Princípio ativo: glimepiridaAmaryl
Classe terapêutica dos Antidiabeticos
Princípio ativo Glimepirida.
Indicações de Amaryl
Tratamento oral do diabetes mellitus não-insulino-dependente (tipo II ou diabetes do adulto), quando os níveis de glicose não podem ser adequadamente controlados por meio de dieta alimentar, exercícios físicos e redução de peso.
Efeitos Colaterais de Amaryl
Hipoglicemia: Observada quando da diminuição dos níveis sangüíneos de glicose pela ação de AMARYL, podendo ser prolongada. Possíveis sintomas de hipoglicemia incluem dor de cabeça, excesso de apetite, náuseas, vômitos, fadiga, insônia, alteração de sono, inquietação, agressividade, falta de concentração, depressão, confusão mental, alterações de fala e de visão; afasia, tremor, paresias, distúrbios sensoriais, tontura, sensação de abandono, perda do próprio controle, delírio, convulsão, sonolência e alterações da percepção, podendo evoluir para coma, dificuldade da respiração e bradicardia. Sinais de contra-regulação adrenérgica apresentam-se sob a forma de sudorese, pele úmida e fria, ansiedade, taquicardia, hipertensão, palpitação, angina do peito e arritmias cardíacas.
Administração
Os comprimidos de AMARYL devem ser engolidos sem mastigar e com quantidade suficiente de líquido (aproximadamente meio copo).
Apresentação
Comprimidos sulcados 1 mg: Embalagem com 30 comprimidos. Comprimidos sulcados 2 mg: Embalagem com 30 comprimidos. Comprimidos sulcados 3mg: Embalagem com 30 comprimidos. Comprimidos sulcados 4 mg: Embalagem com 30 comprimidos. Comprimidos sulcados 6 mg: Embalagem com 30 comprimidos.
Contraindicações
AMARYL não deve ser administrado a pacientes portadores de diabetes mellitus-insulino-dependentes (tipo l ou diabetes juvenil), a pacientes em pré-coma ou coma diabético, ou pacientes em cetoacidose diabética. E contraindicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade à glimepirida ou a outras sulfoniluréias, a derivados sulfonamídicos ou a qualquer componente da formulação.
Interações Medicamentosas
O uso concomitante de AMARYL com outros fármacos ou a interrupção do uso de outros fármacos durante o tratamento com AMARYL podem levar a modificações no controle do nível de açúcar no sangue. Por esta razão, outros medicamentos somente devem ser administrados com conhecimento ou prescrição do médico.
Modo de Uso
A dose deve ser suficiente para atingir o controle metabólico exigido. As doses iniciais e de manutenção são baseadas nos resultados de monitorização regular da glicemia e glicosúria. Dúvidas e enganos (como esquecimento de uma dose ) nunca devem ser resolvidos (por exemplo, tomando-se uma dose maior mais tarde) por conta própria. Devem ser esclarecidos e discutidos com o médico e por ele definidos.
A dose inicial usual é de 1 mg de AMARYL diariamente. Se necessário, esta dose diária poderá ser aumentada.
Superdosagem
Em caso de evidente superdosagem, o médico responsável deve ser informado imediatamente. Ingerir açúcar de imediato, se possível na forma de glicose. Cuidados devem ser tomados até que o médico comprove que o paciente está fora de perigo. A hospitalização pode vir a ser necessária em algumas ocasiões. Superdosagem significativas e reações severas como perda da consciência ou outros distúrbios neurológicos graves requerem tratamento imediato, hospitalização e cuidados intensivos.
Laboratório
Hoechst Marion Roussel
Remédios da mesma Classe Terapêutica
Glibeneck, Glucobay, Metformed, Starlix
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo
Bioglic, Glimeprid