Princípios ativos: ácido ascórbico, dipirona sódica, maleato de clorfenaminaAPRACUR

maleato de clorfeniramina ácido ascórbico (vit. c) dipirona sódica

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:
Comprimido revestido. Display contendo 25 envelopes com 6 comprimidos revestidos.
USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Composição: cada comprimido revestido contém:
maleato de clorfeniramina (DCB 2442) ……………………………………………….. 1 mg
ácido ascórbico (vitamina C) (DCB 0104) ………………………………………….. 50 mg
dipirona sódica (DCB 3121) …………………………………………………………… 100 mg
*excipiente q.s.p. …………………………………………………… 1 comprimido revestido
*lactose anidra, amido de milho, goma arábica, povidona, talco, álcool etílico absoluto, estearato de magnésio, copolímero metacrilato, dióxido de titânio, corante ci nº 19.140, polietilenoglicol 6000 e álcool isopropílico.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE: ação esperada do medicamento: APRACUR possui propriedades analgésicas, antitérmicas e anti-histamínicas. Os sinais de melhora nos sintomas podem ocorrer em um prazo variável de dias, após o início do tratamento. Seu médico é a pessoa adequada para dar-lhe mais informações sobre o tratamento; siga sempre suas orientações. Não devem ser utilizadas doses superiores às recomendadas. A interrupção repentina deste medicamento não causa efeitos desagradáveis, nem risco, apenas cessará o efeito terapêutico.

Cuidados de armazenamento: evitar calor excessivo (temperatura superior a 40°C) e proteger da luz e da umidade.

Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação.
Ao comprar qualquer medicamento, verifique o prazo de validade.

Atenção: não use medicamento com prazo de validade vencido. Além de não obter o efeito desejado, você poderá prejudicar sua saúde.

Gravidez e lactação: informe a seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.

Cuidados de administração: siga sempre a orientação do seu médico, respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento.

REAÇÕES ADVERSAS: SE OCORREREM MAL-ESTAR GASTRINTESTINAL, LESÕES RENAIS, SONOLÊNCIA E VERTIGEM, O TRATAMENTO DEVERÁ SER INTERROMPIDO E O MÉDICO, CONSULTADO IMEDIATAMENTE. INFORME A SEU MÉDICO O APARECIMENTO DE REAÇÕES DESAGRADÁVEIS.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”

Durante o tratamento, recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

CONTRA-INDICAÇÕES: O PRODUTO É CONTRA-INDICADO PARA PACIENTES QUE APRESENTAREM ANTECEDENTES DE HIPERSENSIBILIDADE A QUALQUER UM DOS COMPONENTES DA FÓRMULA.

PRECAUÇÕES: A ADMINISTRAÇÃO DO PRODUTO DEVE SER CUIDADOSA EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS, SOB RIGOROSA SUPERVISÃO MÉDICA. INFORME A SEU MÉDICO SOBRE QUALQUER MEDICAMENTO QUE ESTEJA USANDO, ANTES DO INÍCIO, OU DURANTE O TRATAMENTO.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS: características químicas e farmacológicas: APRACUR possui propriedades analgésicas, antitérmicas e anti-histamínicas. A dipirona é um analgésico antitérmico, cujo mecanismo de ação parece ser ao mesmo tempo central e periférico. O ácido ascórbico toma parte nos processos de oxidação e redução das células. Estimula a respiração celular e a maturação dos eritrócitos. Um teor alto de ácido ascórbico incentiva as reações de defesa. As necessidades de ácido ascórbico são aumentadas nas doenças infecciosas. O maleato de clorfeniramina é um anti-histamínico, impede o efeito da histamina e o de substâncias histaminóides que são liberadas nos casos de infecções gripais, pela desintegração de substâncias protéicas em conseqüência do metabolismo perturbado pela irrigação sangüínea insuficiente, por influência de temperaturas baixas, bem como metabólitos bacterianos que agem como alergenos. O maleato de clorfeniramina possui um acentuado efeito antialérgico, impermeabiliza as paredes celulares e capilares e diminui edemas de mucosas.

Indicações: medicação indicada no tratamento sintomático da gripe, resfriado, dores de cabeça, febre, neuralgias, mialgias e dores reumáticas e distúrbios do estado geral decorrentes de alterações climáticas e de abuso de álcool ou nicotina. Condições que se beneficiem com uso de analgésicos, antipiréticos, como afecções catarrais das vias aéreas superiores.

CONTRA-INDICAÇÕES: GRAVES PERTURBAÇÕES DA FUNÇÃO RENAL, DEFICIÊNCIA GENÉTICA DA GLICOSE-6-FOSFODEIDROGENASE, PORFIRIA HEPÁTICA AGUDA, GRANULOCITOPENIA, HIPERTENSÃO, TIREOTOXICOSE, ALTERAÇÕES ORGÂNICAS GRAVES DO CORAÇÃO E DOS VASOS SANGÜÍNEOS, ARRITMIAS CARDÍACAS E HIPERSENSIBILIDADE A QUALQUER UM DOS COMPONENTES DA FÓRMULA. COM INGESTÃO SIMULTÂNEA DE APRACUR E ISONIAZIDA, ANTICOAGULANTES CUMARÍNICOS, ANTIDIABÉTICOS DO TIPO SULFONILURÉIA, NARCÓTICO OU ÁLCOOL, HÁ POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA.
PRECAUÇÕES/ADVERTÊNCIAS: APRACUR DEVERÁ SER USADO SOMENTE SOB SUPERVISÃO MÉDICA, NÃO É RECOMENDADA A PRESCRIÇÃO DE APRACUR A PACIENTES COM MENOS DE 10 ANOS. DURANTE A GRAVIDEZ, BEM COMO NO PERÍODO DE AMAMENTAÇÃO, O MEDICAMENTO DEVE SER USADO SOMENTE SOB ESTRITA INDICAÇÃO. DEVERÃO SER TOMADOS CUIDADOS ESPECIAIS NOS PACIENTES IDOSOS, GERALMENTE MAIS SENSÍVEIS AOS MEDICAMENTOS.

“ESTE MEDICAMENTO INDUZ SONOLÊNCIA, NÃO DEVENDO SER UTILIZADO POR CONDUTORES DE VEÍCULOS, OPERADORES DE MÁQUINAS OU AQUELES DE CUJA ATENÇÃO DEPENDA A SEGURANÇA DE OUTRAS PESSOAS.”

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS: AINDA NÃO FORAM TOTALMENTE RELACIONADAS AS INTERAÇÕES DO PRODUTO COM OUTRAS DROGAS E/OU MEDICAMENTOS.

REAÇÕES ADVERSAS E EFEITOS COLATERAIS: SOB DOSAGEM ELEVADA, TRATAMENTO PROLONGADO OU EM CASO DE HIPERSENSIBILIDADE CONTRA UM DOS COMPONENTES DA FÓRMULA, PODEM SURGIR MAL-ESTAR GASTRINTESTINAL, LESÕES RENAIS, AGRANULOCITOSE, ANEMIA HEMOLÍTICA, CARCINOGENECIDADE, PRINCIPALMENTE EM FUMANTES, PRECIPITAÇÃO EM ATAQUES DE PORFIRIA, SONOLÊNCIA E VERTIGEM.

“ESTE PRODUTO CONTÉM O CORANTE AMARELO DE TARTRAZINA (FD&C Nº 5) QUE PODE CAUSAR REAÇÕES DE NATUREZA ALÉRGICA, ENTRE AS QUAIS ASMA BRÔNQUICA, ESPECIALMENTE EM PESSOAS ALÉRGICAS AO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO.”

Posologia e modo de usar: Adultos e crianças maiores de 14 anos: 1 a 2 comprimidos revestidos, 3 vezes ao dia. Crianças de 10 a 14 anos: 1 comprimido revestido, 2 a 3 vezes ao dia. Essa posologia pode ser modificada a critério médico. Convém tomar o último comprimido do dia, no mínimo, 2 horas antes de dormir.

SUPERDOSAGEM: NA EVENTUAL SUPERDOSAGEM ACIDENTAL, IMEDIATAMENTE SUSPENDER A MEDICAÇÃO E PROCURAR ASSISTÊNCIA MÉDICA.

Pacientes idosos: não foram relatadas restrições quanto ao uso do produto em pacientes maiores de 65 anos de idade.

Atenção diabéticos: contém açúcar.

“SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Venda sem prescrição médica.

NÚMERO DO LOTE, DATA DE FABRICAÇÃO E PRAZO DE VALIDADE: Vide display/envelope.

Reg. MS – 1.7287.0002 – Farmacêutico Resp.: Dr. Carlos Takashi Maki – CRF-SP nº 5606 Hypermarcas S/A Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, 1000 – Barueri – SP CNPJ 02.932.074/0013-25 – Indústria Brasileira – Marca Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *