Princípios ativos: ácido bórico, cloridrato de fenilefrina, cloridrato de tetracaína
Anestésico
Indicações de Anestésico
Anestesia do globo ocular em cirurgias, retirada de corpos estranhos corneanos e conjuntivais e procedimentos diagnósticos.
Efeitos Colaterais de Anestésico
Ocasionalmente podem ocorrer reações alérgicas locais. O uso prolongado pode danificar a córnea e retardar a cicatrização ocular.
Precauções
O uso prolongado pode resultar em opacificação corneana, seguida de perda da visão ou perfuração corneana. O paciente deve ser avisado a não tocar os olhos enquanto estiver sob efeito da anestesia. Proteger os olhos de substâncias químicas irritantes e corpos estranhos. Usar com cautela nos pacientes com problemas cardíacos, hepáticos ou respiratórios, epilepsia, miastenia grave e pacientes com baixa concentração de colinesterase plasmática. A fenilefrina pode causar midríase em pacientes sensíveis. Recomenda-se cautela em pacientes com câmara anterior rasa, devido à possibilidade de ocorrer precipitação de um ataque de glaucoma de ângulo fechado.
Apresentação
Frasco plástico conta-gotas, hermeticamente fechado e estéril, com 10 ml.
Composição
Cloridrato de tetracaína 100 mg, cloridrato defenilefrina 1 mg, ácido bórico 15 mg, veículo q.s.p. 1 ml. Veículo basicamente constituído de edetato dissódico, cloreto de benzalcônio e água destilada.
Contraindicações
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula. O produto não deve ser prescrito para uso pelo paciente sem supervisão médica. A tetracaína inibe o efeito bacteriostático das sulfamidas, não sendo recomendável o emprego simultâneo. Não utilizar na ceratomia radial, pois o efeito midriático da fenilefrina provoca distorção nos parâmetros de corte.
Modo de Uso
Instilar 1 gota no saco conjuntival inferior, a critério médico. – Superdosagem: em caso de superdosagem deve-se instituir sem demora o tratamento sintómatico adequado.
Laboratório
Allergan Prods. Farms. Ltda.