Princípio ativo: polivitamínico
Apetiviton BC
ácido ascórbico – DCB: 00104 cloridrato de ciproeptadina – DCB: 02135 cloridrato de piridoxlna – DCB: 07167
cloridrato de tiamina – DCB: 08511 nicotinamida – DCB: 06346 riboflavlna – DCB: 07701
FORMAFARMACÉUTICAEAPRESENTACÀO
APETIVITON BC xarope – Embalagem contendo um frasco de 240 mL+copo-medida.
USO ORAL
ADULTO E PEDlATRICO (Crianças acima de 02 anosda idade]
COMPOSIÇÃO
%IDR
Cada 5 mL de APETIVITON BC xarope contém:
-Crianças
-1
Adultos
cloridrato de ciproeptadina..______…______…___________…___________……4,00 mg
2-3 anos
4-6 anos
7-14 anos
vitamina B} (nicotinamida)__________…___________…___________…______….6,67 mg
166,75
125,06
166,75
166,75
vitamina C (ácido ascórbico)______…___________…______…______…21,67 mg
108,35
108,35
185,74
192,62
vitamina B. (cloridrato de tiamina)_____________…______…______…____________0,60 mg
180,00
150,00
200,00
200,00
vitamina B, (riboflavina)…………..0,75 mg
225,00
187,50
250,00
230,77
vitamina Bg (cloridrato de plrldoxlna)_________…___________…___________…_______0,67 mg
201,00
201,00
201,00
206,15
Excipientesq s.p_________…___________…______…______…___________…..5mL
[sacarose, sacarina sõdica, metilparabeno, propilparabeno, aroma de caramelo, aroma de cereja, propilenoglicol, citrato de sódio, ciclamatode sódio e água purificada).
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
Ação do medicamento: A ação esperada de APETIVITON BC é a de estimularo apetite e prevenira deficiência de vitaminas do complexo B e C.
Indicações do medicamento: comoestimulantedoapeiiteepara prevenção de deficiências devitaminasdocomplexoBeC. Riscos do medicamento: APETIVITON BC é contraindicado em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula e farmacos com estrutura química análoga; em prematuros e recém-nascidos; durante a lactação; nas crises agudas de asma; em pacientes com retenção urinária; glaucoma; obstrução do colo da bexiga; obstrução piloroduodenal; idosos debilitados e pacientes em tratamento com inibidores da MAO.
Esta medicamento nào deve ser utilizado por crianças menores de 2 anos de idade.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe também se estiver amamentando.
Precauções: medicamentos contendo cloridrato de ciproeptadina somente devem ser utilizados durante o período de gravidez se, a Juízo médico, os benefícios esperados com o tratamento suplantarem os riscos potenciais para o feto. O tratamento é contraindicado durante a amamentação. Usar com cautela em pacientes com antecedentes de asma brônquica, hipertireoidismo, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e aumento de pressão intra-ocular. Deve ser usado com cautela em pacientes com Diabetes.
Informe ao seu médico o aparecimento de qualquer reação desagradável na vigência do tratamento. O uso de bebidas alcoólicas não é recomendado durante o tratamento com produtos contendo cloridrato de ciproeptadina. Informe ao seu médico os medicamentos que esteja usando e os que usou recentemente.
Durante o tratamento com APETIVITON BC o uso de qualquer outro medicamento somente deverá ser feito com o conhecimento do seu médico.
Atenção: Este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.
Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar
prejudicadas.
Modo de uso: Aspecto do medicamento: solução límpida de coloração amarela e sabor e odor característicos. Posologia:
Apetiviton BC pode ser administrado em uma só tomada à noite ao deitar, ou em doses fracionadas de meia a uma hora antes das refeições.
De2a6anos:2,5mL,2a3vezesaodia. Limite máximo: 12 mg/dia de cloridrato de ciproeptadina.
De7a14anos:5mL,2a3vazesaodia.Limitemáximo: 16 mg/dia da cloridrato de ciproeptadina.
Adultos: 5 mL, 3 a4 vezes ao dia. Limite máximo: 32 mg/dla de cloridrato da ciproeptadina.
Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
Não useo produto se o prazo de validade estlvervencldo. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Reações adversas: a sonolênda é a reação adversa mais freqüente, sobretudo nos primeiros dias do tratamento, portanto, atividades que
requerem atenção como dirigir veículos ou operar máquinas não devem ser feitas até que se conheça sua reação individual em relação ao
medicamento. Agitação, insônia, parestesias, manifestações alérgicas da pele, boca seca, diarréia, vômito, constipação e dificuldade de urinar
são algumas das reações adversas possíveis de ocorrerem devido ao uso de medicamentos contendo cloridrato de ciproeptadina.
Conduta em caso de superdose: procure imediatamente o seu médico ou um hospital mais próximo, levando a embalagem do produto e, de
□referência, sabendoa quantidade exata de medicamento que foi ingerida.
Cuidados de conservação: APETIVITON BC deve ser protegido do calor excessivo eda luz. APETTvTTON BC possui prazo de validade de 24 meses à partir da data de fabricação, desde que observados os cuidados de conservação. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
APETIVITON BC apresenta em sua fórmula o cloridrato de ciproeptadina, anti-histamlnico e anti-serotonlnico com propriedade estimulante do apetite, associado a vitaminas do complexo B e C, em quantidades equilibradas.
A ciproeptadina tem demonstrado que promove um aumento do apetites do ganho ponderai associado com a disposição de tecido adiposo em distribuição normal. A ciproeptadina parece agir através do estimulo indireto dos centros hipotalâmicos da fome como antagonista da serotonina e da histamina. Ela não causa hipoglicemia, retenção hídrica e não altera as funções tireoidianas e supra renais. O principal metabóllto encontrado na urina de pacientes que fizeram uso de ciproeptadina foi Identificado como um quaternário de amõnlo glucurõnlco conjugado de ciproeptadina. Aellmlnação da ciproeptadina é diminuída nos pacientes com dlsfunção renal.
A vitamina B3 (nicotinamida) é uma vitamina hldrossolúvel do grupo B, que é convertida em nicotinamida adenlna dlnudeotldlca e nicotinamida adenlna dlnucleotídlo fosfato (NADP). Estas coenzlmas são envolvidas em reações de transferência de elétrons da respiração celular. A vitamina B3 é bem absorvida pelo trato gastrintestinal e excretada pela urina na maior parte de forma inalterada.
A vitamina C (ácido ascórbico) desempenha importante papel no metabolismo celular, participando dos processo de óxido-redução. Através de sua atuação no transporte de elétrons, intervém em diversas reações metabólicas, tais como hidroxilação da prolina durante a formação do tecido conjuntivo, oxidação das cadeias laterais de lisina em proteínas, síntese da noradrenalina e dos hormônios corticosteróides pelas supra-renais, dentre outros processos. A vitamina C também disponibiliza ferro para a síntese da hemoglobina.
A vitamina B1 (mononitrato de tiamina) combina-se com o trifosfato de adenosina (ATP) e forma uma coenzima, o pirofosfato de tiamina, necessária ao metabolismo dos hidratos de carbono. Esse sistema enzimático provoca a descarboxilaçâo dosalfa-cetoácidos que intervém no
metabolismo doshidratos de carbonoeentram no ciclo tricarbcxffico com o ácido p^
da tiamina ó absorvida noduodeno. Émetabolizada no fígado e excretada pela via renal, quase completamente sob a forma de metabólitos. A vitamina B2 (riboflavina) executa suas funções no organismo sob a forma de enzima fosfato de riboflavina, conhecida como mononucleotídeo de flavlna (FMN) ou dlnucleotídeo de flavlna e adenlna (FAD), que são necessárias para a respiração tlssular normal. A riboflavina também é requerida para a ativação da plrldoxlna e pode estar envolvida na manutenção da Integridade dos erttródtos.
A vitamina B6 (cloridrato de plrldoxlna) é convertida, nos erttródtos, a fosfato de plridoxal e em menor, proporção, a fosfato de plrldoxlna, que atuam como coenzlmas em transformações metabólicas que afetam a utilização das proteínas, llpldeos e carboldratos. No metabolismo das proteínas, participa da conversão do triptofano a ácido nicotínico ou serotonina, enquanto que no metabolismo de carboidratos, são responsáveis pela degradação do glicogênio a glicose-1-fosfato. Nas transformações metabólicas de aminoácidos, participam da dexcarboxilação, desaminação, transaminação e transulfuração. Participam também da síntese do ácido aminobutlrico (GABA) no sistema nervoso central e da síntese do heme, bem como da conversão do oxalato a glicina. A conversão de metionina em cistelna também depende da vitamina B6. Agindo no fígado, a piridoxina opõe-se à formação de substâncias tóxicas provenientes especialmente do metabolismo das proteínas. É rapidamente absorvida no trato gastrintestinal, principalmente no jejuno. Apiridoxina não se liga a proteínas plasmáticas, contudo, o fosfato de piridoxal liga-se totalmente. É armazenada principalmente no fígado e em quantidades menores, nos músculos e no cérebro. Sofre biotransformação hepática, sendo degradada a ácido-4- piridóxido. Sua meia-vida é de aproximadamente 15 a 20 dias, sendo eliminada na urina quase que totalmente sob forma de metabólitos. É removível porhemodiálise.
INDICAÇÕES
Como orexígeno (estimulante do apetite), para pacientes com pouco apetite ou com maus hábitos alimentares. Prevenção de deficiências de vitaminas do complexo B e C.
CONTRAINDICAÇÕES
APETTvTTON BC é contraindicado nos seguintes casos:
Pacientes com antecedentes de hipersensibilidade ao cloridrato de ciproeptadina e fármacoscom estrutura química análoga; Prematuros, recém-nascidos e durante a lactação; Nas crises agudas de asma;
Pacientes com retenção urinária, glaucoma e obstrução do colo da bexiga e obstrução piloroduodenal; Pacientes idosos debilitados e pacientes em tratamento com inibidores da MAO.
PRECAUÇÕES
Deve ser usado com cautela em pacientes com antecedentes de asma brônqulca, hipertireoidismo, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e com aumento da pressão Intra-ocular.
O uso de bebidas alcoólicas durante o tratamento com APETIVITON BC é desaconselhado.
APETTVTTON BC somente deverá ser utilizado em mulheres grávidas se os benefícios esperados suplantarem os riscos potenciais para o feto.
Devido à sonolência nos primeiros dias de tratamento, os pacientes em uso de APETIVITON BC devem evitar dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua atenção e habilidade podem estar comprometidas.
Atenção: Este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes. REAÇÕESADVERSAS
Asonolêneia é a reação adversa mais freqüente, sobretudo nos primeiros dias de tratamento.
Outras reações adversas relatadas com o uso de APETIVITON BC são: secura da boca e das mueosas, tontura, desmaios, cefaléla, náusea, sedação, distúrbios de coordenação, agitação, excltação, Irrltabllldade, Insônia, aluclnações, manifestações alérgicas como rash, edema, urtlcárla e fotoasenslblllzação, dlplopla, vertigem, hlpotensão, parestasla, vômito, diarréia, constipação, dlsúrla, retenção urinária, es passamento das secreções bronqulals, dificuldade respiratória, fadiga e trombocltopenla.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Inibidores da MAO podem Intensificar ou prolongar os efeitos antlcollnérglcos do clorldrato de ciproeptadina;
Amatandlna, fenotlazlnas, haloperldol, procalnamlda e agentes antJmuscarinlcos podem potencializar os efeitos do clorldrato de
ciproeptadina;
Álcool e medicamentos depressores do SNC podem produzir efeitos aditivos, quando utilizados concomltantemente com o clorldrato de ciproeptadina;
A Vitamina B6 diminui a ação da levodopa porestJmulaçãodadopa-descarboxIlase periférica.
INTERFERÊNCIA EM EXAMES LABORATORIAIS
Não foram relatadas com o uso adequado do produto.
POSOLOGIA
Apetiviton BC pode ser administrado em uma só tomada a noite ao deitar, ou em doses fracionadas de meia a uma hora antes das refeições. De 2a 6anos: 2,5 mL, 2 a3 vezes ao dia. Limite máximo: 12 mg/dia de cloridrato de ciproeptadina. De 7a 14 anos: 5 mL, 2a 3 vezes ao dia. Limite máximo: 16 mg/dla de cloridrato de ciproeptadina. Adultos: 5 mL, 3a4 vezes ao dia. Limite máximo: 32 mg/dla de cloridrato de ciproeptadina. Menores de 2 anos: não há esquema poscióglco estabelecido.
SUPERDOSAGEM
Em crianças, os sintomas dominantes de superdosagem são excitação com agitação, alucinações, ataxia, incoordenação, a te tose,
convulsões, coma e parada respiratória. Em adultos a depressão e o coma precedem uma fase de excitação e convulsão.
Tratamento: é sintomático, eventualmente respiração assistida ou artificial e anticonvulsivantes. Indução ao vômito e/ou lavagem gástrica e
administração de carvão ativo devem ser feitas em pacientes conscientes. Tratar a hipotensão arterial com vasopressores. Não utilizar
estimulantes.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA. NÚMERO DO LOTE, DATA DE FABRICAÇÃO E PRAZO DE VALIDADE: VIDE CARTUCHO.
CIFARMA – Científica Farmacêutica Ltda.
Rod. BR 153 – Km 5,5 – Jardim Guanabara – CEP: 74675-090 Goiânia – GO – CNPJ: 17.562.075/0001-69 – Indústria Brasileira Farm. Resp.: Dr. Michele Caldeira Landim * CRF/GO: 5122