Princípios ativos: nitrato de miconazol, tinidazol
AMPLIUM-G
tinidazol, nitrato de miconazol
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO AMPLIUM G (tinidazol e nitrato de miconazol) creme vaginal – bisnaga com 80g. Acompanha aplicadores descartáveis.
USO ADULTO
COMPOSIÇÃO
Cada grama contém 30 mg de tinidazol e 20 mg de nitrato de miconazol.
Excipientes: palmitato de isopropila, estearina tripla, dimetilpolisiloxana, metilparabeno, propilparabeno, polawax, essência.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
Este medicamento é útil para o tratamento local de infecções ginecológicas causadas por Trichomonas vaginalis e Cândida sp. Deve ser guardado ao abrigo da luz e calor. O prazo de validade está indicado na embalagem externa do produto. Não use medicamento com prazo de validade vencido.
Seu uso não é recomendado durante o primeiro trimestre da gravidez. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término, assim como se está amamentando.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. O produto é muito bem tolerado, não trazendo qualquer inconveniente para a paciente. Entretanto, como ocorre com outros medicamentos da mesma classe, algumas reações leves e transitórias podem aparecer muito raramente: perturbações digestivas vagas, "rash" cutâneo, prurido. Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Este medicamento não deve ser usado por indivíduos que apresentem hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS Ação
Este medicamento associa duas substâncias ativas: o tinidazol e o miconazol. A primeira é altamente eficaz no tratamento de infecções ginecológicas causadas por Trichomonas vaginalis. O miconazol é um agente fungicida de amplo espectro de ação, com particular efeito sobre infecções causadas por Candida sp. Como as vulvovaginites mistas ocorrem freqüentemente, a associação medicamentosa na forma tópica promove mais facilmente a cura clínica, com erradicação dos microorganismos.
INDICAÇÕES
Tratamento da tricomoníase vaginal, vulvovaginites micóticas isoladas ou associadas à tricomoníase. No homem: nas bala-nopostites causadas por Candida sp.
CONTRA-INDICAÇÕES
PACIENTES COM CONHECIDA HIPER-
SENSIBILIDADE AOS COMPONENTES DA FÓRMULA OU COM HISTÓRIA DE DISCRASIA SANGÜÍNEA.
PRECAUÇÕES
NÃO DEVE SER USADO, POR MEDIDA DE
PRECAUÇÃO, DURANTE O PRIMEIRO TRIMESTRE DA GESTAÇÃO, A NÃO SER QUE O MÉDICO CONSIDERE O TRATAMENTO FUNDAMENTAL.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
NÃO HÁ RELATOS DE OCORRÊNCIA DE INTERAÇÕES CLINICAMENTE RELEVANTES.
REAÇÕES ADVERSAS
RARAMENTE OCORREM
COM O USO DA FORMA CREME VAGINAL. EXCEPCIONALMENTE, DEVIDO À ABSORÇÃO DO PRODUTO, PODERÃO OCORRER "RASH"
CUTÂNEO, PRURIDO, URTI-
CÁRIA, EDEMA ANGIONEU-RÓTICO, LEUCOPENIA TRANSITÓRIA, DISTÚRBIOS GASTROINTESTINAIS COMO NÁUSEA, VÔMITO, ANOREXIA, DIARRÉIA, SENSAÇÃO DE SABOR METÁLICO.
POSOLOGIA
Colocar o conteúdo do aplicador (5 gramas) profundamente na vagina, uma vez ao dia (antes de deitar), durante 14 dias consecutivos, ou duas vezes ao dia (manhã e noite) durante 7 dias.
No homem, aplicar o creme sobre a glande e o sulco balanoprepucial, duas vezes ao dia, até que desapareçam os sintomas ou até que termine o tratamento da companheira.
MODO DE USAR
1. Abrir a bisnaga,
romper o lacre e
adaptar o aplicador fechado
2. Comprimir suavemente a bisnaga pela extremidade:
o creme entrará
no aplicador,deslocando
seu êmbolo até o fim.
3. Introduzir o aplicador profundamente na vagina. Empurrar
o êmbolo para a saída do creme.
Embora o creme não seja untuoso e não manche, recomenda-se que, após sua aplicação e para melhor conforto da mulher, seja colocado um pequeno absorvente higiênico, afim de impedir que um eventual refluxo do creme possa umedecer a roupa.
O aplicador mede automaticamente a dose adequada, devendo ser descartado após o uso.
SUPERDOSAGEM
Ainda não foram descritos sintomas de superdosagem com o uso desta apresentação em creme.
PACIENTES IDOSOS
Este medicamento pode ser utilizado em pacientes acima de 65 anos de idade, desde que observadas as contra-indicações, precauções, interações medicamentosas e reações adversas.
A substância nitroimidazol produziu o aparecimento de câncer em experimentação com animais, portanto, deve ser considerado como potencialmente perigoso a seres humanos.
Venda sob prescrição médica. N° do lote, data de fabricação e prazo de validade: ver cartucho. MS-1.0394.0123 – Farm. Resp.: J. G. Rocha CRF-SP n°4067 – CNPJ 61.150.819/0001-20 Indústria Brasileira
FARMASA
LABORATÓRIO AMERICANO DE FARMACOTERAPIA S.A.
RUA NOVA YORK, 245 – 04560-908 -SÃO PAULO – SP – SAC 0800 11 4033 – mmm.farmasa.eom.br