Princípios ativos: vitamina a (palmitato de retinol), vitamina d3 (colecalciferol), vitamina e (acetato de tocoferol)Adeforte
Classe terapêutica dos Vitaminas
Princípios ativos Acetato de Tocoferol, Calciferol, Palmitato de Retinol, Vitamina a, Vitamina D3 (colecalciferol) e Vi.

Indicações de Adeforte

Prevenção e tratamento dos estados de carência das vitaminas A e D em crianças e adultos. Período de lactação; crescimento retardado; raquitismo; espasmofilia; osteomalácia; queratinização cutânea e mucosa; hemeralopia; queratomalácia; xeroftalmia.

Efeitos Colaterais de Adeforte

As reações adversas, caso ocorram, podem ser manifestações de uma hipersensibilidade ou de uma superdosagem vitamínica (ver superdosagem) e, em tais casos, o tratamento deve ser imediatamente interrompido.
Na vigência da hipervitaminose A podem ocorrer: descamação cutânea, alteração intelectual, descalcificação, fraturas patológicas fechamento epifiseal precoce, alopecia, elevação da pressão intracraniana, que no recém-nascido manifesta-se pelo abaulamento típico da fontanela anterior e, no adulto, sob a forma de pseudotumor cerebral.
A hipervitaminose D pode provocar adinamia, fadiga, polidipsia, poliúria, nictúria (pseudodiabetes), deposição de cálcio nos tecidos, nefrolitíase e elevação do nível do colesterol plasmático.

Apresentação

ADEFORTE Gotas: Solução oral: Frasco com 15 ml.

ADEFORTE Oral: Solução oleosa oral: Ampola com 3 ml.

Composição

ADEFORTE Gotas: Cada ml (20 gotas) contém: Palmitato de retinol (vitamina A), 50.000 UI; Colecalciferol (vitamina D3) 5.000 UI; Acetato de tocoferol (vitamina E), 30 mg. ADEFORTE Oral: Cada ampola de 3 ml contém: Palmitato de retinol (vitamina A) 100.000 UI; Colecalciferol (vitamina D3) 50.000 UI; Acetato de tocoferol (vitamina E), 30 mg.

Contraindicações

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula; síndrome de má absorção; hipervitaminoses A e D; hipercalcemia; hipercalciúria; litíse cálcica.

Interações Medicamentosas

Pacientes que recebem medicamentos anticonvulsivantes (fenitoína, fenobarbital) por período prolongado apresentam elevada incidência de raquitismo e osteomalácia. Grandes quantidades de hidróxido de alumínio podem precipitar os ácidos biliares no intestino delgado superior, diminuindo assim a absorção das vitaminas lipossolúveis, especialmente do retinol.
Antiácidos que contenham magnésio podem dar lugar à hipermagnesemia, especialmente em pacientes com insuficiência renal crônica. O uso simultâneo de colestiramina, colestipol, óleo mineral ou sucralfato pode interferir na absorção do retinol. O uso concomitante de vitamina A e etretinato deve ser evitado devido ao risco de surgimento de hipervitaminose A.
O uso simultâneo de retinol e isotretinoína pode dar lugar a efeitos tóxicos aditivos. A vitamina D pode antagonizar o efeito da calcitonina no tratamento da hipercalcemia.
Preparações que contenham cálcio em doses elevadas ou diuréticos tiazídicos em uso simultâneo com vitamina D aumentam o risco de hipercalcemia, e as que contêm fósforo, também em doses elevadas, aumentam o potencial de risco de hiperfosfatemia, o uso concomitante de vitamina E e suplementos de ferro altera a resposta hematológica em pacientas com anemias ferroprivas.

Modo de Uso

ADEFORTE Gotas: Lactentes: 1 a 2 gotas ao dia. Crianças maiores: 2 a 3 gotas ao dia. Administrar na mamadeira ou colher, diluindo em água. Adultos: 10 gotas, 3 vezes ao dia.
ADEFORTE Oral: Destacar a haste de ampola, cuidadosamente, verter o conteúdo numa colher e administrar ao paciente em jejum ou, no mínimo, l hora antes de qualquer refeição. Uma ampola a cada 7 dias ou 1 ampola por mês.

Superdosagem

Os primeiros sinais da intoxicação provocada pelo excesso de vitamina a incluem: prurido, descamação da pele, alteração do crescimento do cabelo, fissura nos lábios, dor osteoarticular, cefaléia, diplopia, anorexia, fadiga, irritabilidade, crises convulsivas, vômitos incoercíveis e hemorragias.

Laboratório

Lab. Gross S.A.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Accuvit, Alginac, Amplavit, Anemofer, Arovit

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Arovit, Babix Creme, Calci-ped, Calcitran B12, Deficical B12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *