Princípio ativo: amoxicilina
Ariproxina
Classe terapêutica dos Antibióticos
Princípio ativo Amoxicilina.
Indicações de Ariproxina
A amoxicilina é indicada no combate às infecções causadas por germes sensíveis à amoxicilina. A amoxicilina é ativa contra Streptococcus sp. e Staphylococcus sp., não produtoras de beta-lactamases, Pneumococcus sp., Enterococcus sp., Listeria, Corynebacteria, Clostridia, Bacillus anthracis, Erysipelothrix, Rhusiopathial e bactérias Gram-negativas: Meningococcus, Gonococcus, Bordetella pertussis, Haemophilus influenzae e parainfluenzae, Escherichia coli, Proteus mirabilis, Salmonellae e Shigellae.
Efeitos Colaterais de Ariproxina
Na maioria dos casos, o produto é bem tolerado. As reações adversas observadas são de natureza transitória e leve, sendo raros os casos em que o paciente descontinuou o tratamento em função de reações adversas causadas pelo medicamento.
As reações adversas relatadas foram:
Reações de hipersensibilidade: urticária, angioedema, rush cutâneo e prurido, acompanhado de artrite, artralgia, mialgia, e freqüentemente febre, eritema multiforme (raramente com síndrome de Stevens-Johnson). Um único caso de dermatite esfoliativa foi relatado. Essas reações devem ser controladas com anti-histamínicos e, se necessário, corticosteróides sistêmicos. Um rush eritematoso foi associado a uma febre glandular em pacientes que receberam amoxicilina.
Contraindicações
A amoxicilina é contra-indicada a pacientes com histórico de hipersensibilidade às penicilinas. É também contra-indicado nas infecções causadas por Staphilococcus penicilino-resistentes e nas produzidas por bacilo piociânico, ricktesias e virus.
Interações Medicamentosas
A probenecida retarda a excreção da amoxicilina. O seu uso concomitante pode resultar em aumento do nível de amoxicilina no sangue.
A administração concomitante de alopurinol e ampicilina aumenta a incidência de rush cutâneo, em relação a pacientes que receberam apenas ampicilina. Não se sabe se esse efeito é devido apenas ao alopurinol ou à hiperuricemia presente nesses pacientes. Não há dados sobre a administração concomitante de halopurinol e amoxicilina.
A ingestão de álcool deve ser evitada durante alguns dias após o tratamento com Ariproxina.
Modo de Uso
Uma cápsula de 8 em 8 horas.
Superdosagem
É pouco provável que apareçam sintomas de superdosagem com este produto. Entretanto, poderão surgir sintomas gastrintestinais e distúrbios do balanço hidroeletrolítico. Nestes casos, o tratamento é sintomático.
A amoxicilina pode ser removida da circulação por hemodiálise.
Laboratório
Ariston Inds. Químs. e Farms. Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica
Adermikon C, Ambezetal, Amicacina, Amicilon, Amikin
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo
Amoxi-ped, Amoxibel, Amoxicilina (genérico), Amoxifar, Amoxil