os estimuladores beta-adrenérgicos. Um pequeno número de pacientes queixa-se de tensão.
Isto deve-se também aos efeitos sobre a musculatura esquelética e não a uma estimulação direta do sistema nervoso central. Com doses de salbutamol maiores que as recomendadas ou em pacientes que são sensíveis aos estimulantes beta-adrenérgicos, pode ocorrer uma vasodilatação periférica e, em conseqüência, um aumento compensatório da freqüência cardíaca.

Precauções

Salbutamol deve ser administrado com precaução a pacientes portadores de tireotoxicose. Não é aconselhável a administração de salbutamol no primeiro trimestre de gravidez. O uso em pacientes idosos (acima de 65 anos) requer um rigoroso controle médico com ajuste de posologia. – Interações medicamentosas: efeitos metabólicos de altas doses de salbutamol foram exacerbados pelo uso concomitante com altas doses de corticosteróides; propranolol e outros bloqueadores adrenoceptor, agem como antagonistas aos efeitos de salbutamol.

Apresentação

Frasco com 100 ml.

Composição

Sulfato de salbutamol 4,0 mg; excipientesq.s.p. 5,0 ml. Excipientes: nipagin, nipasol, corante vermelho bordeaux, essência de framboesa, álcool etílico 96 GL, açúcar cristal, glicerina, citrato de sódio, ácido cítrico.

Contraindicações

Apesar do salbutamol ser usado no controle do parto prematuro não complicado, não deve ser usado na ameaça de aborto durante o primeiro ou segundo trimestre da gravidez. As preparações orais de salbutamol e os agentes betabloqueadores, como o propranolol, não devem, usualmente, ser prescritas concomitantemente.

Modo de Uso

Adultos: 1 colher de sobremesa (10 ml) ou 1 comprimido 3 a 4 vezes ao dia. Caso não seja obtida adequada broncodilatação, a dose pode ser aumentada para 8 mg (2 colheres de sobremesa) ou 2 comprimidos. Nos pacientes idosos ou naqueles muito sensíveis às substâncias estimulantes beta-adrenérgicos é aconselhável iniciar o tratamento com 2 mg 3 a 4 vezes ao dia. Crianças: as seguintes doses devem ser administradas 3 a 4 vezes ao dia. Crianças de 2 a 5 anos: 1-2 mg, 2,5 – 5 ml do xarope.
Crianças de 6 a 12 anos: 2 mg, 5 ml do xarope. Acima de 12 anos: 2-4 mg. O salbutamol é muito bem tolerado pelas crianças, de modo que, se necessário, estas doses podem ser aumentadas, a critério médico. – Superdosagem: a superdosagem com salbutamol deve ser tratada pela lavagem gástrica e, se conveniente, administrando-se um betabloqueador adrenérgico cardiosseletivo.

Laboratório

Lab. Ducto Ind. Farm. Ltda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *