Princípio ativo: nifedipinoAdalat
Classe terapêutica dos Antihipertensivos, Bloqueadores de Cálcio e Vasodilatadores
Princípio ativo Nifedipina.

Indicações de Adalat

Hipertensão arterial: Como coadjuvante no tratamento da crise hipertensiva (urgências e emergências). Hipertensão arterial essencial, estágios 1 a 4 do J.N.C.V. (leve, moderada e grave). Hipertensão arterial secundária, como coadjuvante do tratamento etiológico (feocromocitoma, aldosteronismo primário, estenose da artéria renal). Doença arterial coronariana: Angina do peito crônica estável (angina de esforço); angina do peito vasoespástica (angina de Prinzmetal e(ou) angina variante).

Efeitos Colaterais de Adalat

Reações adversas ocorrem predominantemente no início do tratamento e em geral são leves e transitórias. Cefaléia, rubor facial e sensação de calor podem ocorrer ocasionalmente. Em casos isolados: náuseas e diarréia; tontura; cansaço; reações dérmicas (prurido, urticária, rash cutâneo e, mais raramente, dermatite esfoliativa); parestesia, hipotensão grave, taquicardia e palpitações têm sido observadas, principalmente depois de altas doses. Edema de membros inferiores desenvolve-se ocasionalmente como resultado da dilatação seletiva dos vasos arteriais. Hiperplasia gengival e ginecomastia, principalmente em idosos, podem ocorrer em casos extremamente raros durante terapêutica prolongada, porém regridem completamente após interrupção do tratamento. Dores torácicas, por vezes tipo anginosa, podem desenvolver-se em casos extremamente raros, aproximadamente 30 minutos após a administração de ADALAT. Nestes casos, o médico deve ser consultado.
Também é raro observar-se alterações da função hepática (colestase intra-hepática e elevação das transaminases), que regridem com a interrupção do tratamento. Em casos isolados tem-se observado hiperglicemia inicial. Nos pacientes em diálise, com hipertensão maligna e hipovolemia, pode ocorrer queda significativa da pressão arterial, como resultado da vasodilatação. Mialgia, tremor das extremidades, alteração da percepção visual (ligeira e transitória) podem ocorrer em casos isolados, particularmente após altas doses.
Pacientes sob terapia com esta droga devem submeter-se a avaliações médicas regulares. Reações à droga, que variam em intensidade de indivíduo para indivíduo, podem reduzir a capacidade de dirigir ou de controlar máquinas. Isto pode ocorrer mormente no início do tratamento, na mudança de medicação ou sob ingestão alcoólica simultânea.

Precauções

Pacientes com níveis de pressão arterial muito baixos (pressão sistólica inferior a 90 mmHg), ou com estenose aórtica grave, necessitam de cuidados adicionais. Como com outras substâncias vasoativas, podem ocorrer muito raramente ataques anginosos no início do tratamento com nifedipina. Têm-se documentado casos isolados de infarto do miocárdio, ainda que não seja possível diferenciá-lo da história natural da doença aterosclerótica coronariana.

Apresentação

Frasco com 60 cápsulas de 10 mg.

Composição

Cada cápsula contém 10 mg de nifedipina.

Contraindicações

Infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, angina instável, angina pós-infarto, hipersensibilidade à nifedipina, gravidez, lactação e hipotensão.

Interações Medicamentosas

O efeito anti-hipertensivo de ADALAT pode ser potencializado por outras drogas anti-hipertensivas. Monitorização cuidadosa do paciente está indicada quando da administração simultânea de nifedipina e betabloqueadores, pois importante hipotensão pode ocorrer; também é conhecido o fato de que pode desenvolver insuficiência cardíaca em casos isolados.
O uso associado de nifedipina e digoxina pode levar ao aumento do nível plasmático de digoxina. Se necessário, a dose do glicosídeo deve ser reduzida. Observou-se, no uso concomitante de nifedipina e quinidina, uma queda no nível de quinidina, assim como, após a interrupção da nifedipina, um aumento do nível plasmático de quinidina.
Portanto, no caso de adição ou interrupção da nifedipina no tratamento com quinidina, a concentração desta deve ser monitorizada e o ajuste da dose pode ser necessário. A cimetidina e, em menor extensão, a ranitidina aumentam o nível plasmático da nifedipina, o que potencializa o seu efeito anti-hipertensivo.
A ingestão concomitante de suco de laranja inibe o metabolismo oxidativo da nifedipina, aumentando as concentrações plasmáticas, que podem causar maior efeito hipotensor.

Modo de Uso

Arteriopatia coronariana: Angina do peito crônica estável (angina de esforço): 1 cápsula de ADALAT 3 x ao dia (3 x 10 mg/dia). Angina vasoespástica (de Prinzmetal ou variante): 1 cápsula de ADALAT 3 x ao dia (3 x 10 mg/dia). Se após aproximadamente 14 dias o resultado terapêutico for inadequado, a dose pode ser aumentada individualmente. Hipertensão: 1 cápsula de ADALAT 3 x ao dia (3 x 10 mg/dia). Crise hipertensiva: 1 cápsula de ADALAT 10 mg como dose única. Se o efeito for insuficiente, dependendo do comportamento da pressão arterial, pode-se administrar 1 cápsula adicional após 30 minutos. Se os intervalos forem curtos e(ou) as doses maiores, podem provocar hipotensão grave.

Superdosagem

Os seguintes sintomas são observados nos casos de intoxicação grave por nifedipina: alterações da consciência até coma, hipotensão, taquicardia, bradicardia ou arritmias, hiperglicemia, acidose metabólica, hipoxia e choque cardiogênico com edema pulmonar. No tratamento, a eliminação da droga e o restabelecimento das condições cardiovasculares são prioritários.
No caso de ingestão oral, a lavagem gástrica está indicada com ou sem irrigação do intestino delgado. Este procedimento é particularmente importante na formulação de liberação lenta. A hipotensão resultante do choque cardiogênico e da vasodilatação arterial pode ser tratada com cálcio, 10 a 20 ml de solução de gluconato de cálcio a 10%, EV, administrados lentamente e repetidos se preciso.
Drogas como isoprenalina, dopamina ou noradrenalina podem ser administradas quando necessário.

Laboratório

Biosintética Farmacêutica LTDA.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Adalat Oros, Aldazida 50, Aldomet, Amiretic, Amlovasc

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Adalat Oros, Cardalin, Cronodipin, Dilaflux

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *