Princípios ativos: óleo de amendoim, vitamina a (retinol), vitamina d3 (colecalciferol)Aderogil D3 Gotas

COMPOSIÇÃO – ADEROGIL D3 Gotas

                           Cada 10 ml contém:

Acetato de retinol (Vitamina A)………………..55.000 UI
Colecalciferol (Vitamina D3)………………..22.000 UI
Óleo de Amendoim q.s.p………………..10,00 ml
(Labrafil M 1944C e essência de laranja doce)
                                                                                                                – APRESENTAÇÃO
Frasco conta – gotas contendo 10 ml
                                                                                                             

INFORMAÇÕES AO PACIENTE – ADEROGIL D3 Gotas

                                                             
Ação esperada do medicamento: ADEROGIL D3 é um medicamento à base de Vitamina A e D utilizado no tratamento e prevenção dos estados de carência destas vitaminas.

Cuidados de armazenamento: ADEROGIL D3 deve ser armazenado ao abrigo da luz.

Prazo de validade: vide cartucho. Ao adquirir o medicamento confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto. Nunca use o medicamento com prazo de validade vencido, pois poder ser prejudicial à saúde.

Cuidados de administração: siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento..

Interrupção do tratamento: não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas: informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis tais como: náuseas, vômitos, fadiga, sensação de fraqueza, diarréia, dor muscular, coceira, descamação cutânea, perda de peso, agitação, tonturas, visão dupla, irritação, bem como quaisquer outros sinais ou sintomas.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias: informe seu médico caso você utilize antiácidos que contenham magnésio, pois o uso concomitante com Vitamina D podem resultar em hipermagnesemia. Não se recomenda o uso simultâneo de Vitamina D e calcifediol, devido ao efeito aditivo e aumento do potencial tóxico.

Não se recomenda o uso simultâneo de retinol e isotretinoína, podendo resultar em efeitos tóxicos aditivos.

O uso concomitante de Vitamina A e etretinato deve ser evitado, devido ao risco de surgimento de hipervitaminose A.

Preparações que contenham cálcio em doses elevadas ou diuréticos tiazídicos quando usados concomitantemente com Vitamina D, aumentam o risco de hipercalcemia e as que contêm fósforo, também em doses elevadas, aumentam o potencial de risco de hiperfosfatemia.

Contra- indicações e precauções: ADEROGIL D3 não deve ser utilizado em pacientes que apresentam hipersensibilidade aos componetes da fórmula. É contra-indicado também em pacientes que apresentam hipervitaminose A e D, elevadas taxas de cálcio ou fostato na corrente sanguínea e também em casos de má-formação nos ossos.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

Pacientes que apresentam problemas renais ou cardíacos e portadores de arteriosclerose devem procurar orientação médica para avaliar o risco/benefício da administração das Vitaminas A e D.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
                                                                                                           

INFORMAÇÕES TÉCNICAS – ADEROGIL D3 Gotas

ADEROGIL D3 possui em sua formulação duas vitaminas (Vitamina A e Vitamina D) em solução lipossolúvel, permitindo a sua utilização nos casos de carência e hipovitaminoses.

A Vitamina A desempenha um papel essencial na função retiniana, pois na forma de retinol se combina com a opsina (pigmento vermelho da retina) formando a rodopsina, necessária para a adaptação visual na escuridão, atua no crescimento ósseo, na função testicular e ovariana, e no desenvolvimento embrionário. Atua também como cofator em reações bioquímicas. A Vitamina A é  absorvida no trato gastrintestinal. A excreção ocorre essencialmente através das fezes e urina. Sua biotransformação é hepática.

A Vitamina D3 atua regulando positivamente a homeostasia do cálcio. É essencial para promover a absorção e utilização de cálcio e fosfato e para calcificação normal dos ossos.

A Vitamina D3, o paratohormônio e a calcitonina são os principais reguladores da concentração de cálcio no plasma. O mecanismo
pelo qual a Vitamina D3 atua para manter as concentrações de cálcio e fosfato normais é facilitando sua absorção no intestino delgado, potencializando sua mobilização nos ossos e diminuindo sua excreção renal. Estes processos servem para manter as concentrações de cálcio e potássio no plasma em níveis ideais, essenciais para a atividade neuromuscular normal, mineralização dos ossos e outras funções dependentes do cálcio. A Vitamina D3 é rapidamente absorvida pelo intestino delgado, ligando- se a alfa-globulinas específicas para o seu transporte. Sua eliminação é essencialmente biliar e renal.

INDICAÇÕES – ADEROGIL D3 Gotas


. Prevenção e tratamento dos estados de carência de Vitaminas A e D.
                                                                                                               

CONTRA-INDICAÇÕES – ADEROGIL D3 Gotas

                                              . Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
. Hipervitaminoses A e D, hipercalcemia ou osteodistrofia renal com hiperfostatemia.
                                                                                                         

PRECAUÇÕES – ADEROGIL D3 Gotas


Em pacientes com insuficiência renal crônica, as concentrações séricas de Vitamina A ficam aumentadas. Pacientes com arteriosclerose, insuficiência cardíaca, hiperfosfatemia e insuficiência renal devem procurar orientação médica para avaliar risco/benefício da administração das Vitaminas A e D.

Em caso de hipervitaminose D, recomenda- se administrar dieta com baixa quantidade de cálcio, grandes quantidades de líquido e se necessário glicocorticóides.
                                                                                                             

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS – ADEROGIL D3 Gotas

Antiácidos que contenham magnésio quando usados concomitantemente com Vitamina D podem resultar em hipermagnesemia, especialmente na presença de insuficiência renal crônica.

O uso concomitante de Vitamina A e etretinato deve ser evitado, devido ao risco de surgimento de hipervitaminose A.

Não se recomenda o uso simultâneo de retinol e isotretinoína, podendo resultar em efeitos tóxicos aditivos.

O uso concomitante de Vitamina D com análogos, especialmente calcifediol, não é recomendado devido ao efeito aditivo e aumento do potencial tóxico. Preparações que contenham cálcio em doses elevadas ou diuréticos tiazídicos quando usados concomitantemente com Vitamina D, aumentam o risco de hipercalcemia e as que contêm fósforo, também em doses elevadas, aumentam o risco potencial de hiperfosfatemia.
                                                                                                               

REAÇÕES ADVERSAS – ADEROGIL D3 Gotas


Na ocorrência de hipervitaminose A, têm sido relatados casos de sangramento gengival, agitação, diarréia, tonturas, visão dupla, vômitos, irritação severa, descamação cutânea e, em casos severos, podem ocorrer hipertensão intracraniana, convulsões e fechamento epofisário precoce.

Na hipervitaminose D têm sido relatados casos de secura da boca, dor de cabeça, polidipsia, poliúria, perda de apetite, náuseas, vômitos, fadiga, sensação de fraqueza, aumento da pressão arterial, dor muscular, prurido e perda de peso.

POSOLOGIA E MODO DE USAR – ADEROGIL D3 Gotas

Profilaxia do raquitismo:

Prematuros e recém natos de peso baixo:

5 gotas (400 U.I. de vitamina D3 + 1000 U.I. de vitamina A) por via oral por dia, a partir do 5° – 10° dia de vida.

Lactentes normais:

5 gotas (400 U.I. de vitamina D3 + 1000 U.I. de vitamina A) por via oral por dia, a partir do 30° dia de vida.

Tratamento do raquitismo instalado:

24 – 60 gotas (2000 – 5000 U.I.de vitamina D3) por via oral por dia até a cura clínico-radiológica; após o que retorna-se a dose  profilática de 5 gotas diárias (400 U.I. de vitamina D3).

SUPERDOSAGEM – ADEROGIL D3 Gotas


Os sintomas observados no item Reações Adversas são decorrentes de uma superdosagem de vitaminas; no entanto, estes sintomas são reversíveis com a suspensão do tratamento.

Na ocorrência de superdosagem a administração do produto deve ser imediatamente interrompida, instituindo- se tratamento sintomático e de suporte.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR: NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

LABORATÓRIO

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *