Princípio ativo: valeriana officinalis

Ansival

Valeriana officinalis L.

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Comprimidos revestidos de 100mg: caixa contendo 08 ou 30 comprimidos revestidos.

USO ADULTO

COMPOSIÇÃO

Comprimidos revestidos de 100 mg:

Cada comprimido revestido contém:

Extrato seco de Valerianaofficinalis L. 0,8%……………………100mg

(Equivalente à 0,8mg de ácidos valerênicos)

Excipientes: celulose+lactose, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, talco, álcool isopropílico, dióxido de titânio, copolímero básico metacrílico E 100, polietilenoglicol 6000, corante lacca alumínio azul n°. 2 e água de osmose.

Nomenclatura botânica e parte da planta utilizada: Valeriana officinalis L, raiz e rizoma.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

ANSIVAL (Extrato seco de Valeriana officinalis L.) é um produto fitoterápico cujos princípios ativos são extraídos da Valeriana officinalis L. Sua principal ação se faz através do seu efeito sedativo sobre o sistema nervoso central.

Cuidados de armazenamento

O medicamento deve ser conservado ao abrigo da luz, calor e umidade, e em temperatura entre 15° e 30° C.

Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação. Verifique a data de fabricação no cartucho. Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.

Gravidez e lactação

Embora ANSIVAL (Extrato seco de Valeriana officinalis L.) seja um produto fitoterápico, não deve ser utilizado durante a gravidez e amamentação, a não ser sob orientação médica. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se estiver amamentando.

Cuidados de administração

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

NÃO INTERROMPER O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO.

Reações adversas

ANSIVAL (Extrato seco de Valeriana officinalis L.) é bem tolerado podendo raramente ocorrer reações como sensação de queimação no peito, reações alérgicas, diarreias e enjoos. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias

Não há restrições quanto ao uso de ANSIVAL (Extrato seco de Valeriana officinalis L.) com alimentos ou outra medicação, mesmo assim informe a seu médico se estiver usando outro medicamento.

Contraindicações e precauções

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Apesar de não existirem trabalhos sobre o uso concomitante com álcool e devido ao fato de ANSIVAL (Extrato seco de Valeriana officinalis L.) atuar no Sistema Nervoso Central o consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado. Durante o uso de ANSIVAL (Extrato seco de Valeriana officinalis L.) o paciente deve ter maiores cuidados ao dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

INFORMAÇÕESTÉCNICAS

Farmacologia

Os extratos deValeriana apresentam dois grupos de princípios ativos:

– Sesquiterpenos (ácidos valerênicos e seus derivados) como: valerenal, ácido acetoxivalerênico e ácido hidroxivalerênico.

– Valepotriatos (diidrovaltrato, valtrato e acevaltrato).

A ação de cada um dos grupos de princípios ativos da Valeriana officinalis L. é descrita abaixo:

Valepotriatos: Este grupo de substâncias age sobre o corpo amigdaloide e sobre o hipocampo, tendo uma ação semelhante à dos benzodiazepínicos e timolépticos. Os Valepotriatos apresentam, também, uma ação antiespasmódica por atuarem no influxo de cálcio na musculatura lisa.

Sesquiterpenos: O principal representante deste grupo é o Ácido Valerênico que apresenta efeito sobre o sistema nervoso central, muito parecido com os barbitúricos, isto é, são capazes de induzir ao sono. Não apresentam efeitos relaxantes sobre a musculatura lisa, e também, são desprovidos de ações neurolépticas. O Ácido Valerênico inibe a enzima que metaboliza o Ácido Gama-Amido Butírico (GABA), aumentando os níveis deste mediador no sistema nervoso central, ocasionando uma diminuição da atividade do Sistema Nervoso Central e no efeito estabilizante do Sistema Nervoso Autônomo.

Indicações

ANSIVAL (Extrato seco de Valeriana officinalis L.) é indicado como sedativo, ansiolítico em casos de insônia leve.

Contraindicações

Como todo medicamento ANSIVAL (Extrato seco de Valeriana officinalis L.) é contraindicado para pacientes que tenham sensibilidade a algum dos componentes da fórmula e no primeiro trimestre da gravidez.

Precauções e advertências

Durante a gravidez e lactação, ANSIVAL (Extrato seco de Valeriana officinalis L.) deve ser utilizado somente sob estrita orientação médica. Não se recomenda o uso durante o primeiro trimestre da gravidez.

Interações medicamentosas

Não foram observadas interações medicamentosas entre ANSIVAL (Extrato seco de Valeriana officinalis L.) e outros medicamentos até o momento.

Reações adversas / colaterais e alterações de exames laboratoriais

ANSIVAL (Extrato seco de Valeriana officinalis L.) utilizado nas doses recomendadas é bem tolerado. Pacientes mais sensíveis podem apresentar reações semelhantes à da cafeína, como taquicardia e insônia, que desaparecem com a interrupção do tratamento. Raramente ocorrem reações como queimação retroesternal, dispepsia, diarreia ou reações alérgicas.

Posologia

1 comprimido ao dia ou à critério médico.

Superdosagem

Até o momento não foram descritos casos de superdosagem.

Pacientes idosos

ANSIVAL (Extrato seco de Valeriana officinalis L.) apresenta um intervalo bastante seguro entre a dose terapêutica e a dose tóxica, por isso, é bem tolerado nos pacientes idosos.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

N° DO LOTE, DATA DE FABRICAÇÃO E PRAZO DEVALIDADE: VIDE CARTUCHO

M.S. n° 1.1861.0004 ? Farm. Resp.: Dra. Amanda Públio da Silva – CRF-SP n°37.152

Fabricado por:

Ativus Farmacêutica Ltda.

Rua Fonte Mécia 2050 – Cx. Postal 489 – CEP 13273-900 – Valinhos – SP – CNPJ: 64.088.172/0001-41 – Indústria Brasileira Distribuído por:

Myralis Pharma Ltda.

Rua Rogélia Gallardo Alonso 650 – Cx. Postal 011 – CEP 13860-000 – Aguaí – SP – CNPJ: 04.532.527/0001-18 – Indústria Brasileira

SAC 0800 7712010

cod. 12634 – rev 12.9(A)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *