Princípio ativo: alendronato sódicoAlendil
Princípio ativo alendronato sódico.
Indicações de Alendil
Tratamento da osteoporose em mulheres após a menopausa.
Efeitos Colaterais de Alendil
Distensão abdominal, constipação, diarréia, disfagia, flatulência, ulceração esofagiana, dor musculoesquelética e cefaléia.
Precauções
A segurança do uso em mulheres grávidas e lactantes não foi estabelecida, bem como em pacientes pediátricos. O uso de alendronato sódico deve ser cauteloso em pacientes com distúrbios do trato gastrintestinal superior, como disfagia, doença esofagiana sintomática, gastrite, duodenite e úlcera péptica. Devem ser consideradas outras causas para a osteoporose além da deficiência estrogênica e do envelhecimento.
Os comprimidos de alendronato sódico devem ser tomados em jejum, pela manhã, acompanhados de um copo de água (exclusivamente água natural, não mineral) no mínimo 30 minutos antes do primeiro alimento ou bebida do dia, e os pacientes devem evitar deitar-se por, pelo menos, 30 minutos após tomarem o comprimido para reduzir o tempo de contato do alendronato sódico com o trato gastrintestinal superior.
Apresentação
Embalagens contendo 15 e 30 comprimidos de 10 mg.
Composição
Cada comprimido contém 10 mg de alendronato sódico e excipiente q.s.p. 1 comprimido.
Contraindicações
Antecedentes de hipersensibilidade à droga. Hipocalcemia, distúrbios no metabolismo do cálcio, deficiência de vitamina D e em portadores de insuficiência renal (clearance da creatinina < 35 ml/min).
Modo de Uso
A posologia recomendada é de 1 comprimido de 10 mg por dia, pela manhã, em jejum. Não é necessário ajuste posológico para pacientes idosos ou com insuficiência renal leve a moderada (clearance da creatinina de 35 a 60 ml/min).
Laboratório
Farmoquímica S.A.
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo
Alendrin, Bonalen, Endronax, Endrox, Fosamax