Princípio ativo: fluorocitosinaAncotil
Classe terapêutica dos Antimicoticos Sistemicos
Princípio ativo 5-fluorocitosina.

Indicações de Ancotil

Candidíase sistêmica, criptococose e cromoblastomicose.

Efeitos Colaterais de Ancotil

Na posologia recomendada, ANCOTIL® é usualmente bem tolerado. Podem ocorrer náuseas, vômitos e rash cutâneo. Têm sido descritas alterações hematológicas, principalmente leucopenia e trombocitopenia, e aumento sérico de enzimas hepáticas.

Interações Medicamentosas

Quando simultaneamente são administrados citostáticos, pode ser necessário controle diário do hemograma, pois existe risco de leucopenia (particularmente neutropenia, que freqüentemente se acompanha de trombocitopenia). Uma vez que a excreção do ANCOTIL® é quase exclusivamente por via renal, todos os medicamentos que inibem a filtração glomerular causam, automaticamente, prolongamento da meia-vida da fluocitosina. Em tais casos, é necessário controle regular do clearance da creatinina e, se necessário, adaptação da posologia. O efeito antimicótico do ANCOTIL® é inibido pelo citostático citosinoarabinosídeo (citarabina).

Modo de Uso

A posologia padrão é 37,5-50 mg/kg . Em pacientes com função renal normal, esta posologia deve ser administrada de 6/6 horas (dose diária: 160-200 mg/kg). Para o tratamento de candidíase urinária, usualmente são suficientes 100 mg/kg/dia. Em infecções agudas, tais como septicemia por Candida, o tratamento deve, como norma, durar de 2 a 4 semanas. Casos subagudos ou crônicos necessitam, usualmente, de tratamento mais prolongado. Nesses casos, recomenda-se associar ANCOTIL® à anfotericina B.

Posologia especial: Em pacientes com insuficiência renal as doses devem ser administradas a intervalos maiores, conforme o seguinte esquema posológico:
Clearance de creatina Intervalo (em horas) entre as
(ml/minuto) tomadas de 50 mg/kg
(dose máxima)
40 6
40-20 12
20-10 24
10 primeira dose seguida da determinação sérica de fluocitosina. Doses posteriores serão administradas de modo a manter uma concentração sérica
entre 25 e 50 mg/ml. Método de Schonebeck et al.

Restrições ao Uso

Antes e após o tratamento com ANCOTIL® deve-se monitorar a função renal do paciente, de preferência determinando-se o clearance da creatinina endógena. Se necessário, deve-se adaptar a posologia (ver Posologia especial). O hemograma e a função hepática devem ser controlados diariamente no inicio do tratamento e, em seguida, duas vezes por semana. A segurança do ANCOTIL® durante a gravidez ainda não foi estabelecida adequadamente. Por isso, deve-se avaliar os riscos eventuais, face ao efeito terapêutico desejado, antes de se prescrever ANCOTIL® durante a gravidez. ANCOTIL® não deve ser administrado a pacientes com hipersensibilidade à fluocitosina.

Superdosagem

Em casos de superdosagem devida à perturbação da função renal, observa-se aumento da incidência e severidade das reações adversas nos pacientes com tendência a distúrbios renais (ver Reações adversas). Estas reações adversas são, em geral rapidamente reversíveis com o ajustamento da posologia ou com a retirada do medicamento.

Laboratório

Prods. Roche Químs. Farms. S.A.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Amphocil, Candoral, Clomazen, Facyl 500, Flunazol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *